segunda-feira, 18 de julho de 2011

V -CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

N o último dia 13 de Julho, quarta-feira, aconteceu em nosso município , no centro de Convivência do Idoso, a V - Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”, com o eixo: ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE – UM DESAFIO PARA O SUS".

A convidada foi a senhora Maria Cordélia de Araújo, da cidade de Caicó - RN que debateu três eixos importantes, veja abaixo fotos:

Faixa da V - Conferência Municipal de Saúde de Cerro Corá - RN

Composição da Mesa de abertura: A primeira pessoa da esquerda é a irmã Rossilda, em seguida o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Antônio Gomes, proseguindo o médico do PSF Ipueiras Dr. Valentim, após ele a Vereadora Graça, usando a tribuna no momento a primeira dama Ivonete, representando o Prefeito Raimundo Marcelino que estava em Brasília tratando de assuntos referentes ao nosso município, após ela o Secretário Municipal de Saúde Jailmar Jargas, proseguindo a mesa a Drª Carlla Cilene Coordenadora do PSF da nossa cidade, ao lado da mesma a Senhora Maria Cordélia, Conferencista convidada, e por último o Dr. Paulo Libânio, odontólogo do PSF Centro. Os mesmos se expressaram, falando da alegria de estarem contribuindo para a saúde do município.

O Secretário Municipal de Saúde Jailmar Jargas expressando a importância do momento na tribuna de abertura da V - Conferência Municipal de Saúde de Cerro Corá - RN.

A vereadora Graça expressando a importância do evento, e pedindo que todos participasse para que assim nossa saúde possa melhorar a cada dia, junto a ela esteve também o vereador Evilásio Bezerra, que estava, também, como trabalhador em saúde.

A conferência contou com a presença de representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social, direito das crianças e adolescentes, comitê de segurança alimentar, Conselho Municipal de Educação, funcionários das diversas áreas da saúde do CREAS e CRAS, Agente de Endemias, Auxiliares de Enfermagem das unidades de Saúde, estudantes de enfermagem, médicos, bem como, também, representantes da comunidade do nosso município.

A conferencista Maria Cordélia, executando a exposição das diretrizes que foram trabalhadas:-
Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade,
universalidade e equidade;
- Participação da Comunidade, Controle Social e Conselhos Locais de Saúde;
- Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde).
No período da tarde, após as apresentações feitas pela conferencista, foi formado os grupos com os diversos participantes, alguns representantes do governo, outros representantes dos usuários, e outros representando os trabalhadores de saúde.
Na foto acima está o grupo 01, que se deteve na diretriz:
- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade,
universalidade e equidade.
O grupo 02 se deteve na diretriz:
Participação da Comunidade, Controle Social e Conselhos Locais de Saúde;
O grupo 03 deteve-se na Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde)
Após a reunião dos grupos, foi realizada a apresentação dos trabalhos, no registro fotográfico acima está o grupo 01, apresentando as suas propostas que vão ser encaminhadas a 7ª conferencia estadual de saúde e também a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
O grupo 02 apresentando as suas propostas, e diga-se de passagem, foi bem discutido a questão do Conselho Municipal de Saúde, que agora em 2011 já registrou-se muitos avanços em relação aos anos anteriores, muitas foram as propostas apresentadas por este grupo.

O grupo 03, focou as suas propostas na área do financiamento na saúde, a Drª Crlla Cillene, esclareceu muitas dúvidas dos participantes com relação a política de financiamento do SUS.


Após todos os cumprimentos da programação, foi realizada a eleiçãos dos delegados que irão participar da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.
Representando o Segmento Usuários foram eleitos como titulares, os partcipantes: Antônio Gomes - Presidente do Conselho Municipal de Saúde, a Senhora Francisca Severiano, Ivanilson oliveira, Rânia Faustino - integrante do CMS - Pastoral da Criança. Representando o Governo foram eleitos Jailmar Jargas - Secretário Mun. de Saúde, e Adevaldo Oliveira - Sec. Mun. de Adminstração, como titulares, o seus suplentes são: Joel Avelino - Sec. Mun. de Obras, e Maria Amália - Sec. Mun. de Assistência Social. Representando o segmento trabalhadores de saúde foram eleitas as senhoras: Glória Silva - ACS e Ana Paula - Enfermeira do PSF Baixa Verde, Zona Rural do nosso município, seus suplentes são Josiele Elias - Enfermeira da Unidade Mista Clotilde Santina (Hospital) e Everaldo Araújo - ACS.

A Conferência contou com uma comissão organizadora que contou com:
I. Presidente; II. Coordenador/a Geral; III. Secretário/a Geral; IV. Comissão de Relatoria;
V. Comissão de Comunicação e Mobilização Social; VI. Comissão de Infra-estrutura;
A Conferência contou com 32 delegados e mais de 40 convidados


Nenhum comentário:

Postar um comentário