sexta-feira, 13 de maio de 2011

VEREADORA GRAÇA EM DEFESA DE VÁRZEA DOS FÉLIX

O caso de Várzea dos Félix é lamentável! Sabemos que não é de hoje, que em período de chuva as pessoas ficam ilhadas, Serra da Rajada pessoas andam quilômetros para esperar o transporte. Tudo isto que estou relatando aqui, conversei com o prefeito Novinho e ele ficou sensibilizado e disse que mandaria fazer um estudo para ver o que poderia ser feito para acabar com esse problema na comunidade de Várzea dos Felix, talvez um calçamento naquela ladeira fosse o ideal, mas sabemos das dificuldades diante de tantas prioridades que o município tem que atender, mas mesmo assim, diante do exposto o Prefeito se comprometeu de fazer um estudo para tentar solucionar esse problema e tantos outros das demais comunidades. Quero dizer ao povo de Várzea dos Felix que solicitei ao Deputado Federal Fábio Faria, através de Ofício uma Emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para que seja assegurada a construção de uma Quadra de Esportes coberta na comunidade, tendo em vista que os recursos vindos para a construção iniciada da referida quadra de esportes ter servido de complemento para a construção da quadra de esporte do Assentamento Santa Clara que nãoconcordei, quando tive cnhecimento já tinha acontecido, segundo Luiz Suetônio foi em função do critério populacional. Os recursos que vieram eram insuficiente para atender as demandas das 3 comunidades, daí foi necessário a Prefeitura reprogramar os recursos para construir 2 e não 3 como estava projetado, porque nenhuma Empresa queria assumir por aquele valor a construção das 3 quadras. A prefeitura levou ao conhecimento da Caixa Econômica Federal e imediatamente a caixa pediu que fosse feita justificativa ao ministério para a referida reprogramação, prejudicando assim a valorosa comunidade de Várzea dos Felix.Não ahei correto o procedimento, pois deveria ter ouvido a comunidade. Foi com este propósito que solicitamos ao nosso Deputado esta Emenda no sentido de atender ao pleito daquele povo que tanto o respeito e tenho dever de lutar, agir e não só "ZUADA". O referido ofício foi entregue em mãos pelo Prefeito Novinho no gabinete do Deputado em Brasília. Além de ter falado com o Deputado pessoalmente em natal, já levei ao conhecimento da equipe dele do gabinete em Brasília para que não fique no esquecimento em nenhum momento. Como também irei em breve conversar com o mesmo a respeito deste pleito no sentido de assegurar esta ação de grande relevância para a comunidade de Várzea dos Felix, considerada uma das comunidades de maior espírito desportivo de nosso município.

ATENÇÃO COLEGAS PROFESSORES!

ESTA SEMANA FALEI COM O PREFEITO NOVINHO E COM IVONETE 1ª DAMA E SECRETÁRIA DE FINANÇAS DO NOSSO MUNICÍPIO PARA QUE FOSSE FEITO ESTUDO NO SENTIDO DE PAGAR O RETROATIVO DOS PROFESSORES DE UMA SÓ VEZ, OU EM DUAS VEZES, TENDO EM VISTA O MUNICÍPIO TER RECEBIDO DIFERENÇA DO FUNDEB DO ANO PASSADO NO VALOR DE 49 MIL REAIS, SENDO PORTANTO, INTERESSANTE ANTECIPAR O PAGAMENTO DO RETROATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ENFRENTAM DIFICULDADES FINANCEIRAS E DE RECONHECIMENTO POR PARTE DO GOVERNO DE NOSSO PAÍS. LOGO EM SEGUIDA, A SECRETÁRIA DE FINANÇAS ENTROU EM CONTATO COM O PREFEITO NOVINHO QUE AUTORIZOU AO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO FAZER UM LEVANTAMENTO E O MONTANTE REFERENTE A ESSA DIFERENÇA CHEGA A POUCO MAIS DE 77 MIL REAIS. PORTANTO, ESTAMOS AGUARDANDO A DECISÃO, NA CERTEZA, COMO DISSE EM REUNIÃO ANTERIOR QUE O PARCELAMENTO TODO ERA BASEADO NO MOMENTO, MAS ADIANTEI NAQUELE DIA QUE SE ENTRASSE MAIS RECURSOS O PREFEITO NOVINHO SERIA SENSÍVEL E ANTECIPARIA O PAGAMENTO DO RETROATIVO A QUEM DE DIREITO.MESMO QUE ALGUÉM CRITIQUE E NEM ACRDITE MAS ESTOU SEMPRE DEFENDENDO A MELHORIA NA EDUCAÇÃO DENTRO DAS POSSIBILIDADES!

PREFEITO NOVINHO ENTREGA OFÍCIO DA VEREADORA GRAÇA AO DEPUTADO FÁBIO FARIA

Ofício Nº 001/2011 Cerro Corá – RN, Em 09 de Maio de 2011

Exmo. Sr.

Pelo presente, estamos solicitando de V.Exa. em nome do meu mandato como Vereadora do Partido da Mobilização Nacional – PMN, Recursos através de Emenda Parlamentar ou outros meios para Construção de uma quadra de esportes coberta na comunidade de Varzea dos Felix com o objetivo de atender aos habitantes daquela localidade, que tanto nos tem ajudado ao nosso Projeto político. Esta comunidade teve a infelicidade de ser contemplada com uma quadra deste porte, mas a empresa ganhadora da licitação iniciou o alicerce e em seguida ao fazer as contas do custo da construção, abandonou a obra e nenhuma outra também não se dispôs em função do mesmo motivo. O valor destinado era de 95.000,00 reais para cada uma das 3 quadras alocadas para Cerro Corá. Diante do exposto, o Prefeito Municipal teve que levar o problema para a Caixa Econômica Federal e ao Ministério para realocar os recursos para construção de apenas 2 quadras sendo uma na comunidade de ipueiras e outra no Assentamento Santa Clara. Finalmente quem saiu no prejuízo foi esta comunidade, onde o povo é bastante politizado, causando revolta na população.

Sem mais para o momento solicitamos mais uma vez o carinho e empenho de Vossa Excelência no atendimento deste pleito e ao mesmo tempo externar votos de atenção e respeito.

Respeitosamente

Maria das Graças de Medeiros Oliveira

Vereadora/PMN – Cerro Corá

CPF: 813.357.764-00

Ao Excelentíssimo Senhor

Fábio Faria

MD Deputado Federal do Rio Grande do Norte

VEREADORA GRAÇA APRESENTA PROJETO DE LEI NA CÂMARA MUNICIPAL

Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

PROJETO DE LEI Nº 003/11 – Legislativo.

EMENTA: Denomina nome de Professora Cícera Evaristo de Medeiros a biblioteca Municipal do Centro Municipal de Ensino Rural Julita Constância de Assis em nosso Município e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CERRO CORÁ, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições e de conformidade com as disposições da Lei Orgânica Municipal,

FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e Eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica denominada da professora Cícera Evaristo de Medeiros a biblioteca Municipal do Centro Municipal de Ensino Rural Julita Constância de Assis localizado a Rua Gracindo Deitado, 258 - Centro Cerro Corá RN.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se se as disposições em Contrário.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 12 de maio de 2011.

Maria das Graças de Medeiros Oliveira

Autora: vereadora

LEIA A BIOGRAFIA DE NOSSA HOMENAGEADA

BIOGRAFIA DE CICERA MEDEIROS

Cicera Evaristo de Medeiros nasceu no dia 26 de junho de 1941 sendo a primeira filha dos cinco (05) filhos dois (02) homens e três (03) mulheres do casal Severino Evaristo de Medeiros e de Doralice Mauricio da Rocha. A mesma morou e foi criada no Sitio Condessa na zona rural deste município de Cerro Corá RN até os vinte e três (23) anos de idade e desde cedo teve que trabalhar na roça para ajudar seu pai no sustento e criação de seus irmãos, mas sempre manifestou o desejo em aprender a ler e escrever e seu pai só a deixou estudar com a condição de saber conciliar o trabalho na roça com o estudo e assim conseguiu muito cedo se tornar professora ao concluir a antiga 4ª série ficou alguns anos sem estudar porque na época não havia transporte escolar e não tinha condições de se deslocar para a cidade para continuar seus estudos. No ano de 1956 quando tinha apenas 15 anos foi convidado por um senhor conhecido como Zeca Teixeira que tinha amizade pessoal com o prefeito da época o Cel. Severino Bezerra para ensinar naquela o programa de alfabetização de jovens e adultos o antigo “Mobral” que iria funcionar na residência do mesmo no Sitio Serra Preta onde trabalhou com esse programa durante três anos.

Então depois de ter adquirido experiência e realizado um excelente trabalho durante o período de 1956 a 1958 no Mobral no ano de 1959 foi convidada pelo então prefeito na época Servulo Pereira para lecionar desta vez numa turma do antigo Ensino primário e atual Ensino Fundamental séries iniciais com uma turma multisseriada de 1ª a 4ª série na Escola Municipal Cel. Severino Bezerra onde trabalhou com múltiplas funções sendo professora e ASG ao mesmo tempo.

No ano de 1961 aos 20 anos de idade casa-se com Alonço Evaristo de Medeiros ficando morando na casa seus pais, por não terem ainda uma casa para morar e após três anos passa a fixar residência no Sitio Várzea dos Evaristos quando seu marido consegue finalmente construir sua casa e deste enlace matrimonial tiveram e criaram seis (06) filhos sendo dois (02) homens e quatro (04) mulheres desses nasceram um casal de gêmeos os quais de acordo com as condições financeiras do casal foram criados e bem educados tanto no âmbito familiar como pais quanto na escola na qualidade de professora dando-lhes muito amor, carinho, atenção e dedicação. Do ano de 1959 a 1971 trabalhou com contrato prestação de serviço quando em 1972 o Prefeito Francisco Pereira assinou sua carteira passando a partir dequele ano ser funcionaria efetiva deste município.

No ano de 1980 ela se escreve no curso de formação para professores leigos o LOGOS II e passa quatro (04) anos caminhando uma vez por semana 12 quilômetros da comunidade onde morava até a cidade e mesmo diante de todas essas dificuldades persistiu e em 1984 concluiu o antigo 2° grau. Em sua carreira profissional lecionou em duas unidades escolares do Centro Rural na E.M. Cel. Severino bezerra (1959 a 1973 e 1992 a 1993). E na E.M. Nenzinha Macedo (1974 a 1990). Quando se aposentou aos trinta e um (31) anos de prestação de serviço na educação deste município e ainda pelo amor e dedicação que sempre teve a sua profissão após se aposentar ainda lecionou três anos na E.M. Cel. Severino Bezerra.

Além de lecionar se dedicou também a outras atividades voluntarias como grupo de mães ajudando-as a bordar o enxoval de seus bebes, pois foi uma ótima bordadeira tinha habilidades em diversos pontos do bordado, foi catequista e dirigente de grupo de jovens, alem de ser uma excelente rezadeira de novenas enfim foi uma pessoa que sempre praticou o bem sem olhar a quem e soube criar seus filhos dentro da moral e dos bons costumes tornando-se bons cidadãos e pessoas de bem e ainda dois desses filhos os gêmeos herdaram sua profissão e são professores formados em pedagogia e cursando especialização. A mesma dedicou grande parte de sua vida a educação de crianças jovens, adultos e pessoas de diferentes idades conquistando em sua trajetória a admiração, a amizade, o respeito e o carinho de todos com quem viveu e conviveu.

No dia 07 de setembro de 2009 por uma fatalidade da vida morre aos 68 anos deixando eternas saudades a seus familiares amigos. Ao falecer deixou oito (08) netos sendo seis (06) homens e (02) mulheres.