sábado, 31 de outubro de 2009

Vereadora Comenta Descontentamento na Câmara Municipal de C.Corá

Na Sessão de ontem a vereadora Graça falou de seus requerimentos, enfatizou a importância dos requerimentos apresentados pelo seu colega Aldim, e também a respeito dos ofícios que enviou ao Presidente da Casa, solicitando informações sobre a quantidade de funcionários efetivos, contratados, comissionados e assessores, função/cargo bem como grau de escolaridade e as portarias de nomeação dos referidos funcionários; e outro solicitando ver os documentos comprobatórios referente às prestações de contas em relação às despesas dos meses de janeiro a setembro de 2009. Esses ofícios foram entregues o primeiro no dia 06/10 e o segundo no dia 07 de outubro do corrente ano. Por sua vez, o presidente Ronaldo Vilar disse que na próxima semana enviaria as respostas a todos nós conforme a solicitação, estou esperando, tendo em vista ser também um direito meu como vereadora e como representante do povo em querer acompanhar, pois a justiça para ser boa, segundo os mais antigos deve começar de casa. Fui criticada pelo vereador Binha quando ele disse que eu estava querendo ver “picuinhas” esse é o entendimento dele! Que eu respeito, mas eu quero dar informações corretas a quem me procura, a quem me pergunta, pois como disse não sou de está em calçadas ou rodas de fofocas conversando coisas sem fundamentos, assim como fazemos o controle social com as prestações de contas do FUNDEB todos os meses com muita transparência. Não é o que estamos vendo aqui, nesta casa. Lá recebemos os balancetes acompanhado das notas fiscais e recibos comprobatórios e o Sr Presidente Ronaldo sabe disto que ele mesmo e sua equipe quando era Secretário de Finanças na administração de João Batista, sabe que não é coisa nova e aqui recebemos apenas os balancetes resumidos e sem comprovação. Com isto a meu ver, não estou bisbilhotando a administração da atual Mesa Diretora, mas acompanhando o trabalho para quando for indagada saber responder, defender nossa instituição. Acho que isso é tarefa de todos e dever do nobre Presidente repassar os documentos comprobatórios das receitas e despesas desta casa, até porque sou parte da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização neste período Legislativo.
Em relação à eleição de renovação da mesa diretora estou entendendo que seja inconstitucional, pois o Regimento em seu artigo 28 reza o seguinte: “A eleição para renovação da Mesa Diretora, realizar-se-á obrigatoriamente até a última sessão do mês de dezembro da Sessão Legislativa em que expira o mandato da Mesa Diretora eleita no inicio da Legislatura, em dia e horário especialmente determinado pelo Presidente da câmara Municipal, sendo considerados automaticamente empossando-se os eleitos, no dia 1º de janeiro do ano subseqüente, e seguindo a eleição de renovação, o mesmo procedimento e forma da eleição da Mesa Diretora na instalação da legislatura.”
No entanto esse é meu entendimento e como não ouve uma discussão aprofundada sobre este assunto de maneira que se pudesse consultar a área jurídica e como não fui convencida da maneira como se procedeu, entendo que devo procurar alguém que me esclareça do ponto de vista jurídico para que possa me convencer que não é inconstitucional e tirar, portanto, essas dúvidas, não sou nada contra o presidente da Casa, se for convocada para colaborar estarei a disposição da Mesa, mas quero apenas que seja cumprido o Regimento desta Casa.

A VEREADORA GRAÇA, PRESTA CONTA DE SEU TRABALHO, AO POVO DE NOSSO MUNICÍPIO!


A Vereadora Graça prestando conta de seu trabalho, na sessão do dia 30 de outubro, apresentou três requerimentos, todos foram aprovados por unanimidade. Confira os Requerimentos:
Estado do Rio Grande do Norte
Câmara Municipal de Cerro Corá
Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN
CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº 293 /2009
A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer à Mesa Diretora, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao excelentíssimo Senhor Raimundo Marcelino Borges Prefeito Municipal, que determine a limpeza, e a retirada de pedras ao redor da Praça José Valter Olímpio, e posterior urbanização da área incluindo a plantação de árvores e acostamento, localizada a Rua Currais Novos, no Bairro Tancredo Neves, com o propósito de oferecer melhor qualidade de vida ao povo desta comunidade.
JUSTIFICATIVA:

A vereadora após ouvir a população a cerca das sugestões de melhoramento deste ambiente de grande valia para a convivência social, sentiu e vivenciou a necessidade de ter nossa praça mais bonita e limpa em sua plenitude, de maneira a servir com mais infra-estrutura adequada às condições ambientais.
A Praça José Valter Olímpio é o único equipamento deste porte no Bairro e é bastante utilizada pelo povo e carece sem dúvidas nenhuma de uma atenção especial do poder público de nosso município.
.

Sala das sessões, em 30 de outubro de 2009.


Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ 329 /2009

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Senhor Presidente, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal, solicitação para que seja adquirido um carro para o CENTRO de ENSINO RURAL, Julita Constância de Assis.

Justificativa:

Haja vista o Centro Municipal de Ensino Rural ser composto por 13 Unidades Escolares em localidades distantes uma das outras, onde a grande maioria estão inseridas na Região do Sertão dificultando, portanto, o acompanhamento e assessoramento por parte da Direção do Centro Rural e equipe pedagógica, para a realização de um trabalho mais eficiente a favor da educação de nosso município. Pensando nisso, entendo que se faz necessário e justifica a aquisição de um transporte para a equipe administrativa e pedagógica que presta este serviço as Unidades Escolares pertencentes ao referido Centro.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 30 de outubro de 2009.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA

Vereadora Autora PMN

Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ 330 /2009

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Senhor Presidente, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal, solicitação para que seja encampado um luta para substituição de todas as casas de taipas por de alvenaria em nosso município e conseqüentemente novos projetos habitacionais para os que ainda pagam aluguel ou moram em casas cedidas na cidade e no campo.

Justificativa:

Como é do conhecimento de todos que o nosso município possui em torno de quase trezentas casas de taipa, indignas, desumanas para a efetivação da moradia dessas famílias de baixo poder aquisitivo. Diante disto, entendo que para se ter qualidade de vida é necessária uma moradia digna para o cidadão possibilitando menor investimento na saúde.

No entanto somos sabedores que existem muitas famílias que moram em casas cedidas e em casas alugadas, porque as condições financeiras não permitem que os mesmos tenham moradia própria e essas famílias sofrem porque não tem o direito de se estabelecerem na mesma casa por muito tempo em função da necessidade que tem os proprietários em receber o imóvel para suprir alguma necessidade sua ou de sua família.

Sou consciente de que as dificuldades que nosso município enfrenta ainda são muito grandes, mas também estamos vivendo um momento em o nosso país de enfrentamento desse problema de frente como política de governo, e é baseado neste princípio que venho através deste solicitar do Excelentíssimo Senhor Prefeito empenho neste sentido e ao mesmo tempo me colocar a disposição para tal missão se necessário for.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 30 de outubro de 2009.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA

Vereadora Autora PMN

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PARABÉNS,MINHA QUERIDA IRMÃ VITÓRIA!

A você Vitória, que é uma pessoa extraordinária e muito admirável em suas atitudes e palavras, quero expressar através desta mensagem, reflexões verdadeiras e sinceras para um amanhã melhor, acreditando que o senhor é e será sempre o teu pastor e desse modo nada lhe faltará.

O seu aniversário chegou, precisamos meditar para transformar nossas vidas e a de todos que nos rodeiam em momentos melhores e mais especiais e hoje é um dia próprio para se colocar na balança nossos atos, feitos e palavras, melhorar onde for possível e renascer no amor de Deus.

Que a paz do senhor esteja sempre com você e que chuvas de benção profetizem sua vida, indicando caminho a seguir e quando nas horas tristes o desalento invadir tua alma, busque forças no senhor nosso Deus e faça por merecer sua glória.

Se duvidares de tudo, até mesmo de suas próprias convicções e se a descrença avassalar vosso coração, recorra a Jesus e ele te inundará de luz e te reabilitará na conquista da felicidade.

Se por um momento esquecer daquele que te criou, pergunta ao riacho que murmura e ao pássaro que canta ou a flor que desabrocha ou ainda a estrela que cintila e obterão a seguinte resposta:
“ Eu sou a dinâmica da vida e a harmonia da natureza, alguns me chamam amor, o remédio para todos os males que atormentam o ser humano.”

Estendei vossas mãos que ele te conduzirá as serenas mansões do
infinito sobre a luz brilhante da eternidade...

Feliz Aniversário!!!

Um grande abraço de sua irmã Graça.



PARABÉNS AOS SERVIDORES PÚBLICOS

Neste dia 28 de outubro quero prestar minha homenagem a todos os servidores públicos do Município de Cerro Corá.
desejo parabenizar cada um , no Dia do Servidor Público, todos aquelese aquelas que trabalham pelo engrandecimento do nosso município.
São centenas de pessoas que trabalham, no dia a dia, para melhorar a Educação, a Saúde, a Segurança, a Assistência Social e todos os demais setores da vida de nossa cidade.
O serviço público nem sempre oferece as condições ideais para o desempenho profissional. Por isso é muito importante ressaltar o esforço e a determinação de todos os servidores que procuram se superar e prestar um serviço sempre melhor.
Servidor público, parabéns pelo seu dia.
Muito obrigada.
E que Deus continue iluminando os nossos caminhos.
Vereadora Graça

AUTOR DE LIVRO LANÇA PROJETO DOURADINHO NAS ESCOLAS: EMBEV E EMSAN





Hoje as 10h30 tivemos o prazer de receber em nossa cidade o autor Thiago Cascabulho. Autor e idealizador do projeto Douradinho que veio proferir palestra sobre o “Meio Ambiente” para os alunos do 4º ano, a palestra foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos no Bairro Tancredo Neves, contou com aproximadamente 150 pessoas entre professoras e alunos(as) do 4º ano das Escolas: Belmira Viana e Sebastiana Alves Nôga. cada aluno que participou da palestra foi presenteado pelo autor com um livro cujo título: “Amiga Lata, Amigo Rio”. A obra do escritor e poeta Thiago Cascabulho, fala sobre preservação ambiental. O livro conta a história de um peixe cascudo, o Douradinho, que vivia em um rio muito poluído e buscava nadar em águas mais limpas. Ele ganhou esse apelido depois que uma lata dourada se prendeu à sua nadadeira, tornando-se sua grande companheira.

O autor falou o objetivo de seu projeto:Conscientizar, estimular a leitura e a criatividade. Esses são os motes do Projeto Douradinho, que em sua edição 2009 prevê a distribuição gratuita de 22 mil exemplares do livro “Amiga Lata, Amigo Rio” para escolas da rede municipal e estadual de 28 municípios dos estados da Bahia, Tocantins, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Está prevista também a distribuição de 2.750 projetos pedagógicos para os professores das escolas contempladas. Além disso, o autor Thiago Cascabulho e sua equipe visitam pessoalmente cada uma das cidades. Cada professor recebeu o Projeto Pedagógico que é um guia para a melhor utilização do livro em sala de aula e aborda de forma interdisciplinar as propostas contidas na história, indicando a criação de vários projetos sobre a preservação do meio ambiente.

Nós educadoras e educadores ficamos gratos com a valiosa contribuição! Esperamos receber-lo mais vezes em nossa cidade.