terça-feira, 28 de junho de 2011

ATENÇÃO PROFESSORES E PROFESSORAS DO 5º ANO , VEJA AQUI UM SIMULADO DA PROVA BRASIL QUE VAI SER APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA

Questão 01 Localizar informações em um texto (Descritor 1)

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 1995, p. 149.

A bicicleta pode ser paga em

(A) três vezes
(B) seis vezes.
(C) dezoito vezes.
(D) vinte e seis vezes.

Questão 02

A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17.
Coleção Castelo Rá-Tim-Bum - Vol. 8.

No trecho "Mas quando ela chora, eu não aguento" (l. 7), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de

(A) paciência.
(B) pena.
(C) raiva.
(D) solidão.

Questão 03

O trecho "A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua" (l. 8) expressa

(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.

Questão 03

Sobrenome


Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
com pedaços de pessoas diferentes:
a perna era de uma, o braço de outra,

05

a cabeça de uma terceira
e assim por diante.
Além de o resultado
ter sido um desastre
houve um grave problema

10

na hora em que Frankenstein
foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
a quem era uma mistura
de várias pessoas?

15

A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou
que num condomínio
cada apartamento
é de um dono diferente.

20

Foi assim que Frankenstein Condomínio
ganhou nome e sobrenome
como toda gente.

PAES, José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996.

1. O assunto do texto é como

(A) as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de identidade.
(C) o condomínio de um prédio é formado.
(D) o Frankenstein ganhou um sobrenome.

Questão 04

O menino que mentia

Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

No final da história, pode-se entender que

(A) as ovelhas fugiram do pastor.
(B) os vizinhos assustaram o rebanho.
(C) o lobo comeu todo o rebanho.
(D) o jovem pastor pediu socorro

Questão 04

O pastor mentia por que

(A) Havia um lobo devorando seu rebanho

(B) Para fazer uma brincadeira com os vizinhos

(C) Para fazer de bobos os vizinhos

(D) Para ajudar salvar o seu rebanho do lobo

Questão 04

O texto “ o menino que mentia” tem a finalidade de


(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) transmitir um ensinamento

Questão 06

A menina do texto :
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes

Questão 06

O objetivo do texto é :
(A) alertar. (C) criticar
(B) acnuniar. ( D ) divertir

Questão 05

Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)


As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos,
sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até
30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a

05

chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente
seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como
nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração
de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro,
para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.

10

Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro,
são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.

A expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem

(A) científica.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.

Questão 06

No trecho "Vai encarar?", o ponto de interrogação tem o efeito de

(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.

Questão 07

Texto I

Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica "Nature", uma das mais importantes do mundo. (...)
A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.
O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.

Texto II

Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista "Nature".
A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha de S.Paulo. 1º caderno - Mundo. 03 jul. 1998, p. 16.


Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I?
(A) A divulgação da clonagem de 50 ratos.
(B) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem.
(C) O temor de que seres humanos sejam clonados.
(D) A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário