sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AS PROVAS DO ENEM FORAM ADIADAS PARA NOVEMBRO!

O adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido a suspeita de fraude, vai atrasar o vestibular mas não prejudicará o processo seletivo das três instituições do Rio Grande do Norte que utilizarão as provas do Enem seriam aplicadas no sábado e no domingo próximos. O adiamento foi definido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na madrugada de ontem, depois de informado que as questões das provas tinham vazado. O vazamento foi divulgado pelo jornal o Estado de S. Paulo, que foi contactado por um homem que tentou vender as provas impressas por R$ 500 mil. O Ministério daEducação divulgou ontem que a prova será realizada em novembro, com data ainda a definir.

A Ufersa, a Uern e IFRN já estão se organizando no sentido de adaptar o processo seletivo ao novo calendário de provas que será anunciado pelo MEC. "Estamos confiantes que o MEC tomará todas as medidas necessárias para o Enem manter seu nível de qualidade e confiabilidade", afirmou Josivan, prevendo que até o começo do mês de fevereiro o aluno inscrito na Ufersa poderá participar da primeira seleção de curso e as aulas deverão iniciar no começo de março.

A opinião de Josivan é compartilhada pelo diretor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha. Segundo ele, o adiamento não atrapalhará o processo seletivo das universidades que trabalham com uma margem de tempo justamente para corrigir possíveis problemas.

O Enem de 2009 recebeu em todo país um total de 4.576.126 inscrições. O Rio Grande do Norte inscreveu 87.820 candidatos, um número superior a 12 estados da Federação. No estado, muitos inscritos no Enem desejam vaga em umadas três instituições vinculadas ao exame ou conseguir bolsas do ProUni nas faculdades e universidades particulares.

Mais tempo

Se por um lado, o adiamento das provas do Enem trouxe algum contratempo para as instituições, por outro, ajudou os candidatos que agora poderão ter até 45 dias a mais para estudar. É o caso da aluna do IFRN, Rafaela da Silva Gadelha, 24 anos, que vai fazer o exame pela segunda vez. Seu objetivo é conseguir uma bolsa no curso de uma faculdade particular através do ProUni. "Confesso que achei bom o adiamento porque tenho me dedicado pouco devido a um estágio que estou fazendo", justificou ela.

Já a aluna do curso integrado de Edificações do IFRN, Amanda Bessa Siqueira, 16 anos, demonstrou indiferença no adiamento. "Não estou preocupada com isso, estou preparada para o exame, não estou com medo da prova. Isso me dá mais segurança para depois tentar vaga no curso de Engenharia Civil", disse ela.

Sistema unificado

De acordo com Josivan Barbosa, reitor da Ufersa, a instituição é a única a adotar integralmente o novo Enem como fase única. Não existe nenhum outro formato que dê acesso à instituição, ao contrário do IFRN e da Uern que aderiram parcialmente. No IFRN, por exemplo, apenas dois cursos adotaram o sistema. Os demais vão se utilizar apenas das notas do Enem para o processo seletivo. Já na Uern, o aluno pode optar para ser avaliado pelas notas do Enem ou pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV).

No caso específico da Ufersa, o aluno terá a oportunidade de participar de cinco rodadas para a escolha do curso em qualquer instituição no país que queira estudar. Mas só poderá fazer uma escolha por vez. Se na primeira escolha não tiver pontos suficientes, terá ainda mais quatro rodadas.
+ Mais -Polícia Federal investiga fraude.
fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário