No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro
princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do
trabalho pedagógico:1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;2.
o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos
ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado
logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros
discursivos de circulação social e a situações de interação em que
as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;3.
conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser
apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler,
escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das
prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador
tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.
Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que
ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos
que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter
clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua
prática.
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