terça-feira, 5 de abril de 2011

As oligarquias que elegem e deselegem

A site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br) dá início hoje a uma série de reportagens sobre Oligarquias.

Estreia com "A incrível bancada dos parentes na Paraíba". CCom um texto que traça o perfil da política paraibana onde pai senador tem filho deputado, mãe deputada tem filho senador, e no final das contas, dos 15 representantes do estado no Legislativo federal (Câmara e Senado), 14 têm parentes na política.
A série não deverá demorar muito para passar pelo Rio Grande do Norte, que continua com suas oligarquias (Alves X Maia) disputando espaços...
Fazendo uma conta rápida, vejamos quantos parentes sobem em palanques para pedir votos por aqui:

Dos 3 senadores da bancada potiguar:

1- Garibaldi Filho (PMDB) -
licenciado para ocupar o Ministério da Previdência, (assumiu o suplente Paulo Davim (PV), sem histórico familiar) entrou na política como chefe de gabinete do tio Agnelo Alves que era prefeito de Natal. Cresceu na política pelas mãos do tio Aluízio Alves, liderança maior, que foi governador, deputado, ministro duas vezes...e líder. Garibaldi foi prefeito de Natal, deputado estadual, governador duas vezes, e está no terceiro mandato de senador. Divide votos com o filho Walter Alves, deputado estadual no segundo mandato, cotado para disputar a Prefeitura de Natal, mas trabalhando mesmo para ser o próximo presidente da Assembleia Legislativa. O pai de Garibaldi, Garibaldi Alves, suplente da ex-senadora Rosalba Ciarlini, assumiu o mandato em definitivo com a eleição de Rosalba para o governo. Tio de Garibaldi, Agnelo Alves, rersponsável pela sua entrada na política, hoje é deputado estadual.

2- José Agripino Maia (DEM) -
senador no terceiro mandato, entrou para a política como prefeito biônico de Natal. Filho de Tarcísio Maia, ex-governador do Rio Grande do Norte. Agripino também foi governador. Tentou eleger, sem sucesso,a mulher Anita Maia, vice-prefeita de Natal. Hoje no Senado, faz dobradinhas eleitorais com o filho, deputado federal Felipe Maia, que está no segundo mandato, e é cotado para disputar a Prefeitura da capital potiguar.

3- Garibaldi Alves (PMDB)
- suplente da ex-senadora Rosalba Ciarlini, assumiu o mandato após eleição para o governo do Estado, quando Rosalba renunciou. Tem 87 anos. Irmão do ex-líder Aluízio Alves e do deputado Agnelo Alves, é pai do senador-ministro Garibaldi Filho, e avô do deputado estadual Walter Alves.

Da bancada federal na Câmara:

1- Henrique Alves (PMDB)
- deputado federal no décimo-primeiro mandato. Filho do ex-líder Aluízio Alves, sobrinho do senador Garibaldi Alves e do deputado Agnelo Alves, primo do deputado Walter Alves e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. Tem um casal de filhos adultos que não enveredaram para a política. Só deixará herdeiros se o caçula Pedro henrique, hoje com 9 anos, tomar gosto pela política. Antes de morrer, Aluízio Alves dizia que Pedro Henrique seria o seu único neto político. O tempo dirá.

2- Fábio Faria (PMN)
- deputado federal no segundo mandato, filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual vice-governador do RN, Robinson Faria. Fábio é cotado para disputar a Prefeitura de Natal. Solteiro, sem filhos.

3- Felipe Maia (DEM)
- no segundo mandato, também cotado para disputar a Prefeitura de Natal, é filho do senador José Agripino Maia, neto do ex-governador Tarcísio Maia. É solteiro, sem filhos.

4- Sandra Rosado (PSB)
- Filha do ex-deputado Vingt-Rosado, sobrinha do ex-governador Dix"Sept Rosado. Mulher do ex-deputado federal Laíre Rosado, mãe da deputada estadual Larissa Rosado e do vereador mossoroense Layrinho Rosado. Prima do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini.

5- Betinho Rosado (DEM)
- deputado licenciado para ocupar a Secretaria estadual de Agricultura do governo da cunhada Rosalba Ciarlini. É irmão do primeiro-damo do RN, Carlos Augusto Rosado, filho do ex-governador Dix-Sept Rosado. Primo da deputada Sandra Rosado. Na Câmara, Betinho foi substituído pelo deputado Rogério Marinho (PSDB), hoje sem parentes na política, porém, neto do ex-deputado federal Djalma Marinho.

Os outros 3 deputados, João Maia, Fátima Bezerra e Paulo Wagner...são desgarrados politicamente. Mas João é primo distante de José Agripino Maia, e irmão o deputado distrital Agaciel Maia e do vice-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia.

Pronto...
Agora, se for entrar para o cenário estadual....o negócio vai looonge...
Dos 24 parlamentares, pela ordem alfabética:

1- Agnelo Alves (PDT)
- Tio do ministro Garibaldi Filho, irmão do senador Garibaldi Alves, tio dos deputados Henrique Alves e Walter Alves, cunhado do deputado José Dias, pai do ex-deputado e ex-prefeito de Natal, candidato a prefeito mais uma vez, Carlos Eduardo Alves. Agnelo foi prefeito de Natal e de Parnamirim, e como suplente chegou a assumir o Senado Federal.

2- Dibson Nasser (PSDB)
- filho do vereador, ex-presidente da Câmara, Dicson Nasser.

3- Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), filho do ex-deputado Ezequiel Ferreira, irmão da vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão Ferreira, primo do ex-governador Iberê Ferreira.

4- Fábio Dantas (PHS)
- filho do ex-deputado Arlindo Dantas.

5- George Soares (PR)
- filho do ex-deputado e ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, neto do ex-deputado Edgar Montenegro.

6- Gesane Marinho (PMN)
- filha do ex-prefeito de Canguaretama, Jurandy Marinho.
7- Getúlio Rego (DEM)
- elegeu por duas vezes o filho Leonardo Rego para prefeito de Pau dos Ferros.

8- Gustavo Fernandes (PMDB)
- filho do ex-deputado e atual diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, neto do ex-prefeito de Pau dos Ferros e Água Nova e ex-deputado estadual, José Fernandes, e da ex-deputada e ex-conselheira do Tribunal de Contas, Lindalva Torquato.

9- José Dias (PMDB)
- cunhado de Aluízio Alves, Garibaldi Alves e Agnelo Alves.Tio afim do ministro Garibaldi Filho, do deputado federal Henrique Alves e do deputado estadual Walter Alves.

10- Larissa Rosado (PSB)- Filha da deputada federal Sandra Rosado e do ex-federal Laíre Rosado, irmã do vereador Layrinho Rosado, neta do ex-deputado Vingt-Rosado. vai disputar pela terceira vez a Prefeitura de Mossoró.

11- Leonardo Nogueira (DEM)
- marido da prefeita de Mossoró Fafá Rosado, herdeira da dinastia Rosado em Mossoró, onde estão listados a governadora Rosalba Ciarlini e o marido Carlos Augusto Rosado, e ainda a deputada sandra Rosado...

12- Márcia Maia (PSB)
- filha dos ex-governadores Lavoisier maia e Wilma de Faria (ex-Maia). Prima do senador José Agripino Maia e do deputado Felipe Maia.

13- Nelter Queiroz (PMDB)
- filho do ex-deputado Nelson Queiroz, irmão do prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz.

14- Poti Júnior (PMDB)
- tio do ex-prefeito de São Gonçalo Jarbas Cavalcante, irmão do ex-deputado Alexandre Cavalcante.

15- Raimundo Fernandes (PMN)
- já elegeu a mulher Nirinha Fernandes para um mandato na Assembleia, para a vice-prefeitura de São Miguel (cargo atual) e agora trabalha para elegê-la prefeita do município, administrado hoje por Galeno Torquato, sobrinho do deputado. Raimundo é primo do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas, Alcimar Torquato.

16- Ricardo Motta (PMN)
- filho do ex-deputado Clóvis Motta.

17- Vivaldo Costa (PR)
- irmão do prefeito de Caicó, Bibi Costa, e do ex-deputado Vidalvo Costa.

18- Walter Alves (PMDB)
- filho do ministro Garibaldi Filho, neto do senador Garibaldi Alves, sobrinho-neto do líder Aluízio Alves e do deputado Agnelo Alves, primo legítimo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e do deputado Henrique Alves.

Em outras instâncias do cenário local...

1- Rosalba Ciarlini (DEM)- governadora do Estado, ex-senadora, ex-prefeita de Mossoró. casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, nora do ex-governador Dix-Sept Rosado, cunhada do deputado Betinho Rosado.

2- Robinson Faria (PMN)
- vice-governador e secretário de Recursos Hídricos do Estado, deputado estadual por 6 mandatos, ex-presidente da Assembleia Legislativa. Filho do ex-deputado Osmundo Faria, pai do deputado federal Fábio Faria.

3- Micarla de Sousa (PV) -
prefeita de Natal. Sem tradição familiar, mas teve como exemplo o pai Carlos Alberto de Sousa, que mesmo desgarrado das oligarquias, se elegeu vereador, deputado estadual, federal e senador. Morreu há mais de 10 anos, não acompanhou a carreira política da filha. Micarla tentou, sem sucesso, eleger o maridoMiguel Weber e a irmã Rosy de Sousa, deputados estadual e federal,

4- Wilma de Faria (PSB)
- ex-governadora e ex-prefeita de Natal. Tem o nome cotado para disputar a Prefeitura no próximo ano. Entrou para a política pelas mãos do ex-marido Lavoisier Maia (ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal, ex-vice-governador) e do primo José Agripino Maia. Tem a deputada Márcia Maia como herdeira. Tentou eleger deputado, sem sucesso, o filho Lauro Maia.

5- Carlos Eduardo Alves (PDT)
- ex-prefeito de Natal e candidato a voltar ao cargo, filho do deputado Agnelo Alves, sobrinho do líder Aluízio Alves e do senador Garibaldi Alves, primo do senador-ministro Garibaldi Filho e do deputado-líder Henrique Alves. Foi deputado estadual, prefeito de natal, candidato sem sucesso a governador, agora quer voltar à Prefeitura.

Os sem laços familiares...

1- Geraldo Melo (PPS)
- ex-senador, ex-governador. Quando estava no poder ainda conseguiu eleger o irmão Pedro Melo deputado estadual. Sem sangue azul nas veias, não conseguiu seguir a carreira política. Foi derrotado na disputa pelo Senado, após ter sido abandonado pelos Alves e Maia, que trocaram o apoio prometido a ele pela eleita da époica, Rosalba Ciarlini. Rosado.

2- Aldo Tinoco - ex-prefeito de Natal, eleito pelas mãos da ex-prefeita Wilma de Faria. Ainda conseguiu eleger um irmão deputado, mas sem sobrenome, sumiu da política.

3- Wober Júnior (PPS)- ex-vereador, ex-deputado estadual, não conseguiu se eleger deputado federal.

4- Álvaro Dias (PDT) - Ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-presidente do PDT. sem laços familiares na política, se aliou ao ex-prefeito Carlos Eduardo, a quem entregou a presidência do PDT. Foi candidato a vice-governador na chapa deCarlos. Não se elegeu e perdeu o mandato de deputado.Em 2012 se dedicará à política de Caicó.

Ufa...
Que tem mais, tem...mas isso foi um texto corrido, sem pesquisa...Se tivesse aberto páginas, lido mais sobre nossa política familiar tão fiel às oligarquias, teria, certamente, encontrado mais. Muito mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário