sexta-feira, 13 de maio de 2011

LEIA A BIOGRAFIA DE NOSSA HOMENAGEADA

BIOGRAFIA DE CICERA MEDEIROS

Cicera Evaristo de Medeiros nasceu no dia 26 de junho de 1941 sendo a primeira filha dos cinco (05) filhos dois (02) homens e três (03) mulheres do casal Severino Evaristo de Medeiros e de Doralice Mauricio da Rocha. A mesma morou e foi criada no Sitio Condessa na zona rural deste município de Cerro Corá RN até os vinte e três (23) anos de idade e desde cedo teve que trabalhar na roça para ajudar seu pai no sustento e criação de seus irmãos, mas sempre manifestou o desejo em aprender a ler e escrever e seu pai só a deixou estudar com a condição de saber conciliar o trabalho na roça com o estudo e assim conseguiu muito cedo se tornar professora ao concluir a antiga 4ª série ficou alguns anos sem estudar porque na época não havia transporte escolar e não tinha condições de se deslocar para a cidade para continuar seus estudos. No ano de 1956 quando tinha apenas 15 anos foi convidado por um senhor conhecido como Zeca Teixeira que tinha amizade pessoal com o prefeito da época o Cel. Severino Bezerra para ensinar naquela o programa de alfabetização de jovens e adultos o antigo “Mobral” que iria funcionar na residência do mesmo no Sitio Serra Preta onde trabalhou com esse programa durante três anos.

Então depois de ter adquirido experiência e realizado um excelente trabalho durante o período de 1956 a 1958 no Mobral no ano de 1959 foi convidada pelo então prefeito na época Servulo Pereira para lecionar desta vez numa turma do antigo Ensino primário e atual Ensino Fundamental séries iniciais com uma turma multisseriada de 1ª a 4ª série na Escola Municipal Cel. Severino Bezerra onde trabalhou com múltiplas funções sendo professora e ASG ao mesmo tempo.

No ano de 1961 aos 20 anos de idade casa-se com Alonço Evaristo de Medeiros ficando morando na casa seus pais, por não terem ainda uma casa para morar e após três anos passa a fixar residência no Sitio Várzea dos Evaristos quando seu marido consegue finalmente construir sua casa e deste enlace matrimonial tiveram e criaram seis (06) filhos sendo dois (02) homens e quatro (04) mulheres desses nasceram um casal de gêmeos os quais de acordo com as condições financeiras do casal foram criados e bem educados tanto no âmbito familiar como pais quanto na escola na qualidade de professora dando-lhes muito amor, carinho, atenção e dedicação. Do ano de 1959 a 1971 trabalhou com contrato prestação de serviço quando em 1972 o Prefeito Francisco Pereira assinou sua carteira passando a partir dequele ano ser funcionaria efetiva deste município.

No ano de 1980 ela se escreve no curso de formação para professores leigos o LOGOS II e passa quatro (04) anos caminhando uma vez por semana 12 quilômetros da comunidade onde morava até a cidade e mesmo diante de todas essas dificuldades persistiu e em 1984 concluiu o antigo 2° grau. Em sua carreira profissional lecionou em duas unidades escolares do Centro Rural na E.M. Cel. Severino bezerra (1959 a 1973 e 1992 a 1993). E na E.M. Nenzinha Macedo (1974 a 1990). Quando se aposentou aos trinta e um (31) anos de prestação de serviço na educação deste município e ainda pelo amor e dedicação que sempre teve a sua profissão após se aposentar ainda lecionou três anos na E.M. Cel. Severino Bezerra.

Além de lecionar se dedicou também a outras atividades voluntarias como grupo de mães ajudando-as a bordar o enxoval de seus bebes, pois foi uma ótima bordadeira tinha habilidades em diversos pontos do bordado, foi catequista e dirigente de grupo de jovens, alem de ser uma excelente rezadeira de novenas enfim foi uma pessoa que sempre praticou o bem sem olhar a quem e soube criar seus filhos dentro da moral e dos bons costumes tornando-se bons cidadãos e pessoas de bem e ainda dois desses filhos os gêmeos herdaram sua profissão e são professores formados em pedagogia e cursando especialização. A mesma dedicou grande parte de sua vida a educação de crianças jovens, adultos e pessoas de diferentes idades conquistando em sua trajetória a admiração, a amizade, o respeito e o carinho de todos com quem viveu e conviveu.

No dia 07 de setembro de 2009 por uma fatalidade da vida morre aos 68 anos deixando eternas saudades a seus familiares amigos. Ao falecer deixou oito (08) netos sendo seis (06) homens e (02) mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário