sábado, 13 de agosto de 2011

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE MEU COLEGA, VEREADOR MANOEL DE CLAÚDIO

Manoel recebe seus familiares amigos hoje em seu sítio condessa, na oportunidade haverá missa em ação de graças pelo aniversário, jantar e cantoria.


Manoel hoje é seu aniversário,um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

EMSAN = ACESSIBILIDADE

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE!

Na tarde deste dia 11/08 comemorou-se o Dia do Estudante no município de Cerro Corá/RN. Foi uma tarde de muito lazer para todos os estudantes do município, tando da rede pública quanto da privada. A programação foi a seguinte:

PASSEIO CICLISTICO - SAINDO DO POSTO DE GASOLINA SERRANO ATÉ A PRAÇA TOMAZ PEREIRA. EM SEGUIDA HOUVE OUTRAS ATRAÇÕES: LANCHE PARA TODOS,CORRIDA DE SACOS; GATO NO POTE, PAU DE SEBO E ETC.

CONFIRA:













sexta-feira, 12 de agosto de 2011

VEJA COMO ESTÃO OS NOSSOS ATLETAS NOS JERNS

As equipes infantis de Futebol Society das escolas Querubina Silveira e Sebastiana Alves Nôga estão classificadas para a 2ª fase dos JERNS 2011. Na manhã de ontem a equipe infantil do Querubina Silveira venceu a Escola Municipal Manoel Belmino por 3 x 0. Já a Escola Municipal Sebastana Alves Nôga na categoria infantil venceu a Esc. Est. Felipe Bittencourt de Parelhas por 2 x 0, e no segundo compromisso venceu a Esc. Mun Nossa Senhora da Conceição de Lagoa Nova pelo placar de 4 x 0. A Esc. Municipal Belmira Viana na categoria Juvenil venceu seu 1º compromisso contra o E E A Ramanlho de Parelhas pelo placar de 1 x 0.

PREFEITO NOVINHO VISITA ESCOLA ATIVA

CONVITE REUNIÃO

SEGUNDA DIA 15 EQUIPE DO HGO EM CERRO CORÁ

ATENÇÃO INFORMAMOS A TODOS OS MUNICÍPES INTERESSADOS QUE NESTA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA DIA 15 DE AGOSTO A PARTIR DAS 14 HORAS A EQUIPE DO HGO (EQUIPE RESPONSAVEL PELAS CONSULTAS DE GLAUCOMA), ESTARÃO EM NOSSO MUNICÍPIO ATENDENDO NO HOSPITAL E MATERNIDADE CLOTILDE SANTINA

AGRADECE A DIREÇÃO.


SÁBADO 13 DE AGOSTO É DIA DE VACINAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

ATENÇÃO MAMÃES ESTA CHEGANDO O DIA DA SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A PARALISIA INFANTIL, É A PRIMEIRA CHAMADA CONTRA O SARAMPO, VOCÊ QUE TEM CRIANÇAS MENORES DE SETE ANOS DE IDADE DEVERÃO PROCURAR AS UNIDADES DE SAÚDE PUBLICA, NESTE SÁBADO DIA 13 DE AGOSTO A PARTIR DAS 08 HORAS DA MANHÃ COM TERMINO AS – 17 HORAS, ESTAREMOS VACINANDO TODAS AS CRIANÇAS. NÃO FIQUE FORA DESSA, NÃO DEIXE DE VACINAR SUA CRIANÇA PREVINA A PARALISIA INFANTIL E O SARAMPO.

A Prefeitura Municipal de Cerro Corá, Através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, convida todos os produtores para participarem de seminários do Projeto CAJUSOL, no dia 12 sexta feira a reunião acontecerá no Sítio Chã da Divisão no núcleo de Produtores Rurais a partir das 08 horas da manhã, e no sábado dia 14 acontece no Povoado Albino no Núcleo de Produtores Rurais também as 08 horas da manhã. Na oportunidade serão discutidos temas como Politicas Publicas direcionadas para a Agricultura Familiar, e contará com técnicos da UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, participe e conheça seus direitos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ REALIZA ATIVIDADES ALUSIVA AO DIA DO ESRTUDANTE!

VEJA A PROGRAMAÇÃO:
15- PASSEIO CICLISTICO - SAINDO DO POSTO DE GASOLINA SERRANO ATÉ A PRAÇA TOMAZ PEREIRA. EM SEGUIDA HAVERÁ OUTRAS ATRAÇÕES: LANCHE PARA TODOS,CORRIDA DE SACOS; GATO NO POTE, PAU DE SEBO E ETC.
PEDIMOS AOS ESTUDANTES QUE TIVEREM INTERESSE EM PARTICIPAR DO PASSEIO QUE LEVE SUA BICICLETA E PARTICIPE!

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE - PARABÉNS...

Para alguém muito especial...
Você, estudante é quem pode se considerar uma pessoa muito batalhadora.
Uma pessoa que batalha todo dia, à busca de mais conhecimento a cada instante.
Alguém, que luta para alcançar seus objetivos, sem nunca ter pensado em desistir. É como se essa palavra não existisse no seu vocabulário.
Alguém que jamais quer estar em primeiro lugar,sem jamais ter passado por cima de qualquer pessoa que seja.
Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa um dia já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante.
Parabéns a você estudante pelo seu dia e um a braço a todos!

Instituto Nacional Municipalista e a União Nacional dos vereadores vão homenagear os vereadores Ronaldo Vilar,Clidenor Pereira e Graça Medeiros

o presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá Ronaldo Vilar será homenageado pelo Instituto Nacional Municipalista e pela União Nacional dos Vereadores com a honraria "Presidente 2011" como destaque politico, o evento acontecerá em Natal - Rn, nos dias 24,25,26,27 e 28 de agosto no auditorio do hotel Visual Praia. Os vereadores:

Clidenor Pereira de Araujo Filho

Maria das Graças de Medeiros Oliveira

Também serão homenageados com a honraria "Vereador Campeão de Votos 2008" e a Vereadora

Maria das Graças de Medeiros Oliveira para receber a comenda "Mulher da Luta e dos Direitos" a serem entregues no mesmo evento.

Fonte: Blog da Câmara Municipal

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

AMANHÃ DIA 11 DE AGOSTO É DIA DO ESTUDANTE !EM NOSSO MUNICÍPIO.
A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JUNTAMENTE COM TODAS AS ESCOLAS PROMOVERÁ UMA TARDE DE LAZER PARA OS ESTUDANTES COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:
15- PASSEIO CICLISTICO - SAINDO DO POSTO DE GASOLINA SERRANO ATÉ A PRAÇA TOMAZ PEREIRA. EM SEGUIDA HAVERÁ OUTRAS ATRAÇÕES: CORRIDA DE SACOS; GATO NO POTE, PAU DE SEBO E ETC.
PEDIMOS AOS ESTUDANTES QUE TIVEREM INTERESSE EM PARTICIPAR DO PASSEIO QUE LEVE SUA BICICLETA E PARTICIPE!

A DIREÇÃO E TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA EMBEV DESEJA UM FELIZ DIA DO ESTUDANTE!

DIA DOS PAIS SERÁ COMEMORADO SEXTA-FEIRA EM CERRO CORÁ!


ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA
CONVITE
A ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA CONVIDA VOCÊ PAI, PARA PARTICIPAR DE UMA HOMENAGEM AO SEU DIA QUE SERÁ REALIZADA SEXTA-FEIRA DIA 12 DE AGOSTO DE 2011, SERÁ NO GINÁSIO POLIESPORTIVO JOSÉ JULIÃO NETO. EM CADA COMUNIDADE SAÍRA TRANSPORTES.
HAVERÁ A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:
19h – MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS EM SEGUIDA, MENSAGENS APRESENTAÇÕES CULTURAIS , BINGO E LANCHE.
PEDIMOS QUE NÃO FALTE, SUA PRESENÇA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA!
AGRADECE A DIREÇÃO.

VEREADORA GRAÇA PARTICIPA DA SOLENIDADE DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS SOCIAIS

A vereadora Graça participou hoje pela manhã no CRAS do lançamento dos Projetos Sociais do PROJOVEM ADOLESCENTE, chamados de PLANO DE ATUAÇÃO SOCIAL .Os projetos envolvem temas como Alcoolismo, Gravidez na Adolescência, Respeito, Educação e Segurança no Trânsito e Resgate da cultura popular.

Os Projetos têm os seguintes nomes:

TRÂNSITO: Educação para a Vida.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Vidas em Jogo

Jovens em Ação no Resgate da Cultura Popular.

ALCOOLISMO JUVENIL: Não entre nessa.











Quero aqui parabenizar os jovens(adolescentes) que estão tendo a oportunidade de participar do programa do PROJOVEM e aos orientadores TADEU, FLÁVIO, ANA MARLI E PAULA CRISTINA que conduzem tão bem esses trabalhos, acredito que o objetivo do mesmo é ajudar no processo da construção do caráter de nossos jovens envolvidos. Como educadora sei que ajuda muito no no campo pedagógico, pois representa os primeiros passos dos adolescentes os mini-cursos, oficina a execução das ações desses projetos que foram escolhidos por eles e ora apresentados pelos próprios adolescentes.Representam algo de grande relevância na formação de cada um. Foram felizes nas escolhas dos eixos (temas) pois sabemos que é uma preocupação em nosso município a gravidez na adolescência, o alcoolismo, a falta de educação no trânsito que tanto mata gente, o resgate da nossa cultura local que é muito rica e precisa ser divulgada.Fiquei feliz em ver que nossos jovens estão preocupados e que se dispuseram a nos ajudar. Obrigada e pode contar com meu apoio! Um abraço a todos os adolescentes e seus orientadores pelo brilhante trabalho!



Morre o cordelista potiguar Zé Saldanha

Aos 93 anos de idade e milhares de cordéis publicados, o autor literário morreu em Natal de complicações após cirurgia intestinal.


Cordelista deixa 7 filhos, 23 netos e 8 bisnetos
"Ele contava a vida em prosa e verso". É assim que a família de José Saldanha Menezes Sobrinho, o Zé Saldanha fala sobre o poeta potiguar conhecido por seus cordéis criativos que morreu na tarde desta terça-feira (9), no hospital São Lucas em Natal vítima de complicações após cirurgia do intestino delgado.

Zé Saldanha estava internado há trinta dias, após ter dado entrada na UTI para fazer uma cirurgia de emergência no intestino. Com um estilo de vida "feliz", Zé Saldanha comentava que gostava tanto de viver que queria "emendar uma vida na outra" para não deixar de protagonizar a vida.

De acordo com informações do genro de Zé Saldanha, Felizardo França, o poeta morreu por volta das 15 horas e deve ser velado no Morada da Paz de Emaús, na capela central a partir das 19h até as 11 horas da manhã da quarta-feira (10), horário em que o poeta será enterrado.

Felizardo conta que a família está abalada, mas tem recebido com alegria as homenagens feitas ao poeta de 93 anos. "Eu nunca tinha visto tanta gente no hospital, ligando e querendo saber dele", afirma o genro.

Uma grupo de amigos de Zé Saldanha está reunido em Natal para prestar as primeiras homenagens ao cordelista que deixa 7 filhos, 23 netos e 8 bisnetos.

Em conversa com o portal Nominuto.com, o genro de Zé Saldanha contou que aos 81 anos o poeta resolveu fazer cursos de infromática e aprendeu a digitar seus textos no computador. "Ele era um exemplo de superação, que podia vencer tudo e conquistar o que quisesse", conta emocionado Felizardo.

Zé Saldanha
Nascido e criado na Fazenda Piató, em Santana dos Matos, o poeta tinha os pés no interior do Estado e conservava o espírito jovem com observação do cotidiano nas mais de 300 publicações prórpias.

Saldanha publicava anualmente almanaques (livretos onde o cordelista faz previsões sobre o tempo, fornece orientações e informações agrícolas, folclóricas e religiosas baseadas no senso comum), e mais recentemente, o Dicionário de Poetas Cordelistas do Rio Grande do Norte.
Fonte: nominuto.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

HOJE SERÁ ACERIMÔNIA DE ABERTURA DOS XLI JERN´S

A DIRETORA JOELMA DANTAS, DA ESC. MUNICIPAL BELMIRA VIANA, A DIRETORA MARIA LUCIENE DA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIANA ALVES NÔGA E JOSIMAR TENAM DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL QUERUBINA SILVEIRA,OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS EQUIPES DE ALUNOS QUE IRÃO COMPETIR NOS JERNS ESCOLARES, PARTICIPARÃO HOJE DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS XLI JERN´S.

A abertura será às 19 horas no Estádio Municipal Coronel José Bezerra, haverá desfile, desfraldar as bandeiras, solenidade, fogo simbólico, juramento do atleta e apresentações culturais da região.

A competição termina dia 19 deste mês, serão utilizados vários ginásios poliesportivos da cidade, além do estádio Coronel José Bezerra, os campos da AABB e a piscina olímpica do Colégio Dr. Sílvio Bezerra de Melo.
Em disputa, oito modalidades: Futsal, Futebol Society, Voley de Duplas, Voley Indoor, Atletismo, Xadrez, Handebol e Natação.

O número de participantes este ano supera os anos anteriores, fruto do trabalho incansável dos integrantes da 9ª DIRED, através, principalmente, dos abnegados professores. Estarão competindo 1.900 alunos/atletas provenientes de 13 (treze) municípios do Seridó, correspondendo a 54 escolas.

Os campeões das Regionais se classificam para a Fase Final que será realizada na segunda quinzena de outubro, em Natal.

ALUNO DE 11 ANOS FALA SOBRE O BULLYNG NA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA

Alunos do 5° ano "A"- produziram textos sobre o BULLING que será feita a uma seleção para par ver os melhores trabalhos e premiar, segundo TIAGO. A direção, coordenação, supervisão e professores(as) parabenizam o estudante por está dando esta colaboração!
Tiago é um aluno do 6º ano "A", estuda na Escola Municipal Belmira Viana, ele e mais 14 adoslentes faz parte do grupo de mobilizadores do SELO UNICEF. Tiago falou que se preocupa muito com alunos que demonstra este tipo de comportamento, falou com a direção e resolveu estudar o assunto e fazer palestras nas classes de 1° ao 5° ano do turno matutino.
Tiago fez um cartaz com os tipo de bulliyg mais usados pelos alunos, ele ao chegar na classe faz a presentação da palavra BULLYNG e em seguida mostra o cartaz com vários tipos de BULLYNG pergunta se os alunos sabe o que significa. Após ouvir eles pesquisam no dicionário os significados e escreve ao lado decada palavra, mostrando que muitas vezes aquele "apelido" tem um significado muito diferente do intencionado pelo agressor.
Tiago disse que os alunos colabora e percebe que vai ser muito significativo seu trabalho, acredita que os lunos passando aconhecer o significado das palavras eles irão diminuir muito com esses xingamentos.
A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.

O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade de Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.

Bullying são todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam
o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e
outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de
poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima.

O Bullying é um problema mundial, é encontrado em qualquer escola, não restringindo um tipo especifico de instituição. O bullying começou a ser pesquisado a cerca de dez anos atrás na
Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que geralmente achavam as ofensas bobas demais para terem maiores conseqüências, o jovem recorria a uma medida desesperada.

Atualmente, todas as escolas do Reino Unido já implantaram políticas
anti-bullying. Os estudos da Abrapia demonstram que não há diferenças significativas entre as escolas avaliadas e os dados internacionais. A grande surpresa foi o fato de que aqui os estudantes identificaram a sala de aula como o local de maior incidência desse tipo de violência, enquanto,
em outros países, ele ocorre principalmente fora da sala de aula, no horário de recreio.
Como os alunos se envolvem?

Segundo pesquisas da ABRAPIA os autores são, indivíduos que geralmente não tem empatia, freqüentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento
afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos, comportamento agressivo ou explosivo.
Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos
com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.

A ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA CONTINUA DESENVOLVENDO AS AÇÕES DO PROJETO DA DENGUE: NAO É PROBLEMA MEU, NEM SEU, É NOSSO...

A PROFESSORA DO 1º ANO "B"- ELIENE COM SEUS ALUNOS E ALUNAS FAZENDO A PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO EDUCATIVA DA ESCOLA SOBRE A DENGUE!
ALUNOS CONCENTRADOS FAZENDO PRODUÇÃO DE TEXTOS
A PROFESSORA SANDRA DO 3º ANO "B" COM SEUS ALIUNOS DESNVOLVENDO AS AÇÕES. EXPONDO AS PRODUÇÕES DE TEXTOS COM O TEMA - DENGUE.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MITOLOGIA CERROCORAENSE

Desde os primeiros tempos, o extraordinário ocupa um Lugar especial em nossa cultura. Basta relembrar as lendas que habitaram a imaginação do povo Cerrocoraense!... Repletas de sensacionalismo e moralidade eram tão fascinantes que não deixavam espaço para o indiferentismo : Encantavam ou Assobravam !...
Como Antigamente não existia televisão , as pessoas ocupavam significativa parte do tempo contando Histórias ... Energia elétrica em Cerro Corá só depois de 1934, graças a um gerador movido a carvão que em dada hora da noite sinalizava um famoso " APAGÃO " . Antes disso, e mesmo depois em diversos sitios, a iluminação doméstica se fazia a base de gás: Fogo de lampiões ou de pequenas lamparinas.
Muitas dessas Histórias, contadas e ouvidas a Luz de candeeiro, eram acreditadas como verídicas pelos os nossos ancestrais. Algumas se perderam nas eras passadas ou chegaram até nós com naturais mutações. Mas fato é que permaneceram vivas ! E em virtude da fecunda imaginção popular são tantas que seria impossivel enumerá-las !...
Quem não lembra uma historia de alma penada que apareceu a sicrano ou a beltrano, nesses ermos da serra, pedindo oração? Os fantasmas de Cerro Corá não arrastavam correntes, pediam missas!... O povo acreditava que em um ou outro lugar da povoação eram mal-assobrados. Muitos
imbuzeiros do sertão pegaram essa fama. Alguns casarões antigos abandonados, também. E "deusulive" ( Deus o Livre...) de passar ali que é canto "malassombrada"...
Mas o que dizer das famosas botijas encantadas?... De todos os mitos este é bastante acreditado!
Refere-se aos avarentos de outros tempos, escondiam suas riquezas enterrados em potes de argila. E sabe-se que realmente esta era uma pratica comum na região, pois não haviam bancos. Mas contam que se acontecesse de alguma pessoa falecer sem desenterrar o tesouro, sua alma ficaria vagando pelo o mundo até incumbir alguém de se fazer por si o resgate da fortuna. Os agraciados com tal missão ficariam ricos, e a alma livres das penas eternas.
Figura muito temida e assustadora era também o velho lobisomem. Antigamente havia quem jurasse por Deus ter visto ou ouvido um desses seres uivando pelos os tabuleiros de Barro vermelho, Caraúbas, Cerro Corá. Os lobisomens apareciam em noites de lua cheia nas fazendas ou fora de hora pela vila. Dizem que o infeliz amaldiçoado por tão triste sina procurava o lugar onde os bichos se espojavam nos currais para ali dar inicio ao seu ritual de transformação. Porém, em Cerro Corá, mas popular que o lobisomem era a Fulôzinha. A palavra é corruptela de "Florzinha", um apelidio carinhoso para a Caipora, porque "dizer seu verdadeiro nome traz mal azar"...
Um dos mitos mais clássicos de Cerro Corá foi, ou talvez continue sendo, o da enorme Jibóia, que segundo a lenda vive nas águas do açude Eloy de Souza. Contam que uma jovem ainda solteira engravidou e, sem que niguém soubesse disto, deu a Luz do seu filho na beira do açude. Não querendo assumir perante o povo do vilarejo a maternidade desta criança, essa pervessa mãe lançou a inocente no fundo das águas para matá-la afogada. A criança não fora batizada, e muito menos receberá o nome. Como sinal de castigo dos céus, o pequeno pagão foi transformado em Jibóia e passou a habitar o fundo das aguas do Açude Eloy de Souza. Diz o povo que a jibóia sai muitas vezes, tarde da noite, ou de madrugada, para tomar ares no cruzeiro da cidade. E de tão grande que é, enquanto chega a pedra mai alta do nosso Cruzeiro, tem ainda a cauda dentro das águas do Açude. Os mais velhos contavam que em uma ocasião de grande seca, quando não houvesse mais água no açude, a jibóia sairia em busca da Igreja Matriz. Lá encontraria a desnaturada mãe, cuja a alma estaria pedindo perdão a Deus pelo crime Cometido. A mulher amamentaria a Jibóia, que se tranformaria novamente em criança, quebrando a maldição do encatamento. Isto deveira acontecer na presença de muitos, para testemunhar a Ira de Deus em vista dos Pecados cometidos contra inocentes.

Fonte- blog turismo