quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VEREADORA GRAÇA PARTICIPA DE REUNIÃO COM AS CONSELHEIRAS DO CT DE CERRO CORÁ

Na manhã de ontem quarta-feira ( 29) a vereadora  Graça juntamente com os colegas: Aldim, Everaldo, Valdinho,Erinho e  Zeca, o vice prefeito Joãozinho, a secretária de Assistência Social Fátima Mélo atenderam o convite do Conselho Tutelar do municipio através das Conselheiras: Clarice, Rosinha, Lucineia, Rânia e Jane e reuniram-se com o bjetivo de discutir a Lei nº 12.696, de 25 de julho de 2012.

Altera os arts. 132, 134, 135 e 139 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para dispor sobre os Conselhos Tutelares. Citado por 23
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Os arts. 132, 134, 135 e 139 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), passam a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha." (NR)
"Art. 134. Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a:
I - cobertura previdenciária;
II - gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal;
III - licença-maternidade;
IV - licença-paternidade;
V - gratificação natalina.
Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares." (NR)
"Art. 135. O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral." (NR)
"Art. 139. ....................................................................
§ 1o O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.
§ 2o A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha.
§ 3o No processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor." (NR)
Art. 2o (VETADO).
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 25 de julho de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
MICHEL TEMER
José Eduardo Cardozo
Gilberto Carvalho
Luis Inácio Lucena Adams
Patrícia Barcelos
Este texto não substitui o publicado no DOU de 26.7.2012 
A reunião foi esclarecedora, acredito que o exectivo mandará para a câmara a Lei municipal prorrogando o mandato das Conselheiras e com certeza terá todo o meu apoio, tendo em vista as conselheiras realizarem um excelente trabalho em nosso muncípio e já serem capacitadas para função.

BOA NOTÍCIA!



 Hoje  quinta-feira (31) todos os funcionários  públicos da prefeitura de Cerro Corá receberam seus salários relativos a Janeiro 2013!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Encontro de prefeitos: Novos gestores têm a oportunidade de adequar planos e melhorar ensino

No Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal nesta segunda-feira, 28, e na terça, 29, em Brasília, o Ministério da Educação apresentará a situação do ensino nos municípios e os programas capazes de melhorar a qualidade da educação. Aos gestores será mostrado um levantamento informatizado dos programas em andamento nos municípios, baseado na repactuação de acesso a programas do MEC por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

A presidenta da República, Dilma Rousseff, abre o evento nesta segunda-feira, 28, às 17 horas. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, faz palestra na terça-feira, 29, às 10h30, sobre as políticas de educação.

No encontro, prefeitos e secretários municipais de educação obterão detalhes sobre planejamento entre os municípios e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os prefeitos poderão também aderir aos programas de construção de creches e pré-escolas e de construção e cobertura de quadras poliesportivas, que terão o período de adesões reaberto. Na construção de creches, a prefeitura participa com a cessão do terreno. Há ainda a possibilidade de antecipação de recursos para custeio das novas unidades de educação infantil e de pagamento de 50% a mais do repasse por criança integrante do programa Bolsa-Família que estiver matriculada na rede pública ou conveniada de educação infantil.

Pacto — Uma prioridade do MEC é o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Trata-se de uma política destinada a melhorar a qualidade do ensino ao longo do tempo — a criança que não aprende a ler e a escrever, nem fazer as primeiras contas na idade adequada tem maiores chances de ser reprovada ou de abandonar a escola.

O pacto prevê avaliações com crianças de 7 e 8 anos para aferir a capacidade de escrever, ler, interpretar textos e fazer as primeiras contas. Estarão mobilizados mais de 360 mil professores alfabetizadores, que receberão bolsa de R$ 200. Também estarão envolvidos 18 mil monitores e 38 universidades.

Integral — Outro programa destinado a melhorar a qualidade do ensino básico é o Mais Educação, que estimula a educação integral nas escolas da rede pública. Mais de 30 mil instituições participam do programa, que amplia a jornada escolar para sete horas e oferece reforço escolar, esporte, cultura e lazer aos estudantes. A meta é atingir 60 mil escolas até 2014.

No encontro, os prefeitos poderão participar de oficinas sobre diversos temas e programa oferecidos pelo MEC, como os de transporte escolar, mobiliário escolar, educação digital, merenda escolar, livro didático; educação no campo; acesso ao ensino técnico e emprego; planos nacional e municipais de educação; prestação de contas e piso salarial do professor.

As especificações completas e os valores de todos os produtos disponíveis estão na página do FNDE na internet. Estados e municípios terão acesso ao Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registro de Preço (Sigarp) para aderir aos pregões de interesse de cada gestor municipal. De acordo com o produto escolhido, a compra pode ser feita com recursos próprios, de outras fontes ou, ainda, por meio de linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Confira 9 sugestões de esportes e aulas que vão turbinar sua saúde






MATÉRIA
Nove exercícios ideais para praticar no verão
Preparo físico é essencial para evitar lesões e outros transtornos

JÁ AJUDOU 1254 PESSOAS



// Sete confissões que você deve fazer ao educador físico antes de começar a malhar
// Bicicleta: compare os tipos e escolha a sua
// Correr em grupo: sete motivos para começar já




MATÉRIA
Musculação age no tratamento de sete doenças crônicas
Entenda como o treino alivia os sintomas de problemas como diabetes e artrite

JÁ AJUDOU 2787 PESSOAS


MATÉRIA
Mude seu treino e comece a correr em trilhas
Sair do asfalto queima mais calorias e trabalha mais os músculos

JÁ AJUDOU 838 PESSOAS

TV Minha Vida





Como escolher a atividade física mais indicada para mim?

JÁ AJUDOU 311 PESSOAS




Avaliação de Peso




Você conhece seu peso ideal?

Faça a Avaliação de peso ideal do Dieta e Saúde e veja como podemos te ajudar!

Descubra




Guias do Minha Vida



 




Guia de Corrida


Guia de Exercícios


Lutas


Bike




 





MATÉRIA
Você sabe fazer exercícios para combater a obesidade?

JÁ AJUDOU 1176 PESSOAS


MATÉRIA
Limpar a casa ajuda a perder peso tanto quanto se exercitar na academia

JÁ AJUDOU 372 PESSOAS


MATÉRIA
Excesso de exercício é tão prejudicial quanto sedentarismo, diz estudo

JÁ AJUDOU 714 PESSOAS

PUBLICIDADE

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O QUE É IDEB? APRENDA!



O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.


Secretário Municipal de Educação realiza visitas em todas as instituições de ensino do município


O secretário Municipal de Educação Adevaldo Oliveira juntamente com os gestores do Centro Rural Elio e Walfredo concluiram nesta terça-feira 22/01/2013 as visitas que já havia iniciado deste  quando o mesmo assumiu a Secretária de Educação na segunda semana deste mês em todas as instituições de ensino do município de Cerro Corá RN, tanto as rurais quanto as urbanas com o objetivo de ver e acompanhar de perto a situação da estrutura fisica das mesmas, na oportunidade  foi feito o levantamento do que seria necessário fazer quanto aos pequenso reparos. Diante da visitas foi observado que maioria das escolas estão em bom estado de conservação precisando apenas de alguns retoques.
FONTE- BLOG DO CENTRO MUNICPAL DE ENSINO RURAL!