quinta-feira, 13 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

PROERD COMUNITÁRIO EM CERRO CORÁ CONCLUIU A PRIMEIRA TURMA DE 2013

PROERD COMUNITÁRIO - Cerro Cora, formou nessa última segunda-feira dia 10 de junho, mais de 60 pais de alunos da Escola Municipal Belmira Viana. O programa educacional de resistência às drogas (PROERD), que já havia desenvolvido trabalhos muito bem sucedidos com as crianças, iniciou o desafio de dialogar com os pais da comunidade escolar. discutindo a problemática das drogas inseridas na sociedade e principalmente no que diz respeito à população cerrocoraense. Podemos dizer então, que a iniciativa do programa só veio a contribuir para com a educação e desenvolvimento de todos os envolvidos.
        A solenidade, realizada no CCI contou com a presença de toda a equipe do PROERD, destacando o coordenador do PROERD SERTÃO, o 1º sgt PM Adaildo, Antonyone um dos instrutores do Proerd, O prefeito de Cerro Corá, Raimundo Marcelino Borges,O ex-prefeito João Batista, também presenciou a solenidade. juntamente com a secretária de Ação social Fatima Melo. O Secretário de Educação Adevaldo, que em seu discurso ressaltou a importância do programa, parabenizando a todos que estiveram inseridos no processo de formação.
        Uma das figuras importantes também da noite foi a vereadora Graça. Autora da  lei Nº 736,  de 23 de abril de 2013,que destaca:
Art. 1º - É concedido como entidade de Utilidade Pública Municipal, a ONG- PAZ- Policiais Agentes da Paz, foi instituída em 14 de fevereiro de 2011, tem sua sede e foro na cidade de Currais Novos RN com área de abrangência e atuação com seus projetos nas demais cidades do estado do Rio Grande do Norte.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
        Parceira da prevenção, a vereadora Graça sempre esteve ao lado do PROERD.
         Dessa forma, podemos perceber o quão significante é uma iniciativa transformadora como o programa, que além de unir os pais em uma mesma luta, também diminui as barreiras e os tabus que existem no diálogo entre pais e filhos no que diz respeito às drogas.
Parabenizamos a toda comunidade escola em nome das  gestoras Glória Canário e Eliene pelo incentivo e apoio a este programa e o trabalho que vem desenvolvendo junto a equipe  da escola Municipal  Belmira Viana em prol de uma educação de qualidade.

NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE, RESERVE SUA INSCRIÇÃO, VAGAS LIMITADAS!


CONVITE MISSA DE 30º DIA


Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga realiza seu Arraiá na sexta-feira a tarde em Cerro Corá/RN


Se avexem pessoá, nesta sexta feira (14/06/2013), a Escola Municipal Sebastiana Alves Noga, estará promovendo o maior arraia da cidade. Nosso pessoá sairá da Praça Tomaz Perreira para a escola Bastiana. Na ocasião haverá fogueira, venda de comidas típicas, quadrilhas e muito forró.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Agricultores de Cerro Corá tiveram seu desfile bastante prestigiado



Um dia dedicado para o agricultor familiar, assim foi este domingo (09), uma pré - abertura da festa do padroeiro São João Batista em Cerro Corá, centenas de agricultores participaram do desfile representando suas comunidades e trazendo, faixas e imagens de suas padroeiras (os)

Os agricultores saíram do Posto Serrano até o Pavilhão onde aconteceu a missa do agricultor celebrada pelo Padre Jocimar Domiciano e ainda teve a participação das autoridades, o prefeito Raimundo Marcelino, Novinho, falou das dificuldades enfrentadas pelos agricultores neste ano de pouca chuvas e de estado de emergência decretado pelo estado e município, mas que mesmo assim conseguiu atender a alguns agricultores com o corte de terra, concertos em cata ventos e com as novas maquinas vem realizando manutenção nas estradas, com a vinda de novos veículos como a retroescavadeira que está para chegar, um carro pipa, uma caçamba oriundos do governo federal vai poder ajudar muito mais, lembrou que serão capacitados dois operadores para as novas maquinas, falou da vacinação contra aftosa, vou aguardar se haverá doação de vacina por parte do governo, se não vamos providenciar, disse, o presidente da Câmara Everaldo Araújo e os presidentes dos sindicatos rural Ana Maria (STTR) e João Alexandre (SINTRAF) também usaram a palavra.

Após a missa tivemos sorteio de brindes e muito forró com Forró Sem Limites

DJ Aildo.

Sete alimentos que atuam na prevenção do câncer

Veja quais nutrientes combatem células doentes e aumentam a imunidade



Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. "Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes", afirma. Confira quais são eles:

Brócolis - Foto Getty Images

Brócolis

Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. "Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas", explica a nutróloga Tarama Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer 
Chá verde - Foto Getty Images

Chá verde

Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque somente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. "A bebida também é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da ABRAN. Isso é o que mostra um estudo divulgado pela Cancer Prevention Research que acompanhou a progressão do câncer de próstata em homens que passaram a tomar cápsulas de uma substância encontrada no chá. Outra pesquisa, da Chun Shan Medical University, em Taiwan, ainda destacou importante atuação do chá verde contra o câncer de pulmão. Segundo ela, uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.
Alho e cebola - Foto Getty Images

Alho e cebola

"Alho e cebola pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos", aponta a nutricionista Priscila. Em outras palavras, esses alimentos auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado no International Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino, enquanto que uma pesquisa divulgada pelo Epidemiology Biomarkers & Prevention relacionou o consumo dos alimentos a menor probabilidade de câncer de pâncreas.
Tomate - Foto Getty Images

Tomate

Muitas pessoas associam o tomate à prevenção do câncer de próstata. Não é à toa: o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular, explica a nutricionista Priscila. Segundo ela, é preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Molho de tomate, portanto, é a melhor escolha para obter o nutriente. Tais benefícios foram comprovados por inúmeros estudos. Entre eles, um publicado no British Journal of Nutrition e conduzido por especialistas da University of Portsmouth, no Reino Unido.
Cenoura - Foto Getty Images

Cenoura

"A cenoura contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer", explica o nutrólogo Roberto. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama, como mostra um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute que acompanhou mais de 6 mil mulheres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.
Uva - Foto Getty Images

Uva

Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres, aponta a nutróloga Tamara. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento. Um estudo publicado no Cancer Prevention Research descobriu que o resveratrol aumenta a produção de uma enzima que destrói compostos orgânicos de estrogênio perigosos. Como esse tipo de câncer é hormono-dependente, o controle dos níveis de estrogênio é fundamental para impedir sua evolução.
Frutas vermelhas - Foto Getty Images

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo desses alimentos reduzir o risco de desenvolver câncer de boca, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.