quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Professor pode se inscrever para capacitação até o dia 8

As pré-inscrições para cursos de formação continuada na Plataforma Paulo Freire foram prorrogadas até 8 de fevereiro. Os professores das escolas públicas podem se candidatar em até três cursos de curta duração e especialização, oferecidos pelo MEC em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados.

A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de adequar a sua graduação.

O objetivo é proporcionar uma série de opções de cursos para que os professores se capacitem. Para isso, há cursos na modalidade presencial e a distância, em diversas áreas, como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura, uso de computador na escola, além de outros cursos em disciplinas básicas como matemática e língua portuguesa. Detalhes da oferta e o número de vagas podem ser consultados na Plataforma Freire.

Podem se inscrever professores que possuem formação específica para o magistério no nível médio (técnico ou normal) e os professores com licenciatura ou pedagogia. Os cursos têm carga horária entre 40 e 300 horas.

Especialização – Os professores ainda podem concorrer a uma das 22.426 vagas para especialização em 24 estados. Para esses casos, é necessário que os professores tenham se graduado em algum curso de licenciatura ou pedagogia. A recomendação é que o docente que já fez sua pré-inscrição em cursos de formação inicial não participe dos cursos de formação continuada com mais de 40 horas ou de especialização. O objetivo é evitar sobreposição e sobrecarga de trabalho dos professores.

Para participar, o professor deve acessar a Plataforma Freire, cadastrar seu currículo, escolher e se inscrever em um curso de formação continuada. A secretaria estadual ou municipal de educação a que o professor pertence analisará e validará a pré-inscrição. Após essa etapa, a secretaria autoriza a participação no curso e comunica à instituição de ensino superior, que matricula o professor no curso, faz a sua formação e o certifica. A validação dessa etapa acontecerá em fevereiro de 2010. A previsão é de que as aulas comecem no primeiro semestre do próximo ano.

Assessoria de Imprensa da Seed

Seleção unificada para instituições federais abre inscrições na sexta

Estará aberta a partir desta sexta-feira, 29, até 3 de fevereiro, a primeira etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para instituições federais que adotaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única do processo seletivo. Nessa primeira etapa, 23 universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) selecionarão candidatos pelo Sisu.

A Portaria Normativa nº 2, publicada na última quarta-feira, 27, no Diário Oficial da União, define as regras de seleção, estabelecidas pelo Ministério da Educação e pelos dirigentes das instituições federais.

O processo seletivo será realizado em três etapas. Em cada uma, o estudante poderá fazer uma opção de curso e instituição. Enquanto o período de inscrições estiver aberto, o sistema informará ao candidato a nota de corte (mínima) entre os que fizeram determinada opção. A nota de corte será atualizada ao fim de cada dia. Com isso, o candidato poderá alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso desejado inicialmente. As notas de corte serão informadas pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições de cada etapa.

Ao fim de cada etapa, o sistema classificará automaticamente os candidatos de acordo com a nota do Enem e com as vagas oferecidas pelas instituições. Os alunos classificados terão prazo para formalizar a matrícula na instituição.

As vagas não ocupadas na primeira etapa serão oferecidas na segunda. Os processos são independentes — estudantes que não tentaram a vaga na primeira etapa podem participar da segunda. Após a nova seleção e a realização das matrículas nas instituições, o sistema abrirá uma terceira e última etapa de seleção, com a oferta das vagas ainda não ocupadas.

Desempate — Será adotado como primeiro critério de desempate a comparação das notas obtidas pelos candidatos nas provas de redação. Em seguida, serão consideradas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Um último critério será a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato — vai prevalecer a inscrição mais antiga.

Peso — Algumas instituições participantes da seleção unificada adotarão pesos diferenciados para as provas do Enem. Nesse caso, o sistema informará o candidato sobre o peso adotado e fará automaticamente o cálculo da nota final, de acordo com as especificações da instituição. O estudante poderá consultar o próprio sistema sobre o critério de cálculo da nota.

O Sisu também oferecerá vagas específicas para políticas afirmativas. Essa informação estará disponível no sistema. Ao se inscrever, o candidato deverá optar por vagas de ampla concorrência ou de políticas afirmativas. As políticas afirmativas seguem o critério adotado pela instituição com base na decisão dos conselhos universitários.

Matrícula — Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos, de acordo com as notas do Enem e com as vagas oferecidas pelas instituições. A relação dos classificados em cada instituição será divulgada na página eletrônica do Sisu.

A matrícula dos candidatos selecionados será feita pelas instituições. Ao fim do período de inscrições, o estudante poderá consultar a página da Sisu para saber se foi selecionado e obter informações sobre os documentos exigidos para a confirmação da matrícula. Caso o estudante não faça a matrícula na universidade ou instituto para o qual foi selecionado, a vaga será aberta na etapa seguinte de inscrição.

Assessoria de Imprensa da Sesu

Leia mais...
Sistema de seleção facilita a escolha dos estudantes

Acontecerá amanhã a 4a Conferência da cidade de Cerro Corá!

CONVITE

O Prefeito Municipal Raimundo Marcelino Borges, O Conselho Municipal das Cidades e a Comissão Preparatória da 4ª Conferência Municipal das Cidades, convidam V.Sa. para participar da 4ª Conferência Municipal da Cidade a ser realizada no 29 de janeiro do ano de 2010, terá inicío ás 8:00 horas previsão para o término as 13h, realizar-se-a no CCI.

TEMA: "Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social".

LEMA: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".

O DEBATE ESTÁ ESTRUTURADO A PARTIR DE QUATRO EIXOS TEMÁTICOS:

1 - Criação e implementação de Conselhos das Cidades, planos, fundos e seus Conselhos Gestores nos níveis Federal, Estadual e Municipal;

2 - Aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade e do solo urbano;

3 - A integração da política urbana no território: política Fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação, saneamento; e

4 - Relações entre os programas governamentais - Como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a Política de Desenvolvimento Urbano.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ATENÇÃO, ATENÇÃO AOS ORGANIZADORES DE BLOCOS CARNAVALESCO DE CERRO CORÁ !!!!


A SAMAT- SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO, ATRAVÉS DO SECRTERÁRIO FRANCISCO DE ASSIS SANTOS, CONVIDA TODOS OS RESPONSÁVEIS DE BLOCOS CARNAVALESCOS PARA PARTICIPAR DE UMA REUNIÃO QUE SERÁ REALIZADA AMANHÃ DIA 27 DE JANEIRO ÀS 19h NA REFERIDA SECRETARIA, PEDIMOS QUE NÃO FALTE, A REUNIÃO TEM COMO OBJETIVO TRATAR ASSUNTOS RELACIONADOS A ORGANZAÇÃO DO CARNAVAL 2010.
ATENCIOSAMENTE,
FRANCISCO DE ASSIS SANTOS
SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO