sexta-feira, 12 de março de 2010

VEREADORA GRAÇA INICIA A SESSÃO COM HOMENAGEM AS MULHERES!

A Vereadora Greaça inicia a sessão saudando tod@s os presentes, em seguida fala a respeito do Dia Internacional da Mulher comemorado em 08 de março, parabeniza a todas e fala das conquistas alcançadas pelas mulheres e também as dificuldades, descriminação e preconceito que enfrentava a figura feminina no século passado ilustra com o exemplo das operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em seguida faz um breve relatos das mulheres pioneiras na política do Rio Grande do Norte:

Estado do RN se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

Faz só 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

Pioneira na luta pela emancipação da mulher, primeira deputada eleita no Rio Grande do Norte, Maria do Céu Pereira Fernandes

Maria do Céu Fernandes enfrenta na campanha eleitoral um clima de extrema violência. Fiel a seus princípios, defendendo a causa feminina e as propostas do Partido Popular, Maria do Céu Fernandes é eleita em 1934. O seu partido elege onze deputados estaduais. Mas, sob o patrocínio da Interventoria Federal, começa a haver atos de ostensiva intimidação de parlamentares oposicionistas, sendo Maria do Céu vítima de tentativas de envenenamento. Ela propõe, então, que todos os seus partidários eleitos se retirem em grupo para Paraíba, o que de fato ocorreu. Os deputados só voltam na véspera da posse, sob a proteção do Exército.

Com o golpe de 1937, a Assembléia foi fechada. Maria do Céu fez oposição ao Estado Novo e, na redemocratização, retirou-se das atividades partidárias para se dedicar à família. Em 1960 passou a residir no Rio de Janeiro com o marido, o deputado federal Aristófanes Fernandes. Em 1965, ao ficar viúva, voltou para o Rio Grande do Norte, para administrar os bens da família
Primeira e atual Governadora do Estado do RN, também primeira Deputada Federal do Estado, eleita em 1986 e primeira mulher a ser eleita para exercer o cargo de prefeita de Natal.Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao ser nomeada para a presidência do MEIOS – Movimento de Integração e Orientação Social - pelo Governador do Rio Grande do Norte e, à época, seu marido, Lavoisier Maia. À época atendia pelo nome de Wilma Maia.

Primeira e atual Senadora do RN.Médica pediatra, Rosalba Ciarlini em 1988 se elegeu prefeita de Mossoró, tornando-se a primeira mulher a administrar a capital do Oeste.Rosalba Ciarlini, governou Mossoró por três mandatos,

Hoje no Rio Grande do Norte contamos com as deputadas estaduais Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho

Deputadas federais do RN: Sandra Rosado e Fátima Bezerra

Aqui em nosso município também tivemos a honra de contar com a figura feminina no Poder Legislativo sendo Ana Maria a primeira Mulher eleita vereadora e também a primeira mulher eleita presidente da Câmara, as vereadoras Fátima Mélo. Vanda Alves, Gorete Garcia e hoje tenho também a honra de está aqui representando com muito orgulho a minha classe e toda população do Município. Parabéns a todas as mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário