sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VEREADORA GRAÇA APRESENTA DOIS REQUERIMENTOS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO!


Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº 175 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ /2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer à Mesa Diretora, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação para que seja implantado internet nas escolas municipais que não tem.

Justificativa:

Como é do conhecimento de todos que a internet é uma ferramenta de suma importância na vida das pessoas no mundo contemporâneo e sem sombra de dúvidas é um instrumento indispensável para que alunos e professores possam fazer pesquisas e acompanhar em tempo real os avanços tecnológicos que interessam a toda sociedade, as informações nela contida são importantes para o aprendizado e para a qualidade da educação. Portanto, entendo que não se deve ficar fora desse equipamento de grande valia para o processo de desenvolvimento das ações e para o avanço na qualidade da educação, oferecendo aos educandos e educadores ferramentas que no mundo globalizado em que vivemos são vitais tanto no acesso a novas informações como também nos meios de produção.

.

Sala das sessões, em 04 de novembro de 2011.

.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA

Vereadora Autora


Estado do Rio Grande do Norte

Câmara Municipal de Cerro Corá

Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN

CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80

Requerimento Nº 176­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ /2011

A vereadora que este subscreve, nos termos do Regimento Interno desta Casa, vem requerer à Mesa Diretora, que após ouvir o plenário, seja encaminhado, oficialmente ao Exmo. Sr. Raimundo Marcelino Borges, Prefeito Municipal solicitação para que seja construído muros das escolas: Municipal Manoel Belmino dos Santos na comunidade do Assentamento Santa Clara e na Escola Municipal Manoel Félix Barbosa na comunidade Várzea dos Félix.

Justificativa:

A construção de muro nas escolas é fundamental para que os educadores e demais membros que fazem este recinto escolar, tenham mais segurança e controle sobre os educandos principalmente crianças menores que estão no processo inicial de sua formação humana e não tem ainda o senso, a consciência necessária dos riscos que a vida nos oferece e dessa forma cometem muitos delitos contra a si e até contra outros colegas devido as chamadas escapadinhas que foge do controle da comunidade escolar. Portanto, entendo que esta reivindicação vem humanizar e melhorar um pouco o ambiente do qual a maioria da população participam direta ou indiretamente. Por isso venho através deste solicitar para que seja construída nestas Escolas o muro em todo seu entorno para que possamos dar um salto na infra-estrutura deste ambiente e dar visibilidade também aos feitos que tanto tem honrado e melhorado as estruturas físicas de nossos prédios públicos.

.

Sala das sessões, em 04 de novembro de 2011.

.

MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA

Vereadora Autora

Pessoas felizes vivem mais. A felicidade blinda o coração

Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que a felicidade pode ser a chave para uma vida longa, ou pelo menos mais longa do que se teria sem ela. A análise foi liderada por um cientista da University College London, no Reino Unido.

A pesquisa acompanhou 3.800 pessoas entre 52 e 79 anos durante cinco anos. Outros estudos analisaram a felicidade e a longevidade dos indivíduos baseando-se apenas em perguntas sobre o estado emocional de cada um. Já a nova pesquisa pediu aos participantes que classificassem os seus sentimentos de felicidade e ansiedade em diferentes pontos ao longo do dia.

Os pesquisadores alertam que o estudo não mostra uma relação de causa e efeito entre a felicidade e a longevidade, mas, sim, que a felicidade momentânea pode estar relacionada a processos biológicos ou fatores comportamentais que podem explicar a sobrevida de muitas pessoas.

Outro estudo, feito com mais de 1,5 mil pessoas no Canadá, mostra que a felicidade ajuda a blindar a saúde do coração. Pesquisas mais antigas mostravam que raiva e hostilidade, por exemplo, favoreciam os problemas cardiovasculares. Sintomas negativos como raiva, depressão e hostilidade aumentam as chances de alguém sofrer um infarto ou um derrame.

Este novo estudo, no entanto, quis enxergar qual é o impacto de bons sentimentos. Os resultados mostraram que as pessoas mais alegres têm 22% menos chances de desenvolver um problema cardíaco num período de 10 anos em comparação às pessoas com sentimentos neutros. Mesmo quando pessoas felizes estavam em depressão, os efeitos positivos ao coração eram mantidos.

Enquanto pessoas negativas tinham mais chance de desenvolver um problema cardiovascular. De acordo com os pesquisadores, são os fatores associados à felicidade que protegem o coração, como hábitos mais saudáveis, predisposição genética e impactos psicológicos que reduzem os níveis de estresse.

JOELMA, JOSENILDO E JAQUELINE VIAJARÁ PARA SÃO PAULO AMANHÃ... BOA VIAGEM!

É AMANHÃ QUE A NOSSA DIRETORA JOELMA, PROFESSOR JOSENILDO E NOSSA QUERIDA ALUNA JAQUELINE, VIAJARÃO PARA SAO PAULO, ONDE IRÁ PARTICIPAR DE UM GRANDE EVENTO REALIZADO PELO INSTITUTO ECOFUTURO. JAQUELINE IRÁ RECEBER A PREMIAÇÃO, A MESMA FICOU ENTRE AS 10 COLOCADAS NO BRASIL EM SUA REDAÇÃO, SÓ NO DIA 09 É QUE REALMENTE IREMOS SABER A REAL POSIÇÃO! MAS DESADE JÁ É UMA ENORME SATISFAÇÃO ELA ESTÁ ENTRE AS DEZ DO BRASIL!

DESEJAMOS UMA BOA VIAGEM A TODAS(0)!

PARABÉNS A MINHA COLEGA DE TRABALHO E AMIGA, QUE APAGA MAIS UMA VELHINHA HOJE!


Feliz Aniversário Ana Jelma!
Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos,
o que vivemos, é muito bom saber, que os anos vão
e nossa amizade cada vez mais forte.

Parabéns e muitas felicidades a você,
Desejo a ti paz,
saúde e tudo de bom que a vida possa lhe dar,
porque você merece!!!

Aqui estamos, mais uma vez...
Comemorando mais um ano de vida!
Um ano que está se iniciando para você !

Um abraçode sua colega de trabalho e amiga,

Graça

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE QUE DIRIGIR BÊBADO É CRIME MESMO SEM CAUSAR ACIDENTES.

Em meio à discussão sobre lei seca e bafômetro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que passou quase despercebida, mas deve balizar novas sentenças e até garantir no futuro a punição de infratores: dirigir bêbado, mesmo sem causar acidente, já é, sim, um crime.

Em decisão unânime, 5 dos 11 ministros do Supremo reunidos na 2.ª Turma rejeitaram no fim de setembro um habeas corpus (HC 109269) impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado.

Com argumentos semelhantes aos usados em dezenas de casos pelo País, o condutor destacou que o crime de embriaguez ao volante só passou a ser previsto de forma mais rígida em 2008, depois que a lei seca reformou o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Antes, só havia crime se o bêbado causasse algum dano ou agisse de forma imprudente. Mas, apesar da mudança, muitos juízes continuaram com o antigo entendimento, considerando na prática a lei seca ilegal.

Citando precedente da ministra Ellen Gracie, o relator do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante indagar se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não algum bem. "É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo."


Fonte: Trânsito no seridó

SUPERVISÃO,PROFESSORES(AS), ALUNOS(AS) DA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA EXECUTA ATIVIDADES SOBRE OS TEMAS TRANSVERSAIS

Terça- feira dia 01 de novembro os professores(as), alunos(as) do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Belmira Viana, apresentaram na quadra da comunidade, as atividades que realizaram sobre alguns temas transversais. Dentre os temas trabalhados destacaram-se: o amor, respeito, meio ambiente, preconceito e pluralidade cultural. Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola. Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual se organizam as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.






















MUTIRÃO DA DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL ACONTECE NESTA SEXTA E SÁBADO EM CERRO CORÁ

A Prefeitura Municipal de Cerro Corá através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), DFDA (Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do RN), e o INCRA-RN, avisa que nos dias 4 e 5 de Novembro, ou seja, nesta sexta e sábado, acontecerá o mutirão da documentação para os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município. A ação acontecerá no CRAS (Casa da Família), durante todo o dia a partir das 07:00 horas da manhã, onde você poderá retirar documentos como: Segunda Vias de Certidões de Nascimento e Casamento, Carteiras de Identidades, Inscrições Previdenciárias, Carteira de Trabalho e CPF, e as fotos 3×4 serão tiradas na hora.

O intuito do Programa é ampliar o máximo possível de Mulheres e seus Familiares a esse programa que desde 2005 vêm firmando parcerias para concretização dos mutirões que são realizados em todo o Estado.

Lembramos ainda que haverá transportes saindo das escolas de cada comunidade para transportar todos os interessados.

Não perca esta oportunidade de fazer sua documentação totalmente grátis, é nesta sexta e sábado a partir das 07:00 horas da manhã.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

VEREADORA GRAÇA, PARTICIPA DA CULMINÂNCIA DO PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA !

Na manhã de ontem dia 01 de novembro do corrente ano, a vereadora Graça participou da culminância do projeto "Família e escola juntos podemos fazer diferentre". Realizado pela Escola Muninicipal Sebastiana Alves Nôga que há quatro anos vem desenvolvendo esse projeto de grande envergadura para a comunidade escolar. O projeto tem como uma das finalinalidades aproximar a família da escola, ou seja, trazer a família para dentro da instituição escolar, oportunizando as mesmas acompanharem os trabalhos realizados pelos seus filhos e ao mesmo tempo oferece vários serviços como: corte de cabelo, escova, maquiagem, exame de glicemia, verificação da pressão arterial, emissão do cartão do SUS, palestras educativas, entre outros, através de voluntários e os funcionários da escola. Parabenizo as gestoras Luciene (Boneca) e Rita, a equipe pedagógica: Suele coordenadora, as supervisoras Alizandra, Maria Ferreira, e o supervisor Maneto , todos(as) professores/as, alunos, voluntários que doaram seus serviços para que acontecesse essa ação tão importante para o processo de educação e interação social de nossa gente! A família é a grande parceira da escola, com certeza, quando a família colabora o filho/aluno tem um melhor rendimento escolar!












Os personagens do projeto TRÂNSITO: Educação para a Vida do PROJOVEM ADOLESCENTE também estiveram presentes nesta ação cidadã: