quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VEREADORA GRAÇA FALA DA IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER EM NOSSO MUNICÍPIO!

Na sociedade atual, falamos muito em violência, nos indignamos com as formas mais ousadas e absurdas pelas quais a mesma se dá, por outro lado, estamos também a todo instante reagindo motivados pela autodefesa, quando então, mesmo que inconscientemente, buscamos a todo instante resguardar e preservar a nossa própria vida. Constatamos assim, que inúmeras leis( Conselhos) são criadas, cada uma com sua finalidade específica. Muito embora, uma grande parte não sai do papel! Acredito ser por falta de incentivo, motivação, comodismo ou até mesmo pessoas que são indicadas pela sua instituição que não tem nenhum interesse em participar, apenas aceita colocar o nome para não dizer Não! No caso dos conselhos que não funcionam.

Como vereadora, apresentei o ano passado na câmara Municipal um projeto de Lei cujo objetivo foi criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que a exemplo de outras cidades, já existe e funciona. Espero que com este Conselho ora criado em nosso município possamos lutar incessantemente pela defesa dos direitos de todas as mulheres, independente de cor, raça, posição social, opção sexual e etc.

Temos hoje um grupo de mulheres organizadas, corajosas e dispostas a enfrentar os preconceitos e deboches que comumente estão presentes nas rodas de bate-papo de pessoas que não se dão conta do quanto é importante para a sociedade que a violência doméstica seja banida de vez.

A família é a base da sociedade e isso não é novidade, mas essa base necessita ser solidificada no amor e respeito mútuo, para tanto os pais precisam conviver em paz e dar bons exemplos aos seus filhos. O respeito pela dignidade do (a) outro (a) se aprende primeiro em casa! Nós como conselheiras da mulher vamos lutar de todas as formas para modificar a mentalidade das pessoas, especialmente dos homens para que estes vejam as mulheres com mais respeito e que não façam da força bruta uma arma covarde para resolução de problemas.

Como autora da Lei, na próxima semana irei convidar as conselheiras para apresentar a Lei e juntos escolhermos quem será a presidente, vice-presidente, secretária e o conselho deliberativo e em seguida elaborarmos o Regimento obedecendo o aArt. 10 que reza:

"No prazo de trinta (30) dias após a instalação, o Conselho elaborará o seu Regimento Interno, onde constarão as atribuições dos seus membros e outras atividades inerentes para o seu pleno funcionamento".

Espero que este Conselho tenha êxito farei o possível, sabemos também que não é da noite para o dia, isso demora para as pessoas entender a importância, mas o primeiro passo já foi dado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário