quinta-feira, 25 de março de 2010

SANEAMENTO BÁSICO SONHO DE UM POVO, VIDA DO ELOI DE SOUZA



Nada mais importante para o meio ambiente do que saber da notícia que em algum lugar do planeta estar se fazendo Saneamento Básico de algum lugarejo, imaginemos então, uma cidadezinha como a nossa Cerro Corá, onde todos os dejetos têm um destino rudimentar, ultrapassado, mortífero que é o açude Eloi de Souza e conseqüentemente quando sangra vai para o pinga que por sua vez volta a nossa casa para o consumo humano. Nós podemos até denominar que somos feras feridas. Feras por enfrentarmos a vida já difícil consumindo água sem consciência de sua composição real em termos principalmente de metais pesados de forma passiva, mas enfrentando assim mesmo. E ferida porque com certeza muitas das doenças que hoje são focadas na população não há outra explicação a não ser o consumo excessivo de dejetos tratados pela CAERN. Bem como: ferindo nosso meio ambiente com tantas mazelas jogadas no açude Eloi de Souza que poderia ser um cartão postal no sentido mais amplo da palavra, promover o turismo. Muitas vezes foram feitas análise das águas e não tivemos respostas, outras enviadas com supostas palavras científicas que só as pessoas do meio sabem definir aqueles códigos. Porque será que não obtivemos respostas claras? Porque será que a CAERN não envia técnicos capazes de esclarecer o real teor das águas vendidas por ela mesma? Ficam as perguntas no ar. Mas por sorte nossa a Vereadora Graça colocou requerimento de número 73/2009 de 27 de Março de 2009, na Câmara Municipal pedindo o Sistema de Esgotamento Sanitário de nossa Cidade, pediu ao Deputado Robinson Faria ajuda para reforçar o pedido do Partido do PMN, foi aprovado pela casa Legislativa de nosso município e encaminhado ao Prefeito Novinho pelo Presidente Ronaldo, o Prefeito foi à luta, readaptou um projeto antigo que existia na CAERN, colocou debaixo do braço, pediu ao Ministério do Turismo, o financiamento do projeto, usou as forças políticas necessárias e como era o único Projeto neste sentido lá e dentro do prazo, o mesmo se tornou irreversível. Foi aprovado nosso projeto do Saneamento Básico um sonho antigo do povo que trará vida para o açude Eloi de Souza e melhor qualidade de vida para o povo.

Parabéns,

A Vereadora Graça, pela grande conquista para o nosso povo em ver seu requerimento tornando-se realidade para o bem de todos.

Ao Prefeito Novinho, pela luta, pelo empenho obstinado de sempre estar em sintonia com o sentimento do povo, tornando sonhos em realidade pelo bem da coletividade por uma cidade melhor de se viver.


Adevaldo da Silva Oliveira
Autor
fonte: Blog ASO no Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário