quarta-feira, 10 de abril de 2013

VEREADORA GRAÇA APRESENTA MAIS DOIS REQUERIMENTOS A FAVOR DA EDUCAÇÃO - CONFIRA:









Estado do Rio Grande do Norte
Câmara Municipal de Cerro Corá
Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN
CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80


Requerimento Nº ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ 043 /2013                     Cerro Corá RN, em 09 de abril de 2013.

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Sr. Presidente, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação no sentido de construir uma Escola no Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Santa Rosa deste município com o objetivo de atender aos educandos daquela comunidade.
Justificativa:
Como é do conhecimento de todos, que aquele Assentamento tem o maior número de alunos daquela região, sendo, portanto justificável o atendimento do pleito daquele povo como forma de valorizarmos um dos princípios fundamentais da Constituição Federal que é a democracia onde o governante que se preza zela pela força da maioria e oferece o mínimo de infraestrutura educacional para atender aos concidadãos em respeito aos direitos constitucionais e a demanda social de seu povo. Como foi uma reivindicação justa do povo daquela localidade quando passei lá por algumas vezes, inclusive na campanha, venho inspirada na vontade do povo solicitar do Exmo. Prefeito a construção de uma unidade escolar que atenda a demanda social deste logradouro.
Outrossim, entendo que até pela as dificuldades em deslocar-se para estudarem no assentamento Umburana onde o número de alunos é menor e consequentemente os professores também moram no PA Santa Rosa é justo que se cumpra este relevante compromisso público.
Diante do exposto solicitamos a mesa providências no sentido de resolvermos com a mais brevidade possível.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em  09 de abril de 2013.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA (PSD)
Vereadora Autora






 



Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá
Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN
CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80


Requerimento Nº042. ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ /2013                   Cerro Corá RN, em 09 de abril  de 2013.

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer ao Sr. Presidente, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação no sentido de construir um posto de saúde no Assentamento de Reforma Agrária Santa Rosa deste município para atender aquela população.
Justificativa:
Como é do conhecimento de todos que esses Assentamentos são bastantes povoados e sem o mínimo de infra-estrutura para atender aos cidadãos neles residentes e como foi uma reivindicação justa do povo daquela localidade quando passei lá por algumas vezes, venho sob esse legado solicitar ao Exmo. Prefeito a construção e implantação deste referido equipamento público para atender a demanda inclusive das comunidades adjacentes. 
Outrossim, entendo que até pela distância que se tem da sede do município até a comunidade se faz necessário o cumprimento deste compromisso social de grande valor para aqueles que ali habitam.
Diante do exposto solicitamos a mesa providências no sentido de resolvermos com a mais brevidade possível.

Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 09 de abril de 2013.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA (PSD)
Vereadora Autora
_______________________________________________________________________

VEREADORA GRAÇA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA LDO

Cerro Corá discutiu a LDO para o exercicio de 2014 nesta quarta-feira(10)

LDO - Lei de diretrizes Orçamentaria para o exercício de 2014 foi discutida nesta quarta-feira(10) em Cerro Corá no Centro de Convivencia dos Idosos - CCI, a abertura foi feita pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges e contou com a participação dos secretários municipais João Batista de Melo Filho (Administração), Adevaldo da Silva Oliveira (Educação), Maria de Fátima Melo (Assistência Social), José M.Gomes (Obras), Cleidiano Borges (Finanças), Francisco Canindé (Agricultura) presidentes de associações rural, sindicatos, comerciantes, empresários, representantes de órgãos públicos em diversas áreas e os vereadores Aldo Maciel, Everaldo Araújo,Valderi Borges, Manoel de Claudio, Erivanaldo Albuquerque e a vereadora Maria das Graças.
Diversos pontos foram acrecidos a pontos já expostos em momentos anteriores de forma divida as bases escolheram seus pontos de identificação onde discutiram e poderam  proporr sugestões para um desenvolvimento do município de acordo com seu orçamento previsto para o próximo ano.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fecam realiza 1º Fórum Estadual de Vereadores



Além da palestra do deputado peemedebista, durante o evento também acontecerá a posse da nova presidência da Fecam-RN, que agora é comandada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD). Na ocasião, o novo presidente da Fecam representará todos os vereadores do Estado entregando a Henrique Alves um documento que posiciona-se contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 35/2012 que acaba com salário dos vereadores com cidades com menos de 50 mil habitantes.
O vereador Francisco José cumpriu, em 40 dias, agenda intensa reunindo-se com vereadores de câmaras municipais das regiões do Mato Grande, Central, Oeste, Seridó, Trairí, Agreste passando pelos municípios de João Câmara, Angicos, Cerro Corá, Assu, Santa Cruz, Apodi e Baía Formosa. Este último recebeu nesta sexta-feira a visita da comitiva da Fecam-RN. Em todas as regiões, a intenção é integrar e mobilizar vereadores para a participação no 1º Fórum Estadual. O encerramento da agenda será em Pau dos Ferros, onde o presidente Francisco José Júnior reúne vereadores nesta segunda-feira (8).
Vereadores mobilizados contra PEC que desvaloriza classe
“Vamos defender permanentemente a bandeira do legislativo. Precisamos do legislativo forte, atuante e fiscalizador”, destacou o presidente da Fecam-RN, Francisco José Júnior, durante Encontro Regional de Vereadores do Agreste, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, no município de Baía Formosa.
Francisco José explica que a PEC 35/2012 desvaloriza os vereadores e convocou todas as Câmaras a lutarem juntas contra a aprovação da Proposta. “É regressão ao tempo. Esta PEC só tornaria os vereadores subservientes. O vereador precisa ser valorizado. É o único político de plantão 24 horas para atender a população. Somos mais de 80 mil vereadores no Brasil. Somos muitos e unidos somos mais fortes ainda. Essa voz precisa ecoar. E no Fórum do próximo sábado vamos iniciar este movimento”, destacou o presidente.
O vereador ainda observou que em todos os municípios por onde andou  no Estado o principal problema enfrentado pela população é a forte seca que inviabiliza a atividade rural. Hoje em Baía Formosa este assunto também foi tratado como prioridade. “As cidades clamam por soluções imediatas. A população do campo sofre muito. É uma das priores secas dos últimos tempos. Vamos nos mobilizar pelo apoio aos municípios atingidos”, destacou Júnior.

Nova lei obriga os pais a matricular criança de 4 anos na pré-escola


O governo federal  já publicou no “Diário Oficial da União” do dia (05), a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.  Como novidade, o texto muda o artigo 6º tornando “dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade”. A matrícula dessas crianças pequenas deve ser feita na pré-escola. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.
Segundo o Ministério da Educação, a lei publicada nesta sexta-feira é uma “atualização” da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo as emendas realizadas desde então.

A versão anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6 anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Foi preciso então “incorporar” na lei o dever dos pais de matricular os filhos de 4 e 5 anos.

A nova lei “abraça” a educação infantil e estabelece as suas regras. Segundo o documento, a educação básica será dividida entre pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. O currículo da educação infantil deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades culturais de cada região. Isto já valia para o ensino fundamental e o ensino médio.

Cerro Corá é a primeira cidade do interior do RN a firmar parceria com Universidade Livre



A parceria entre a Universidade Livre de Natal e Prefeitura de Cerro Corá  na sua apresentação superou todas as espectativas, o prefeito Raimundo Marcelino. Novinho fez questão de apresentar essa oportunidade de se capacitarem jovens, adultos, professores e profissionais liberais entre outros, são oportunidades em cursos conferências através de uma escola libertária e elitista para todos,  e o melhor as inscrições são gratuitas na prefeitura.

Metodologias com profissionais renomados foi assim que iniciou sua apresentação o professor Dr. Djason Barbosa Della Cunha é Filósofo do direito, educador e escritor tem graduação em História, Direito, Psicologia e Psicanálise, tem Pós-Graduação em Ética pelo Programa de Pó-Graduação em Filosofia da UFRN e em Teoria Psicanalitica pela Faculdade Redentor/RJ e ainda tem mais Mestrado em Antropologia, Doutorado e Pós-Doutorado entre outros é o criador da Unversidade Livre de Natal - UNILIVRE.

 Mais de 200 pessoas fizeram suas inscrições para participar e a abertura foi um sucesso
Professor Dr. Djason Barbosa Della Cunha fez uma palestra utilizando-se dos escritos do sábio Paulo Freire
 O publico
DJ Aildo