Questão 01 Localizar informações em um texto (Descritor 1) CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 1995, p. 149. A bicicleta pode ser paga em (A) três vezes (B) seis vezes. (C) dezoito vezes. (D) vinte e seis vezes. Questão 02 A boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum - Vol. 8.
No trecho "Mas quando ela chora, eu não aguento" (l. 7), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de (A) paciência. (B) pena. (C) raiva. (D) solidão. | Questão 03 O trecho "A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua" (l. 8) expressa
(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca. (B) um comentário das amigas da dona da boneca. (C) um desejo da dona de Guilhermina. (D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona. Questão 03 Sobrenome
| Como vocês sabem Frankenstein foi feito com pedaços de pessoas diferentes: a perna era de uma, o braço de outra, | 05 | a cabeça de uma terceira e assim por diante. Além de o resultado ter sido um desastre houve um grave problema | 10 | na hora em que Frankenstein foi tirar carteira de identidade. Como dar identidade a quem era uma mistura de várias pessoas? | 15 | A coisa só se resolveu quando alguém lembrou que num condomínio cada apartamento é de um dono diferente. | 20 | Foi assim que Frankenstein Condomínio ganhou nome e sobrenome como toda gente. | PAES, José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996. 1. O assunto do texto é como
(A) as pessoas resolvem seus problemas. (B) as pessoas tiram carteira de identidade. (C) o condomínio de um prédio é formado. (D) o Frankenstein ganhou um sobrenome. |
Questão 04 O menino que mentia
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos. - Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo. - Um lobo! Um lobo! Socorro! Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho. Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade. BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
No final da história, pode-se entender que (A) as ovelhas fugiram do pastor. (B) os vizinhos assustaram o rebanho. (C) o lobo comeu todo o rebanho. (D) o jovem pastor pediu socorro Questão 04 O pastor mentia por que (A) Havia um lobo devorando seu rebanho (B) Para fazer uma brincadeira com os vizinhos (C) Para fazer de bobos os vizinhos (D) Para ajudar salvar o seu rebanho do lobo Questão 04 O texto “ o menino que mentia” tem a finalidade de (A) dar uma informação. (B) fazer uma propaganda. (C) registrar um acontecimento. (D) transmitir um ensinamento Questão 06 A menina do texto : (A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes. (B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso. (C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes. (D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes Questão 06 O objetivo do texto é : (A) alertar. (C) criticar (B) acnuniar. ( D ) divertir | Questão 05 Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)
| As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar? Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a | 05 | chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas. | 10 | Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores. | Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26. A expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem (A) científica. (B) formal. (C) informal. (D) regional. Questão 06 No trecho "Vai encarar?", o ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar. (B) avisar. (C) desafiar. (D) questionar. Questão 07 Texto I
Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica "Nature", uma das mais importantes do mundo. (...) A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos. O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.
Texto II
Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista "Nature". A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly. Folha de S.Paulo. 1º caderno - Mundo. 03 jul. 1998, p. 16.
Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I? (A) A divulgação da clonagem de 50 ratos. (B) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem. (C) O temor de que seres humanos sejam clonados. (D) A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário