
Estado do Rio Grande do Norte
Câmara Municipal de Cerro Corá
Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN
CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80
Requerimento Nº17/2010
Justificativa:
MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA
Vereadora Autora
Estado do Rio Grande do Norte
Câmara Municipal de Cerro Corá
Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN
CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80
Requerimento Nº18/2010
A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Senhor Presidente, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo Sr. Raimundo Marcelino Borges Prefeito Municipal solicitação para que seja enviado a esta casa um projeto de Lei para ajuda de custo aos alunos universitários de nosso município com sugestão: “Jovem a Caminho do Futuro”!
Justificativa:
Em nosso município esse ano, foi significante o ingresso de jovens na universidade Federal do Rio Grande do Norte, em conversa com a maioria deles estavam felizes pelo ingresso e por outro lado, preocupados(as) com a despesas principalmente transporte, no entanto solicito que seja enviado essa solicitação ao Poder Executivo Municipal solicitando que sejam estudadas as possibilidades de envio para o Legislativo de um projeto de lei instituindo um programa de ajuda de custo aos estudantes universitários carentes de Cerro Corá.
Como sugestão o programa se chamará “Jovem a caminho do futuro” a ajuda de custo será dada aquele estudante universitário que estuda fora de Cerro Corá cuja família conseguisse provar sua situação de carência.
No entanto, considero a ajuda justa e urgente. Pois estamos solicitando ao Prefeito que seja analisado este projeto para que o nível e a situação dos Cerrocoraense mudem, e muitos deles possam ter oportunidade de chegar à uma universidade, chegar a ter um nível superior e Cerro Corá possa ter um maior desenvolvimento social, econômico e político, consequentemente.
Diante disso peço a colaboração dos companheiros no sentido de aprovar este pleito.
Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 12 de março de 2010.
MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA
Vereadora Autora
Estado do RN se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
Faz só 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
Pioneira na luta pela emancipação da mulher, primeira deputada eleita no Rio Grande do Norte, Maria do Céu Pereira Fernandes
Maria do Céu Fernandes enfrenta na campanha eleitoral um clima de extrema violência. Fiel a seus princípios, defendendo a causa feminina e as propostas do Partido Popular, Maria do Céu Fernandes é eleita em 1934. O seu partido elege onze deputados estaduais. Mas, sob o patrocínio da Interventoria Federal, começa a haver atos de ostensiva intimidação de parlamentares oposicionistas, sendo Maria do Céu vítima de tentativas de envenenamento. Ela propõe, então, que todos os seus partidários eleitos se retirem em grupo para Paraíba, o que de fato ocorreu. Os deputados só voltam na véspera da posse, sob a proteção do Exército.
Com o golpe de 1937, a Assembléia foi fechada. Maria do Céu fez oposição ao Estado Novo e, na redemocratização, retirou-se das atividades partidárias para se dedicar à família. Em 1960 passou a residir no Rio de Janeiro com o marido, o deputado federal Aristófanes Fernandes. Em 1965, ao ficar viúva, voltou para o Rio Grande do Norte, para administrar os bens da família
Primeira e atual Governadora do Estado do RN, também primeira Deputada Federal do Estado, eleita em 1986 e primeira mulher a ser eleita para exercer o cargo de prefeita de Natal.Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao ser nomeada para a presidência do MEIOS – Movimento de Integração e Orientação Social - pelo Governador do Rio Grande do Norte e, à época, seu marido, Lavoisier Maia. À época atendia pelo nome de Wilma Maia.
Primeira e atual Senadora do RN.Médica pediatra, Rosalba Ciarlini em 1988 se elegeu prefeita de Mossoró, tornando-se a primeira mulher a administrar a capital do Oeste.Rosalba Ciarlini, governou Mossoró por três mandatos,
Hoje no Rio Grande do Norte contamos com as deputadas estaduais Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho
Deputadas federais do RN: Sandra Rosado e Fátima Bezerra
Aqui em nosso município também tivemos a honra de contar com a figura feminina no Poder Legislativo sendo Ana Maria a primeira Mulher eleita vereadora e também a primeira mulher eleita presidente da Câmara, as vereadoras Fátima Mélo. Vanda Alves, Gorete Garcia e hoje tenho também a honra de está aqui representando com muito orgulho a minha classe e toda população do Município. Parabéns a todas as mulheres!
A Comissão Organizadora do Concurso Público da Prefeitura de Caicó já decidiu a nova data da aplicação das provas. Será no dia 18 de abril (domingo) a partir das 8 horas da manhã.
O edital de retificação de cronograma com a reabertura das inscrições será publicado no Diário Oficial do RN desta sexta (12) com todas as informações, inclusive a relação de documentos necessários para que o candidato esteja dentro dos critérios dos que não tem condições de pagar a taxa de inscrição, e garanta sua isenção.
O novo prazo, determinado pela Justiça de Caicó será de cinco dias, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de março. Só serão aceitas inscrições presenciais.
A informação de que as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante não devem ser iniciadas este ano frustrou as expectativas do Rio Grande do Norte. Para o deputado federal Fábio Faria, coordenador da bancada do Estado no Congresso Nacional, o governo federal precisa definir um cronograma de obras urgentemente.
“Por sete anos, alimentamos a esperança de ver este grande empreendimento pronto, funcionando, em 2011, mas infelizmente não estará. Queremos respostas do governo, informações precisas, prazos para licitação e início das obras. Queremos o cumprimento de compromissos assumidos com o Rio Grande do Norte”, disse Fábio Faria em pronunciamento na Câmara Federal.
O deputado líder do PMN lembrou que o modelo de exploração do Aeroporto sequer foi definido pelo governo federal e, por conseqüência, a licitação não tem data para acontecer. Segundo ele, esse seria um investimento de extrema importância para o desenvolvimento econômico do Estado e influenciaria também na economia dos estados vizinhos.
“E digo seria porque já não tenho certeza da sua realização. Gostaria muito de poder acreditar que o Rio Grande do Norte receberá o maior aeroporto de cargas da América Latina”, completou. O projeto prevê o conceito de aeroporto-cidade, interligando o terminal e o município e oferecendo vários serviços extras, como shoppings centers, restaurantes e hospedagem de passageiros.
Fábio Faria destacou a grande repercussão desta obra para a cidade de São Gonçalo do Amarante e toda a grande Natal, pelos empregos gerados direta e indiretamente, atração de investidores e aumento da arrecadação governamental. O turismo deve crescer significativamente. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de turistas desembarcam no Aeroporto Augusto Severo todos os anos, e o novo terminal praticamente duplicará esse número.
Jackson Dantas (São José do Seridó), Jocimar Dantas (Jardim do Seridó), Aníbal Pereira (São João do Sabugí),Iranilton Pereira (Santana do Seridó) e Raimundo Marcelno Borges -NOVINHO( Cerro Corá) estiveram nesta quarta feira em Brasília, DF, com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Além de outras lideranças.
Mais uma vez os prefeitos seridoenses foram prestigiados pela senadora.
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (CNM), prefeito Benes Leocádio, considera uma vitória do municipalismo brasileiro a aprovação da emenda 387 que redistribui os royalties do petróleo nos mesmos critérios do Fundo de Participação dos Municípios. “A aprovação, por 369 votos, 72 votos contrários e duas abstenções foi uma demonstração de que a Câmara, de forma suprapartidária, reconhece o justo direito dos municípios brasileiros aos royalties de um bem que é de toda a Nação e não apenas de alguns poucos municípios e estados produtores”, afirmou o presidente da FEMURN e vice-presidente na Confederação Nacional de Municípios.
Benes Leocádio liderou uma delegação de mais de 50 prefeitos do Rio Grande do Norte que viajaram a Brasília em atendimento à convocação da FEMURN e da CNM. “Os prefeitos do nosso Estado tiveram uma participação decisiva e importante na mobilização nacional dos prefeitos, participando do encontro da CNM e acompanhando nas galerias da Câmara a votação da emenda 387”, completou.
COM A MENSAGEM QUE SEGUE HOMENAGEIO TODAS AS MULHERES, ESPECIALMENTE AS MULHERES DE NOSSO MUNICÍPIO: MULHERES GUERREIRAS, FORTES, HONESTAS E ACIMA DE TUDO MULHERES AMIGAS, FIÉIS!!! | |
Não é surpresa o fato de minha devoção pela mais perfeita das mulheres. Em outras oportunidades já pude enaltecê-la e amá-la. Mas hoje, isto se torna mais necessário e se transforma num grito em minha alma. Acordo para mais um dia que Deus me deu a graça de presentear. É um dia especial. É o dia internacional da mulher! E como não Ter orgulho de pertencer a este contingente que teve com principal mestra a nossa Mãezinha do céu? Não, não o poderia. Olho para o espaço a minha volta e sinto-me plena de vida. Meu coração entoa um hino e ele sai como um louvor. Mas não é apenas contemplativa esta minha admiração. Sinto-me unida a Nossa Senhora e quão grande não é minha vontade de segui-la! Em momentos de tristeza, em que tudo se torna cinza e nada vejo além da nebulosidade de minhas lágrimas, recorro a ela. Mãe carinhosa e terna, nunca me deixou desanimar. Aponta-me a direção de Jesus e suas mãos são firmes. Deixo-me guiar e sinto no ar um quê de segurança e proteção. Não sofre por mim, sofre comigo. Ela, que já passou por todas suas dores, assume agora aquelas pertencentes a seus filhos. Em momentos de alegria, em que tudo é sorriso e júbilo, como é bom olhar para o céu e no azul semelhante à seu manto, sentir-me aconchegada em seu calor de mãe. Partilho com ela minha felicidade e para mim, o céu se faz presente dentro de meu coração. Na dúvida, em que não sei que caminho tomar, muitas vezes perscruto meus sentimentos, os pensamento vão brotando e sinto uma força que vem da energia do meu papel de mulher neste mundo. Sei que as condições são tão diferentes para cada uma. Mas, em cada coração feminino existe a força, a sensibilidade, a dedicação, o amor que só nossa alma feminina tem o privilégio de mais que possuir, nossa alma é um pouco de tudo isto. E esses sentimentos, a intuição que os alimenta vem do supremo sim da mulher que nos acalenta e sustenta o mundo com sua intercessão. Meu coração materno não se cansa da amar esta mãe e pedir que esteja presente na vida de meus filhos. Peço-lhe que os envolva com sua delicada condução e possa ensiná-los a vencer a onda de violência e egoísmo com que constantemente somos atingidos. Peço-lhe ainda que os oriente a lutar em um caminho honrado e justo onde predomine a vontade de modificar o que certamente podemos reconhecer que não está no projeto de Deus. Hoje peço ainda por todas as mulheres, mães ou não, que têm um papel a cumprir e que seguem, por vezes, ignorando qual seria o próximo passo. Que elas possam olhar para esta mulher que viu seu Filho pregado na Cruz, aceitou, e assim mesmo encheu o mundo com muito amor, deixando no seu caminho, mulheres que devem voltar para ela seus olhos e assumir, com sentimentos, os mais delicados, conduzindo este mesmo mundo, a uma realidade mais justa, mais solidária, mais fraterna. Dirijo-me então às mulheres, me solidarizando e indicando a presença de Nossa Senhora, constante e certa, para seguirmos pelas batalhas que ainda haveremos de travar, retrocedendo quando necessário, na certeza que Jesus está nos abençoando pelo abraço de Maria. A todas as mulheres as bênçãos desse Deus que até nisso pensou, deixou-nos o um exemplo de Sua Mãe! PARABÉNS, GRANDES MULHERES! |