quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Da Veja:

Nova lei obriga pais a matricular filhos com 4 anos na pré-escola

Governos estaduais e municipais têm até 2016 para garantir as vagas

Aumenta número de alunos na pré-escola e no ensino médio em duas décadas de estatuto
A presidente Dilma Rousseff fez modificações importantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A mais relevante é a redução da idade mínima para a matrícula de crianças na escola, que caiu de 6 para 4 anos. Pelo novo texto, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o estado é obrigado a garantir à população educação escolar pública e gratuita dos 4 aos 17 anos. A nova lei ainda torna dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrículas das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade. Os governos estaduais e municipais têm até 2016 para garantir vagas a todas as crianças com idade a partir de 4 anos.
Entre as obrigações do estado, a lei ainda prevê:
1) a oferta de educação infantil gratuita às crianças de até 5 anos de idade;
2) atendimento educacional especializado gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;
3) acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria;
4) e atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
O novo texto também estabelece que as crianças de 4 e 5 anos terão "avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Além disso, a carga horária mínima anual da educação infantil será de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral. Na pré-escola, as instituições de ensino têm de controlar a frequência das crianças, que deve, no mínimo, de 60% do total de horas. Outra novidade na lei foi a inclusão de mais um princípio a ser observado no processo de ensino das escolas. Trata-se da "consideração com a diversidade étnico-racial". Princípios como igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, pluralismo de ideias, valorização do profissional da educação escolar e garantia de padrão de qualidade já estavam contemplados no texto anterior.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

VEREADORA GRAÇA PARTICIPOU DA II CONFERÊNCIA MUNCIPAL DA EDUCAÇÃO


  A prefeitura Municipal de Cerro Corá, através da secretaria Municipal de Educação, realizou ontem, 30 de abril a II Conferência Municipal de Educação cujo tema: O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular,cooperação federativa e regime de colaboração. A palestrante foi a psicóloga e Psicopedagoga Alice Maria que fez uma retrospectiva da I Conferência  realizada em  2010 e enfatizou a importãncia dos debates na conferência Muncipal,  e as emendas colocadas por todos para serem incorporadas no PNE na II  Conferência Nacional que será reaizada em fevereiro de 2014. "Temos que aproveitar bem este momento, e, colocarmos o que realmente queremos para a nossa educação, antes as coisas eram de cima para baixo, hoje estamos vivenciando o contrário de baixo para cima"!- disse Alice.  Os eixos  IV – Qualidade da Educação democrática do acesso, permanência, avaliação condições de participação e aprendizagem. Eixo V – Gestão Democrática, participação popular e controle social. Foram escolhidos pela equipe  foram bem esclarecidos e depois debatidos nos grupos de trabalhos. Todos os participantes demonstraram entendimento e satisfação com a palestrante.
 95 pessoas participaram do evento, considerarmos a participação  satisfatória.  O público alvo foram:  pais, alunos/as, professores/as, gestores/as, trabalhares/as da educação,representantes do poder público, como também dos conselho, associações e SINTE. O Secretário Municipal de Educação do município, o professor Adevaldo Oliveira, fez a abertura e encerramento do evento agradeceu a todos que participaram e deram a colaboração para o engradecimento da Educação.
Ps. fotos DJ Aildo.

PARABÉNS A TODOS/AS TRABALHADORES/AS!

Sou um trabalhador que levanta na madrugada
Deixo os braços quentes da mulher amada
Para o calor da condução sempre lotada
E passo o dia ou semana longe da garotada
Sou um trabalhador que não vejo meu filho nascer
Também só o vejo crescer e só já desenvolvido
Saio de casa no amanhecer e só volto ao anoitecer
Deixo o filho dormindo e já o beijo de novo adormecido
Ah! Sou um trabalhador, que moro em quarto e cozinha
Ou mesmo que morasse em casa grande ou apartamento
Mas sou aquele trabalhador privilegiado sem o tormento
De ter que viver desempregado trabalhando em coisinha
Porque seja qual for a profissão tenho um trabalho
Mesmo que seja um dentista, professor ou advogado
Seja um marceneiro, pedreiro ou ajudante da construção
Sou um trabalhador que trabalha com afinco e com paixão
Ah! Sou aquele que trabalha e não sabe nem se sente dor
Que não pode faltar porque tem muitos querendo meu lugar
Sou um trabalhador, aquele que sonha com seu amor
Um trabalhador distante da nação, mas perto do Salvador.( autor desconhecido)




segunda-feira, 29 de abril de 2013

VEREADORA GRAÇA RECEBE AGRADECIMENTO PELA ONG: PAZ- Policiais Agentes da Paz que foi reconhecida como de utilidade pública em Cerro Corá/RN , através da lei 736 de sua autoria.

Nota do blog PROERD NO SERTÃO: Queremos agradecer a nossa parceira da prevenção, a vereadora Graça que sempre esteve ao lado do PROERD apoiando e incentivando, para que pudessemos desenvolver o belo trabalho na cidade de Cerro Corá. Esse é mais um reconhecimento de que o trabalho continua forte na cidade, de que o PROERD vem fazendo a diferença com sua forma dinâmica, séria, compromissada e divertida de fazer a prevenção. Agora é continuar e melhorar o trabalho que ja vem sendo desenvolvido, neste primeiro semestre com o PROERD COMUNITÁRIO, e no segundo, com o 5º e 7º ano, prepando-se para a grande formatura dos 10 anos de PREVENÇÃO na cidade. Por isso Cerro Corá é considerada o berço da prevenção no interior do Estado.

SERÁ AMANHÃ, LEMBRE-SE!


A Prefeitura Municipal de Cerro Corá/RN, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, tem a honra de lembrar aos convidados da importãncia para a participação da II Conferência Municipal da Educação que acontecerá amanhã, 30 de abril de 2013, a apartir das 07h30- no Centro de Convivência dos Idosos CCI, situado na Rua marcos Viana no bairro Tancredo Neves.
Atenciosamente,
Adevaldo da Silva Oliveira - Secretário Municipal de Educação

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CERRO CORÁ, ADEVALDO OLIVEIRA, PARTICIPA DE SEMINÁRIO.

Que será realizado pela UNDIME, FEMURN, FNDE e MEC  o  seminário cujo objetivo é contribuir com os gestores municipais de educação do RN na elaboração de seus Planos de Ações Articuladas – PAR.
O Seminário será realizado hoje (29), a partir das 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE, em Natal.

Programação:
8h – Abertura oficial
9h – Exposição dialogada sobre a importância do PAR e orientações quanto a sua elaboração com consultores do MEC e FNDE.
12 – Almoço
14h – Esclarecimentos de dúvidas sobre o PAR
16h – Encaminhamentos
17 – Encerramento.

AMANHÃ, 30 DE ABRIL, DIA MUNICIPAL DA LEITURA!

Conforme  a lei 718/12, 30 de abril é Dia Municipal da Leitura. A Lei é de autoria da vereadora Maria das Graças.  tem como  justificativa:

Visando estimular crianças, adolescentes, jovens e adultos do nosso município a adquirirem o hábito de ler agora, apresentamos o projeto de lei denominado "DIA MUNICIPAL DA LEITURAL".
A leitura é um dos meios mais importantes para a consecução de novas aprendizagens; possibilita a construção e o fortalecimento de ideias e ações. Kriegl (2002), afirma que ninguém se torna leitor por um ato de obediência, ninguém nasce gostando de leitura. A influência dos adultos como referência é bastante importante na medida em que são vistos lendo ou escrevendo. Entendemos que o conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor do mundo e de si mesmo.
Durante a Semana que antecede o Dia Municipal da Leitura, serão desenvolvidas palestras, peças teatrais e demais atividades educativas que enfatizem a importância da leitura para o desenvolvimento cultural do cidadão, ocasião em que durante as aulas os alunos estarão envolvidos com a leitura de diversos livros, revistas, jornais, literaturas e outras atividades voltadas para as mais diversas áreas de interesse e lazer.
O Dia Municipal da Leitura no município de Cerro Corá será no dia 30 de abril, onde reunirá todas as escolas para a culminância do trabalho, os alunos professores terão oportunidade de mostrar em praça pública as diversas estratégias de leitura.

DO BLOG- Temos conhecimento que as escolas estão intensificando mais o trabalho com a leitura, principalmente as professoras que trabalham nas bibliotecas das escolas, a exemplo da Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga, que elaborou e  está desenvolvendo o projeto: BIBLIOTECA TODOS OS DIAS: LER É PRECISO. "Está sendo um avanço muito grande na leitura, é um incentivo, pois nós trabalhamos em sala de aula a leitura, mas quando temos um apoio da professora da biblioteca, o rendimento é bem maior,é  visível  quando nossos alunos querem levar livros para casa, sentimos  que  está despertando o gosto pela leitura" - disse uma professora.
Uma das professoras da referida biblioteca, Edicleide, também falou da importânca do projeto e disse que está se realizando em ver que está contribuindo com o avanço significativo de seus alunos no gosto pela leitura,  a culminância não será dia 30, pois devido a parada não deu tempo, mas estamos preparando e vamos convidar toda comunidade a participar e ver a produçãa de nossos alunos.

HOJE É DIA DA EDUCAÇÃO!