sábado, 22 de janeiro de 2011

CERRO CORÁ RECEBERÁ COM ALEGRIA A EQUIPE DO PROJETO RONDON

400 alunos de universidades de Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, Palmas, Galeão (RJ), Salvador, Guarulhos (SP), Belo Horizonte, Uberlândia e Campo Grande, chegarão a Natal nesse sábado (22), para participar da Operação Seridó, do Projeto RONDON em vinte municípios do Estado, coordenado pelo Ministério da Defesa.

O Projeto Rondon é uma ação do governo federal, coorde¬nada pelo Ministério da Defesa, que tem por missão viabili¬zar a participação do estudante universitário nos proces¬sos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, atuando diretamente na capacitação de agentes multiplicadores existentes em municípios carentes.

NO Seridó, serão atendidos dos municípios de Carnaúbas dos Dantas, Cerro Corá, Equador, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

No dia domingo (23), às 11h, ocorrerá a cerimônia de abertura do Projeto no Centro de Convenções de Natal. A cerimônia contará com, a presença da governadora Rosalba Rosado Ciarlini, do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comandante militar do Nordeste, Américo Salvador de Oliveira.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Em sete anos, Brasil dobra o número de estudantes formados

Haddad destacou a evolução do ensino superior no país: “O mais importante é que essa evolução tem ocorrido com qualidade no ensino” (foto: Wanderley Pessoa)Em sete anos, o Brasil dobrou o número de concluintes na educação superior. Esse número, que foi de 467 mil em 2002, passou para 959 mil em 2009, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009, divulgado nesta quinta-feira, 13. O número de matrículas na educação superior brasileira aumentou de 3,5 milhões para 5,9 milhões nesses sete anos.

“A evolução dos números da educação brasileira tem sido satisfatória, e o mais importante é que essa evolução tem ocorrido com qualidade no ensino”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva, em Brasília. De acordo com o ministro, os dados do censo revelam que a educação superior no Brasil está mais acessível.

Dos 5.954.021 estudantes matriculados em 28.671 cursos de graduação presencial e a distância, 2.065.082 são ingressantes e 839.397 estão em instituições federais de ensino superior.

A região Sudeste concentra o maior número de matrículas — 2.516.712, que representam 49,2% do total. Em seguida, vem o Nordeste, com 965.502 (18,9%). Na região, 31,8% das matrículas são ofertadas em instituições federais e 31,4% em estaduais, enquanto no Sudeste a maior parte dos alunos (55,3%) está em instituições particulares.

O censo de 2009 registra 2.314 instituições de educação superior — 245 públicas e 2.069 particulares. No período de um ano, houve crescimento de 3,8% no número de instituições públicas e 2,6% no de particulares. O levantamento registra 186 universidades, 127 centros universitários e 1.966 faculdades. Além disso, 35 instituições federais públicas de educação profissional e tecnológica oferecem cursos superiores.

Letícia Tancredi