quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Comissão da seca conclui visitas as comunidades do sertão em Cerro Corá/RN


Comissão formada pela vereadora Graça Oliveira, a presidente do STTR de Cerro Corá Ana Maria o secretário municipal de agricultura Francisco Canindé, Ponteiro e blogueiro DJ Aildo, estiveram durante 03 dias visitando varias comunidades do município de Cerro Corá, com objetivo de avaliarem a situação de estiagem e as condições dos açudes e poços e a situação hídrica do município, também participaram na primeira visita o representante da Caern Antônio Silva, os vereadores Erinho e Valdinho.

Nesta quarta-feira (04) foram visitadas as comunidades de Recreio, Varzinha, Porta d’água, Serra do Meio (Assentamento São Francisco).
fonte: blog do Aildo

Após essas visitas a comissão se reunirá para elaborarem um relatório que será apresentado em uma reunião na cidade de Caicó em 10 de fevereiro.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Comissão da seca de Cerro Corá continua visitando as comunidades rurais



A comissão que está visitando as comunidades do município de Cerro Corá termina hoje sua avaliação, para em seguida se reunirem e providenciar o relatório que será entregue na grande reunião próximo dia 10 na cidade de Caicó/RN, na visita realizada nesta terça-feira(03), aos assentamentos: Santa Rosa, Umburanas e na comunidade Serra Verde foram constatados a seguinte situação; açudes e barragens secos, poços com pouca vazão de água mais que pelo menos ainda tem, das comunidades visitadas a serra verde que hoje é abastecida por carro pipa e fica num lugar com muitas porteiras e colchetes dificultando o transporte dos carros pipas e outros, deveria passar por uma melhoria no acesso, quanto a falta de água as fotos dizem a realidade, é porque existem esses poços que a situação é boa, pelo contrario os animais estão se extinguindo, mesmo com o poço também tem o carro pipa abastecendo.
Fonte: Blog do Aildo

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Reunião da equipe técnica da reelaboração do PME-plano Municipal de Educação juntamente com o secretário Adevaldo Da Silva Oliveira, respondendo um instrumental de monitoramento. O encontro aconteceu ontem (02) de fevereiro na secretaria de educação.

o plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. trata-se de uma exigência prevista na lei federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o plano nacional de educação (pne).

um plano municipal de educação não é um plano somente da rede de ensino do município, mas um plano de educação do município. assim, o plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

deve ser elaborado em consonância com o plano estadual de educação e o plano nacional de educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.


Comissão do Grito da Seca visita açude do Pinga em Cerro Corá/RN

 

A comissão formada na audiência publica realizada na câmara municipal em Cerro Corá na ultima sexta-feira 30, que discutiu o "Grito da Seca", composta pelos vereadores/a Erinho ,Valinho, Graça, a presidente Ana Maria representando STTR e o secretário de agricultura Francisco Canindé,Ponteiro,representando o poder executivo, o chefe do escritório local representando a Caern,  Toinho, eco blogueiro DJ Aildo e auxiliares, estiveram na manhã desta segunda-feira(02) visitando o açude do Pinga responsável pelo abastecimento da sede do município e as instalações das bombas da Caern.

No açúde ficou constatado sua situação como vista nas fotos, é realmente preocupante a dimensão do açude e atual visualização hoje, na opinião do representante da Caern, a água é suficiente para mais dois meses, se permanecer tendo apoio da população, caso contrário março seja o prazo final, no local das bombas foi mostrado como já está pronto a modificação dos registros para um eventual uso da água vinda da adutora serra de Santana, água vinda da barragem Armando Ribeiro Gonçalves que também não está com sua capacidade ideal para abastecer mais um município, tudo isso que foi visto será relatado e entregue na audiência do grito da seca que será realizada em Caicó dia 10 de fevereiro.

Essa comissão ainda visitará poços e outros açudes em outras comunidades do município.
fonte: blog do Aildo.

Governador participa da Procissão de Nossa Senhora da Piedade de pés descalços.




Milhares de pessoas foram às comemorações da Festa da Padroeira da cidade de Espírito Santo, distante 69 quilômetros da capital, na região Agreste, no dia de hoje, 2 de fevereiro, numa celebração que começa às 6h da manhã e culmina com a procissão no meio da tarde e que contou com a presença do governador Robinson Faria, que se misturou à multidão. A cidade que tem apenas 12 mil habitantes fica repleta de romeiros que vêm de localidades vizinhas e também de estados como Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Como é de costume na fé católica cristã, os romeiros costumam pagar promessas durante a procissão para Nossa Senhora da Piedade. Em se tratando das características dos fiéis devotos dela, era comum observar mulheres vestidas com túnicas azuis, levando pedras na cabeça e de pés descalços. "A fé das pessoas é algo muito bonito de se ver", observou o governador que, a certa altura da procissão, também retirou os sapatos e andou boa parte dos dois quilômetros do percurso por entre as ruas da cidade, de pés descalços.

Reza a lenda que há mais de um século (algumas pessoas falaram em 120 anos, mas não há registro oficial) os moradores da cidade sofreram com uma peste que estava matando as pessoas. Um português que lá vivia pediu misericórdia à Nossa Senhora da Piedade, sob a promessa de que caso a epidemia passasse, ele traria uma imagem da Santa, que carrega o Cristo no colo, direto de Portugal. Quando as pessoas pararam de morrer, o português cumpriu a promessa e os moradores de Espírito Santo foram buscar a imagem da Santa, junto com ele, na cidade de Canguaretama, já que ela veio de navio.
FONTE: JBELMONT