quarta-feira, 4 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA SEMANA SANTA EM C.CORÁ

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM CERRO CORÁ

04/04 – Quarta-feira Santa

19h00: VIA-SACRA LUMINOSA – Início em frente ao Hospital Maternidade Clotilde Santina, em direção à Igreja Matriz. Cada participante deverá conduzir a sua lanterna ou tocha. Logo após, confissão comunitária.

05/04 – Quinta-feira Santa

INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL

Com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor tem início o Solene Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, que possui o seu ponto alto na VIGÍLIA PASCAL e encerra-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A celebração da Santa Ceia nos recorda o dia santo em que Jesus predisse a sua Paixão e Morte e despediu-se dos seus apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio da Nova Aliança. Durante a Santa Missa, o sacerdote lava os pés de 12 pessoas convidadas, na tradicional cerimônia do “lava-pés”, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e dizer: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, significando que devemos servir uns aos outros, com total humildade, gratuidade e amor. Ao final da Santa Missa, os altares são desnudados e faz-se a transladação do Santíssimo Sacramento para uma capela anexa, onde Jesus será adorado pelos fiéis. 08h00: Missa do Crisma (dos “Santos Óleos”), com a renovação das promessas sacerdotais, na Catedral de Sant´Ana, em Caicó. 16h00: Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, na Capela de Santa

Clara, Vila “A”. 19h00: Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, na Igreja Matriz de São João Batista. Logo após, Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo a pauta da adoração.

06/04 – Sexta-feira Santa Nesse dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne, enquanto a companha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação, até sua entrega total no madeiro da cruz. Não se celebra a Santa Missa ou qualquer outro sacramento, mas torna-se parte da ação litúrgica da Paixão do Senhor, que se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Sagrada Comunhão. Deve-se guardar o silêncio, que favorece a meditação sobre o grande mistério da nossa salvação, por meio do sacrifício do Filho de Deus. A coleta deste dia é destinada a ajudar a preservação dos LUGARES SANTOS.

04h00: CAMINHADA DOS DESCALSOS, saindo da Igreja Matriz rumo à Capela de Nossa Senhora da Esperança, no Assentamento Santa Clara, Vila “B”. Cada participante deverá conduzir o envelope com a sua oferta para o término da construção da capela desta comunidade. Lembramos que a contribuição de cada um é muito importante p a r a e s s e p r o j e t o e d e m o n s t r a comprometimento com os irmãos e com a Igreja.

08h00 às 15h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo a escala de pastorais e movimentos para a adoração.

15h00: SOLENE LITURGIA DA PAIXÃO DO SENHOR. Logo após, encenação da Paixão de Cristo, Procissão com o Senhor Morto e Fogueira Santa (quem for participar, trazer os pecados escritos num papel para serem queimados).

07/04 – Sábado Santo Durante o dia, a Igreja guarda silêncio epermanece reclusa diante do sepulcro do Senhor, meditando a sua aniquilação total pela salvação dos pecadores. À noite, celebra - se aSOLENE VIGÍLIA PASCAL, “a mãe de todas a vigílias da Igreja” (Sto. Ambrósio) e celebração mais importante de toda a Semana Santa. A Igreja proclama solenemente a sua fé na ressurreição de Jesus e convida todos os fiéis a alegrarem-se pela vitória de Cristo, que é a nossa própria vitória. A ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. O círio pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge das trevas, representa Cristo ressuscitado, vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo.

21h00: MISSA DA VIGÍLIA PASCAL (Missa da Aleluia). Os fiéis deverão trazer uma vela, para ser acesa no Círio Pascal, que simboliza Cristo Ressuscitado, luz do mundo.

08/04 – Domingo da Páscoa

Páscoa significa “passagem”. A Páscoa de Cristo é a sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano. Reunidos na alegria deste dia da Páscoa, celebremos a vitória de Cristo e procuremos valorizar, como sinais desta vitória, as conquistas e vitórias da comunidade e mesmo os passos de libertação que cada um de nós, pela força do Espírito, deu em sua vida pessoal.

08h00: Missa da Ressurreição do Senhor, na Capela de Santa Clara, Vila “A”.

10h00: Batizados, na Matriz de São João Batista.

16h00: Missa da Ressurreição do Senhor, na Capela de Nossa Senhora do Rosário.

19h00: Missa da Ressurreição do Senhor, na

Igreja Matriz de São João Batista, com participação da PASTORAL FAMILIAR E DO ECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário