quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SEMANA NACIONAL DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLAS


A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto através do CAP - Centro de Atendimento Psicopedagógico- CAP, Celebra a Semana Nacional de Deficiências Intelectual e Múltipla, realizou na noite de ontem 27 de agosto, uma Mesa  temática: cujo tema: "Construindo uma história de Igualdade e de oportunidade para todos".
Na oportunidade compareceram para falar do assunto, os profissionais:  a psicóloga Alice Maria, o Médico Samir, Assistente Social  Mércia, a  Psicopedagoga Daguia Batista, veio também, falar sobre mãe de um filho deficiente, a senhora Jesi mãe de Juninho . Foi um momento especial e muito proveitoso, contou com a presença de professores/as, mães/pais de deficientes, psicólogos, psicopedagogos,assistentes sociais, conselheira tutelar, secretários: de Educação Adevaldo Oliveira, Saúde Ivonete, Assistência social Fátima Melo, o prefeito municipal Novinho, vice João Batista, vereadora Graça e o presidente da Câmara Everaldo.




SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLAS.



O QUE É DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
É o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, associado a uma limitação de duas ou mais das habilidades adaptativas, como o autocuidado, a comunicação, as habilidades sociais e acadêmicas, o lazer e o trabalho, entre outras.
Você sabia que até 8% da população pode ter uma deficiência intelectual?

Quais são as causas da Deficiência Intelectual?
Muitas são as causas da deficiência intelectual, sendo as mais comuns :
as condições genéticas; problemas durante a gravidez; problemas ao nascer e problemas de saúde depois que nasce como o sarampo ou a meningite , a desnutrição ou a exposição a venenos como o mercúrio ou o chumbo podem também originar problemas graves para o desenvolvimento mental das crianças.

Como identificar a deficiência intelectual?
Hoje, mesmo antes de nascer, já é possível diagnosticar se uma criança tem deficiência ou não. Assim sendo, também é possível PREVENIR.

Como fazer o diagnóstico da Deficiência Intelectual?
Exames médicos específicos, aplicação de testes padronizados, entrevistas e observação sistemática do comportamento.

IMPORTANTE!!!
A deficiência Intelectual não tem cura!!!
Todo investimento visa o pleno desenvolvimento do potencial apresentado pelo indivíduo e a inserção social na comunidade.
O DEFICIENTE INTELECTUAL NA ESCOLA...

O Deficiente  intelectual é uma pessoa que apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.
Estas limitações provocam, naturalmente, uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.

Como é a aprendizagem do Deficiente Intelectual?
·         Pela Lei, ele tem que estar na Escola regular e, no contra turno, frequentando o Atendimento Educacional Especializado;
·         É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo;
·         As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia.
·         É natural que enfrentem dificuldades na escola.
·         Mas, todas as pessoas com deficiência intelectual são capazes de crescer, aprender e desenvolver-se.
·         Com a ajuda adequada, todas as crianças com deficiência intelectual podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta.

AJUDE-NOS A CUMPRIR A LEI!!!

FAÇA A SUA PARTE!!!

Diferença de Henrique para Robinson diminuiu em relação a última pesquisa

O resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto Consult encomendada pelo Blog do BG/98 FM relata uma queda na diferença entre o candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) e seu opositor Robinson Faria (PSD).No dia 30 de julho, a vantagem de Alves sobre Faria era de 14,35 pontos percentuais. Na pesquisa de hoje a diferença diminuiu para 9,83 pontos percentuais.
 
DO BLOG: ACREDITAMOS NA VITÓRIA DE ROBINSON, O POVO É INTELIGENTE E SABE O QUE É MELHOR, E COM SUA ARMA VALIOSA, VOTA EM 55, PRA REALMENTE ACONTECER A MUDANÇA. AGUARDAMOS E VEREMOS SE DEUS QUISER!

PESQUISA DA CONSULT APONTA QUE FÁBIO FARIA SERÁ O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Bancada Federal do RN de acordo com a pesquisa Consult seria esses confiram

 
Ainda na pesquisa Consult, encomendada pelo Blog do BG e a 98 FM foi sondada a disputa pela Câmara dos Deputados. A pesquisa ouviu 1700 eleitores ente os dias 23 a 25 de agosto, em todo o RN. E a nova bancada federal do RN, pela pesquisa seria essa, na seguinte ordem:
 
Fábio Faria – 4,18%
Walter Alves – 3,41%
Felipe Maia – 3%
Sandra Rosado – 1,65%
Dra. Zenaide – 1,53%
Rafael Mota – 1,35%
Abraão Lincoln – 0,94%
Antônio Jácome – 0,88%

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Secretaria Municipal de Educação realizará nesta quarta-feira(27) Mesa Redonda


A secretaria municipal de Educação Cultura e Desporto através do CAP - Centro de Atendimento Psicopedagógico, na Semana Nacional de Deficiências Intelectual e Múltipla, realizara uma Mesa Redonda com a temática:"Construindo uma história de Igualdade e de oportunidade para todos".
Na oportunidade os profissionais, tais psicólogo, Médico, Assistente Social e Psicopedagogo estarão participando, juntamente com convidados.
Este evento acontecerá ás 19hs desta quarta-feira(27) no Auditório da Escola Estadual Querubina Silveira.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Candidatos apoiados pelo grupo da vereadora Graça Oliveira

Hoje segunda (25) apresentamos os candidatos do grupo da vereadora Graça Oliveira (PSD) que conta também com os vereadores Erinho (PTB) e Zeca (PT), sendo que os referidos vereadores não seguem a chapa completa. Também fomos informados que o grupo, com exceção de alguns, ainda não está fazendo campanha para presidente. 

*Deputado Estadual: Galeno Torquato – 55. 5555

*Deputado Federal: Fábio Faria – 5555 

*Senadora: Fátima Bezerra – 131 

*Governador: Robinson Faria - 55

PARTICIPEM PARA CONHECER E DEFENDER...




CONVITE
                                                                                                                                            
A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto através do  CAP – Centro de Atendimento psicopedagógico,  na Semana Nacional de Deficiências Intelectual e Múltipla, REALIZA uma MESA REDONDA com a temática: “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos”! com a presença dos seguintes profissionais: Psicólogo, Médico, Assistente Social e Psicopedagogo. Para tanto estamos convidando todos que desejarem para participar conosco deste ato, aumentando assim nossos conhecimentos em relação ao tema, bem como se situando na demanda que existe em nosso município.
Contamos com vossas presenças. 
Dia 27/08 (quarta-feira) às 19h00. no Auditório da Escola Estadual Querubina Silveira.

Adevaldo da Silva Oliveira
Secretário Municipal  de Educação, Cultura e Desporto



DE 21 A 28 É A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUL E MÚLTIPLA


SEMANA MUNICIPAL DA CULTURA POPULAR DE CERRO CORÁ TEVE SUA CULMINÂNCIA NO 23 DE AGOSTO DE 2014



A Semana Municipal da Cultura Popular de Cerro Cora foi criada através da Lei de 635/09 de autoria da vereadora Graça. É comemorada anualmente uma semana que antecede o Dia do Folclore. A cada ano o evento cresce. O encerramento foi no dia 23 de gosto este ano o evento foi muito participativo! Parabéns a todas as escolas que fizeram suas apresentações, ao serviço de fortalecimento de vínculos, a equipe da Secretaria de Educação que organizou, enfim a todos que diretamente ou indiretamente contribuiu para que o evento acontecesse, recebam os nossos votos de congratulação