sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PREFEITURA COMEÇA MAIS UMA ETAPA DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

A Prefeitura de Cerro Corá, através da Secretaria de Obras, iniciou na última semana a recuperação de diversas estradas vicinais do Município, além das estradas campos de futebol na zona rural também são melhorados. São duas máquinas, um trator de esteira e uma Patrol que estão envolvidas no trabalho nas comunidades rurais do município. Tanto a área da Serra de Santana como a região do Sertão estão passando pelo trabalho, o serviço esta sendo realizado principalmente por causa do período de chuva, o maquinário está nas estradas vicinais recuperando os trechos mais críticos, para que os agricultores não fiquem sem acesso. O Prefeito Novinho frisa que as estradas virão a ajudar centenas de agricultores, alunos que circula diariamente pelas estradas das comunidades, “No período de inverno as estradas ficam ruins, é necessário a recuperação delas para o acesso constante as comunidades. Com a recuperação das estradas isso vem a beneficiar centenas de agricultores e moradores das comunidades”, disse Novinho. Começou no primeiro ano de Governo, de lá pra cá todas as estradas das comunidades rurais do município foram recuperadas pela Prefeitura, é uma preocupação constante do Governo Municipal em deixar as estradas em bom estado para o tráfego dos moradores e agricultores do município, “Já que a cidade tem o maior número de famílias concentrada na zona rural, é importante que o acesso para elas, esteja em bom estado para facilitar a locomoção dessas famílias” concluiu, o Prefeito Novinho.

DO BLOG: PARABÉNS PREFEITO, VAMOS TRABALHAR, E DEIXA O POVO JULGAR!

PREFEITO NOVINHO NESTA TERÇA FEIRA VISITA VARIOS MINISTÉRIOS

Nesta terça feira (13-09) o Prefeito Novinho esteve no FNDE, para assinar um contrato do pac de nº202063/2011, para á construção de 1 ( uma ), quadra de esporte coberta na escola Sebastiana Alves Nôga, no valor de R$ 414.508,65 os recursos financeiros sera do Fundo Nacional de desenvolvimento da educação, no contrato o município responsabilizou-se com recursos próprio, a aquisição do terreno, preparar a terra planagem e conteções, infra-estrutura de rede e água potável, esgotamento sanitário, enérgia elétrica, e principalmente o acompanhamento da construção, como també ficou acertado com o Dep. Felipe Maia, 400,000,00 (quatrocentos mil reais ), para gramar o Estádio de Futebol Othon Ozório, e aquisição de uma patrulha mecanizada.

A tarde visitou a confederação Nacional dos Municípios para solicitar a implantação do programa SIAMWEB em Cerro Corá, visando modernizar a gestão pública Municipal, e facilitar menos transtornos na execursão dos serviços burocráticos da Prefeitura, no momento oportuno participou de uma reunião no Ministério da Previdência Social com a participação do Ministro Garibalde Alves Filho, e a Governadora do estado do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarline, e desenas de Prefeitos e Prefeitas de outros estados, a reunião foi extremamente importante onde os Prefeitos tiveram a oportunidade de mostrar a sua indignação e revolta pela forma que a Receita Federal vem agindo nos Municípios com relação parcelamentos de INSS, colocando juros altissímos sem niguém ter nenhum conhecimento ou motivo da divida.

DO BLOG: É ASSIM PREFEITO QUE SUA ADMINISTRAÇÃO ESTÁ CADA DIA CRESCENDO, POIS O SENHOR É UM PREFEITO QUE CORRE A TRÁS, E NÃO FICA ESCONDIDO POR TRÁS DE UM BIRÔ. PARABÉNS PELO CUIDADO, ZELO E RESPONSABILIDADE QUE O SENHOR TEM COM A POPULAÇÃO CERROCORAENSE!

VEREADORA GRAÇA EM NOME DO POVO DO ASSENTAMENTO SANTA CLARA, FAZ DUAS REINVIDICAÇÃO IMPORTANTES ATRAVÉS DE REQUERIMENTOS NA SESSÃO DE HOJE. CONFIRA!


Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº149 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ /2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Senhor Presidente, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação para que seja adaptados de acordo com a política de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e crianças o posto de saúde, a escola e a quadra de esporte do Assentamento santa Clara.

Justificativa:

Tendo conhecimento de considerável número de pessoas portadoras de diversos tipos de necessidades especiais em nosso município, ciente de suas limitações entende-se que há uma necessidade urgente de adaptar as estruturas dos prédios públicos acima citados em função também de atender a uma obrigação do poder público e até da iniciativa privada, mas também atender a um direito sagrado como cidadãos contribuintes que enriquece nosso país e entrelaça a sociedade brasileira com a riqueza política desenvolvimentista nas áreas de educação, esporte, cultural, no mundo do trabalho, no exemplo de superação de limites dentre outros desafios que essas pessoas enfrentam. O nosso país não preparou no decorrer dos anos os espaços públicos para essa grande parcela da população, mas atualmente tornou-se obrigado a garantia do acesso sem obstáculo para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº150 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­/2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer à Mesa Diretora, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação para que seja implantado um sistema de abastecimento de água através da adutora Serra de Santana para os lotes do Assentado de Santa Clara.

Justificativa:

Como é do conhecimento de todos que a quase unanimidade dos assentados passam o dia exercendo atividades nos lotes e muitos deles morando nos lotes e até filhos dessas famílias já casados moram nos lotes. Por isso após fazer algumas visitas ao Assentamento Santa Clara nas casas dos moradores daquela localidade me solicitaram que fosse feito requerimento ao Sr. Prefeito no sentido de estudar e ao mesmo tempo viabilizar a implantação do sistema de abastecimento de água para atender a demanda que necessitam dessa ação de grande valia para todos os agricultores e agricultoras da agricultura familiar ali residentes. Eles me relataram a grande dificuldade enfrentada por eles com a falta de água nos lotes. Esta reivindicação me comoveu Sr. Presidente, Senhores Vereadores, porque sei das dificuldades que enfrentam, que sofrem as pessoas que residem nas comunidades rurais. Sei que durante anos os governos não levaram em conta os clamores do povo da Zona Rural e suas dificuldades para se manterem no campo onde eles nasceram e foram criados, sem infra-estrutura, sem água sem energia, sem habitação, e outros apoios que melhorasse a qualidade de vida das pessoas que residem no campo. Por esses e outro desencontros nos investimentos governamentais como a falta de recursos para apoiar a produção no meio rural é que as pequenas, médias e grandes cidades incharam de gente e problemas de toda ordem, provocando o crescimento desordenado e os problemas adjacentes de infra-estruturas urbanas. Por isso venho por meio deste instrumento chamar a atenção para a resolução desse problema com o propósito de atender a solicitação dos nossos irmãos assentados.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA

Vereadora Autora

GESTORES DO CENTRO RURAL ENTREGAM TV E DVD A ALUNOS DA E.M. SÃO JOSÉ

EMSAN - PROJETO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Dentro das ações que norteiam o projeto de Cultura Afro-Brasileira na tumra do 5º ano "A" da Escola Municipal Sebastiana Alves Noga - EMSAN, o mobilizador do tema Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico- Racial Tadeu Fernando, juntamente com as professoras de Cultura e Artes Patrícia e Cassandra, respectivamente, realizaram uma oficina de artes com reciclagem produzindo instrumentos musicais de origem Afro-brasileira. Estes instrumentos serão utilizados pelos alunos numa performance musical que será presentada na Culminância do projeto prevista para o dia 29 de Setembro de 2011.

Cerro Corá/RN rumo ao SELO UNICEF.

Educar por projetos e ascender a relação dialógica do saber

Na expectativa em desenvolver com os alunos a consciência responsável para com o meio ambiente, a nossa escola desenvolve o projeto "Meio Ambiente, uma questão de Educação", como uma forma de que o aluno desenvolva o conhecimento sobre a diversidade biológica existente no ecossistema que o cerca.
Para tanto, considerou-se o uso de metodologias que favorecessem o contato direto dos alunos com o meio ambiente que o cerca, estimulando-os à compreensão da interdependência existente entre os seres vivos na natureza, identificando os aspectos fisiográficos locais, considerando também qualquer indício de intervenção humana, e que estas, venham desencadear qualquer tipo de desequilíbrio no meio natural.
Seguem fotos registram que uma atividade de campo, pesquisa solicitada Pelo Prof Francisco Aprígio ( ciências naturais) .

Da esquerda para dirteita , os alunos do 7º ano:
Andreza, Érica, Edilza , Patrícia , Marliene , Samaiana , Dilzelina , Janailsa , Paulo

Os alunos do 7 º ano visitaram a nascente do Rio Potengi, Localizada ha 2 km da escola . Imagens belíssimas foram captadas pelo grupo , destacando a paisagem da Caatinga, do Semiárido nordestino .






Pórtico da Nascente ".




Na placa da " Nascente ".


Vegetação da Região : Caatinga.





Cardeiro , uma planta endêmica da Região .



Foto da paisagem durante a descida para a nascente do Rio Potengi.


Praticar a cidadania é a melhor forma de conscientização!


É isso ai pessoal, quando pensamos que nossos alunos não tem capacidade, não conseguem assimilar o que venha a ser, compartilhar, interagir e comprometimento, eles dão um "show" nos mostrando do que são capazes!!!

E eles fizeram o projeto ser o máximo!!!!



" O meio ambiente é nosso, vamos salvá-lo"!!




Da abertura.
"Somos brasileiros sim, e com muita honra!!!!"

Da amizade, companherismo e interação!

Olha a Equipe Verde aí geeeeeente!


Eita! É a Equipe Vermelha!!!!
Tudo Blue, com a Equipe Azul!!


Das Ações!!
Agilidade e sintonia entre as equipes!!



O esforço em alcançar o objetivo!!




Parceria e representação do Poder Público!!

Valeu Ninô.
Agente Comunitário de Saúde
e pai de alunos da escola


Coerência com a proposta da ação!!





Respeito a diversidade e à questão de gênero!!



Garra, esforço e determinação!!!

Transformação do espaço pela qualidade de vida!!

Esse projeto fez com que toda equipe pedagógica da escola fizesse uso de uma nova ótica sobre os educandos da Escola Manoel Belmino dos Santos, observando os menores detalhes de comportamento, de estratégias traçadas pelas equipes e por alguns alunos em particular.
Possibilitou a observação na interação de alguns alunos que necessitam de atendimento pedagógico especial, e, por fim, estimulou a toda equipe a se debruçar e discutir novas possibilidades, novas realizações que favoreçam a melhor forma de construção da aprendizagem em nossa Escola.
FONTE: BLOG DA ESCOLAMUNICIPAL MANOEL BELMINO DOS SANTOS
Do blog: parabéns a toda a equipe da Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos pela criação do blog, meio de comunicação e divulgação muito importante e necessário nos dias atuais,como também pela execução do projeto!

A ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA DESENVOLVE VÁRIAS ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS PARA O APRENDIZADO DOS EDUCANDOS, CONFIRA!

A SUPERVISORA ANA JELMA DO TURNO MATUTINO DA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA,EXECUTA JUNTO COM AS PROFESSORAS DO 1º AO 5º ANO, UM PROJETO DE LEITURA, ONDE UMA VEZ POR SEMANA, ELA VAI NAS CLASSES APRESENTA VÁRIOS TÍTULOS DE LIVROS, E ESTIMULA OS ALUNOS, LENDO UMA DAS HISTÓRIAS, EM OUTRO DIA, A SUPÉRVISORA VOLTA NAS CLASSES CONVERSA COM OS ALUNOS A RESPEITO DA LEITURA E PEDE PARA OS MESMOS COMENTAREM PONTOS IMPORTANTES QUE LERAM. O PROJETO ESTÁ INCENTIVANDO A CULTURA LEITORA NOS ALUNOS!
ALUNOS CONFECCIONANDO PIPAS!

ALUNOS DO 5º ANO "B" SAÁM PARA O ENTORNO DA ESCOLA PARA SOLTAR AS PIPAS, MARQUINHOS É UM ALUNO INCLUSO E "PARTICIPA" DAS ATIVIDADES"
A PROFESSORACILDENÍ COM OS ALUNOS NA QUADRA DE ESPORTE, BRINCANDO( A BRINCADEIRA DO ANEL).
OS ALUNOS(AS) DO TURNO MATUTINO EM RECREAÇÃO DIRECIONADA PELAS AS PROFESSORAS NA QUADRA.
A PROFESSORA SANDRA, COM SEUS ALUNOS NA QUADRA EM AULA DE RECREAÇÃO. AS AULAS DE RECREAÇÃO SEMPRE SÃO DIRECIONADAS PELAS AS PROFESSORAS E SÃO MUITO PARTICIPATIVA E PRAZEROSAS.
ALUNOS(AS) JOGANDO DE VÔLEI
A PROFESSORA TITA, PROFERI AULA SOBRE O TRÂNSITO E JUNTO COM OS ALUNOS(AS) CONFECCIONA MAQUETES.
A PROFESSORA TITA E SEUS ALUNOS EM CULMINÂNCIA DO PROJETO SOBRE O TRÂNSITO!

ALUNOS DO 5 ANO "B" DA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA, APRENDEM BRINCANDO!

OS ALUNOS DO 5º ANO “B” DA PROFESSORA FÁTIMA LIRA REALIZARAM UM CONCURSO DE PIPAS, ELES CONFECCIONARAM AS PIPAS COM ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA QUE USOU A INTERDISCIPINARIEDADE NA AULA DE ARTES, A PROFESSORA TRABALHOU AS FORMAS GEOMÉTRICAS(MATEMÁTICA), AS CORES,(ARTES) VELOCIDADE E ALTURA COMO TAMBÉM PRODUZIRAM TEXTOS COM O TÍTULO PIPA E EM OUTRO MOMENTO, SAÍRAM PARA AO REDOR DA ESCOLA E FORAM SOLTAR SUAS PIPAS, SEGUNDO FÁTIMA A AULA FOI BEM ESTIMULANTE, OS ALUNOS SE EMPOLGARAM E REALIZARAM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS.
fonte: blog da Belmira Viana

A SUPERVISORA DA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA, JUNTAMENTE COM ALUNOS DO 9º ANO FAZ VISITA AO LIXÃO E A NASCENTE DO RIO PONTENGI

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: Consciência e Preservação Ambiental.

Alunos da rede pública de ensino participam de aulas de campo no Lixão do município de Cerro Corá/RN e em Seguida trilham uma caminhada rumo a Nascente do Rio Potengi (maior rio do Estado do RN). No trajeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas espécies arbóreas locais, regar mudas de plantas nativas plantadas nos multirões do Projeto Nascente Viva (Coordenado localmente pela professora da rede pública municipal, Glória Canário) e despertar a consciência da preservação do ambiente em que vivemos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gesane Marinho promove debate sobre família e escola

A Assembleia Legislativa vai se mudar…

Atendendo a pedido da deputada Gesane Marinho, o Centro de Estudos e Debates vai transferir a audiência pública sobre “A importância da parceria família e escola” para o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, na Praça Cívica.

A audiência está marcada para a próxima segunda-feira, às 14 horas.

Como o debate será sobre a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, a deputada achou conveniente promovê-lo nas dependências de uma instituição de ensino.

O consultor do MEC, Paulo Ronaldo Soares, é presença confirmada.

Assessoria da deputada estadual- Gesane

Poulação da Serra de Santana encontra-se revoltada com Presidente da câmara de Cerro Corá pelos seus discursos das duas ultimas seções

O presidente da câmara municipal de Cerro Corá Ronaldo Vilar, acusou alguns moradores da Serra de Santana de serem bandidos na seção da sexta feira dia 02\09\2011, deixando boa parte daquela comunidade indignada durante toda a semana, mesmo diante de toda repercussão negativa causada pelo mesmo, sexta feira dia 09\09\2011 tornou a acusar alguns moradores da Serra de Santana não só de bandidos, mas falou também que ali existe uma quadrilha organizada, complicando ainda mais a sua situação com toda aquela população.
A comunidade precisa está sempre atenta aqueles políticos que se dizem representantes do povo, observando e analisando o comportamento de cada um, para na hora certa dar uma resposta dizendo não a este tipo de politico que não tem respeito pelo povo.
FONTE: blog Cerro corá notícias

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ATENÇÃO ALUNOS DO QUINTO E NONO ANO, ESTUDE, A PROVA BRASIL ESTÁ CHEGANDO!

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.


Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.


A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.


As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.


Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.


Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil


Matrizes de Referência da Prova Brasil e do Saeb

Acesse a página das avaliações

RESULTADO DO ENEM MOSTRA AVANÇO DA E. E. "QUERUBINA SILVEIRA"

Ministério da Educação e Cultura (MEC) publicou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi divulgado nesta segunda-feira, dia 12. A Escola Estadual Querubina Silveira contou com uma taxa de participação de 33% dos seus alunos, ou seja, 40 alunos que fizeram a prova objetiva. O número de alunos no último ano é de 121.


Em relação ao Enem de 2009, que foi divulgado no ano passado, houve um avanço da E. E. Querubina Silveira. Naquele ano a escola tinha 103 alunos matriculados no terceiro e último ano do ensino médio e contou com a participação de 34 alunos no Enem. A média da prova objetiva foi de 437,1 e passou para 448,20 em 2010, enquanto a média geral que tinha sido de 464,88 pontos, cresceu, timidamente, para 470,61.

As notas da Escola Estadual Querubina Silveira, em 2010, foram as seguintes:

421,29 em Linguagem
441,60 em Matemática

474,84 em Ciências Humanas
425,01 em Ciências da Natureza


448,20 nas objetivas


39 participantes na Redação
493,59 a média em Redação

470,61 foi a média total (Redação + Objetivas)

Concurso para professor estadual do RN oferecerá 3,5 mil vagas e edital pode sair em outubro

O próximo concurso público para professores da rede estadual de ensino disponibilizará 3,5 mil vagas a serem distribuídas em todo o Rio Grande do Norte (RN). As vagas foram contabilizadas a partir de um levantamento realizado pelas Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Esportes (Direds) do Estado.

As vagas do concurso da rede estadual serão distribuídas por polos de ensino, e não por cidades, como ocorria anteriormente. Serão cinco polos, correspondentes a todas as Direds do Estado. Em concursos anteriores, o candidato aprovado não poderia sair da cidade na qual foi aprovado, antes de concluir seu estágio probatório. Agora os professores poderão se deslocar para os municípios que fazem parte do polo ao qual está vinculado.

A empresa que executará o processo seletivo já foi contratada e a previsão é que o edital do concurso seja lançado entre o final deste mês e o início de outubro.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

QUEM ANIVERSARIA HOJE SÃO MINHAS AMIGAS , AS PROFESSORAS, FÁTIMA E TITA!

FÁTIMA, MINHA AMIGA. COMADRE E COLEGA DE TRABALHO!
TITA MINHA AMIGA E COLEGA DE TRABALHO!

Queridas amigas querolhe agradecer por vocês estarem presente
nesse mundo tão belo, tão perfeito por vocês serem umas pessoas
com dom de alegrar a vida e dar-lhe mais brilho.

Vocês mereces estar aqui. Vocês são peças fundamentais, peças importantes
para que a vida fique mais bela. Recebam em seus aniversários os nossos abraços
com votos de vitórias e conquistas.

quero lhe agradecer por suas amizades sincera e fiel.
Que a alegria de aniversariar envolva vocês, iluminem seus dias e encham
os seus corações e que essa alegria especial permaneçam o ano inteiro realizando
a cada dia os seus melhores desejos.

Estejas sempre de bem com a vida e assim vocês terão muitos
aniversários maravilhosos.
FÁTIMA E TITA,UM GRANDE ABRAÇO DE SUA AMIGA VERDADEIRA - GRAÇA