segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mulher de 92 anos já leu a Bíblia mais de 200 vezes


A dona Adelina Souza dos Santos, moradora de Niterói [RJ], é um exemplo vivo de fé e amor pela Palavra de Deus. Aos 92 anos, ela conta que já leu a Bíblia inteira 207 vezes. E não ficou por aí. Mesmo com a saúde frágil – já sofreu quatro AVCs – ela já iniciou uma nova maratona de leitura das Sagradas Escrituras. Mais do que um recorde, a marca é digna de nota por simbolizar superação, devoção e reverência ao Livro Sagrado, além de servir de inspiração aos cristãos mais jovens.

Por problemas de locomoção típicas da idade, dona Adelina não consegue mais frequentar uma igreja, mas não foi por isso que deixou de se dedicar com afinco à sua fé. Seguindo um ritual diário, Adelina faz orações, copia e memoriza versículos e lê a Bíblia de sete a oito horas por dia. Nos últimos anos, ela tem se superado e lido toda a Bíblia num tempo ainda menor, entre seis e oito meses. Pela sua dedicação, ela já foi reconhecida por diversas vezes pela Sociedade Bíblica do Brasil [SBB], que já a agraciou com vários certificados do programa de leitura bíblica em um ano.

A sede pela Palavra de Deus começou há cerca de 50 anos, quando Adelina herdou uma Bíblia do sogro. “Foi o testemunho de fé do meu sogro que me motivou a ler a Bíblia inteira”, relembra. “Cada vez que leio, sinto me aproximar mais de Deus. Tenho o conhecimento do poder divino e de sua misericórdia com as pessoas”, testemunha.

Mesmo diante da vasta quantidade de leituras que já fez, ela não tem o texto bíblico de cor e salteado na cabeça, como muitos pensam. No entanto, possui na ponta da língua pelo menos alguns versículos de cada um dos 66 livros da Bíblia. “É impossível gravar a Bíblia inteira. A Palavra do Senhor cada hora tem algo novo para ensinar”, relata.

Para quem não leu as Escritura Sagradas por inteiro, Adelina incentiva. “As pessoas precisam conhecer o amor de Deus para com a humanidade. Esse é o caminho da verdade e da vida.” A fiel leitora já traçou nova meta: a leitura de toda a Bíblia até a ducentésima décima [210ª] vez. Assim, ela acredita que terá cumprido sua missão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário