quinta-feira, 25 de março de 2010

A VEREADORA GRAÇA E A ESTRADA DA PRODUÇÃO “UMA LUTA INCANSÁVEL DE UM SONHO ANTIGO E UM MARCO REAL”

Ao falar da Estrada da Produção, logo, lembramos da luta da Vereadora Graça desde o princípio e do PMN que adotou como bandeira de luta, tanto esta, como o Sistema de Esgotamento Sanitário de nossa cidade. Isto se deu no momento em que fundamos o Partido em nosso município. Este foi o primeiro passo. Segundo passo foi encaminhar o pedido ao Deputado Estadual Robinson Faria para que ele assumisse esta luta como Presidente da Assembléia Legislativa do RN e ele de pronto disse a mim, a Geraldo e a Graça que a Estrada da Produção seria seu foco de luta e o Sistema de Esgotamento Sanitário o segundo foco, e logo colocou em pauta requerimento de sua autoria que oportunamente foi aprovado por todos os Deputados. Onde uma grande parte dos Deputados também já havia colocado requerimento fazendo esta mesma solicitação. Mas o que nós queríamos era que Robinson tirasse a estrada do papel, que tivesse começo, meio e fim. No entanto a partir da vitória de Graça como a Vereadora mais votada em nosso município, fortaleceu o PMN e encorajou o Deputado Robinson Faria ainda mais na luta para tirar do papel esta obra tão sonhada por todos os habitantes dos municípios beneficiários. E ao visitá-lo na Assembléia Legislativa ele pediu que a Vereadora Graça ao assumir seu mandato colocasse na Câmara Municipal, requerimento solicitando uma audiência pública com o Diretor do DER, seu aliado político Jader Torres, com as lideranças políticas dos municípios interessados nesta obra, Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, São Tomé e Florânia. Com o propósito de falar sobre o projeto que a esta altura já estava em fase de elaboração e retoques finais, no sentido de discutir com as lideranças os impactos econômicos e sociais relacionados ao projeto, dar uma dimensão política maior que pudesse pressionar o Governo e tornar a obra irreversível. Bem como escolher o trecho que as lideranças achassem melhor para ser iniciado. Naquele momento o Deputado disse a nós que era com ele, pois a Governadora Vilma iria enviar a Assembléia Legislativa um projeto objeto de empréstimo e ele iria negociar incluindo esta obra dentro desses recursos, sob pena de não ser facilitada a aprovação pela casa dos dois pedidos de empréstimos pelo Estado do RN, sendo um no Valor de 300 milhões e outro no valor de 168 milhões. Portanto cumprido todos os pré-requisitos de ambas as partes, foi feita licitação da Obra, a empresa ganhadora e a DELF Empreendimentos e ontem na cidade de Lagoa Nova presenciamos a Governadora assinar a Ordem de serviço. Diante do exposto quero agradecer

A Vereadora Graça, pela luta exitosa de conseguir este feito, fruto de uma luta e apoio político, de ter assanhado a classe política para dirigir o foco para Estrada da Produção, de ter colocado requerimento na Câmara e conseguido o apoio de seus pares.

Ao Deputado Estadual e Presidente da AL, Robinson Faria pelo empenho majestoso, de ter abraçado esta causa como se fosse sua em prol do desenvolvimento da Serra de Santana, viabilizando o projeto, garantindo os recursos e mobilizando os Deputados para concretização deste grande feito.

Ao Ex-Diretor do DER, Jader Torres, por ter concretizado os serviços topográficos, o Projeto, ter apresentado a todas as lideranças políticas da Região, marcado licitação e tornado o projeto irreversível.

Aos Deputados que aprovaram o requerimento, viabilizaram os recursos junto ao Deputado Robinson Faria, e que sempre estiveram ao lado de nosso povo nesta ação inovadora para a Região da Serra de Santana

Ao Prefeito Novinho, que sempre estava de plantão no DER, lutando, cobrando a efetivação desta obra junto com seus colegas Prefeitos.

Ao Presidente da Câmara Ronaldo Vilar, por ter imediatamente tomado todas as providências para que a audiência pública acontecesse, mobilizando todas as lideranças políticas da Região onde serão beneficiadas com esta grande ação.

Aos Vereadores, que compreendendo a dimensão desta obra no processo de desenvolvimento de nosso município, sempre foram unânimes em defender juntamente com a Vereadora Graça a concretização deste feito.

A Governadora Vilma Maria de Faria, que finalmente após 7 anos de promessas, torna realidade assinando a ordem de serviço da primeira etapa do projeto do trecho de 22Km, compreendido Cerro Corá/Lagoa Nova orçado no valor de 9,8 milhões de reais, efetivando o verdadeiro marco real desta grande ação inovadora para a Serra de Santana, muito embora o trecho a ser iniciado, não seja o escolhido pelas lideranças presentes na audiência p´blica realizada pela Câmara Municipal de iniciativa da Vereadora Graça, mas de qualquer forma é o grande começo.

Parabenizar ao povo, desses municípios beneficiados com esta obra, tão sonhada durante muitos anos que agora torna-se realidade para o bem do povo e o desenvolvimento da Serra de Santana.

No entanto quero também enfatizar que esta obra teve também um impulso da empresa GESTAMP, que ao decidir concorrer para investir na implantação de usina de geração de energia dos ventos na Serra de Santana, também pressionaram o Governo a investir neste sentido como prioridade.

Adevaldo da Silva Oliveira

Autor

Fonte: Blog ASO no Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário