segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA RECEBE O SELO: Escola Solidária!

A coordenadora pedagógica da referida escola, Graça Medeiros acreditando que as ações que realizamos em nossa escola através de vários projetos torna-se uma escola solidária, isso foi demonstrado porque já recebemos dois anos(2005-2007), esse título; e com certeza em 2011 não seria diferente! Fez a inscrição da escola para concorrer o selo. Criado em 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.

Projeto que identifica, reconhece e fortalecem as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades..

O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

Objetivos gerais do Selo Escola Solidária

  • Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
  • Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
  • Divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo desenvolvido pelas Escolas Solidárias;
  • Incentivar a prática do voluntariado educativo;

Estamos de parabéns toda a equipe que faz a Escola Municipal Belmira Viana, por mais uma vez, ter nossa escola a nível nacional o reconhecimento de uma ESCOLA solidária!

VEJA O PROJETO QUE A ESCOLA ENVIOU:


Dengue: não é problema meu, nem seu, é nosso...

Português e Ciências. 400 alunos participantes.

Participaram alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos finais do Ensino Fundamental.

Houve participação de direção,supervisão, coordenação, professores, pais, funcionários e comunidade.

Como surgiu a ideia?

A comunidade escolar preocupada com os casos de pessoas infectadas em nosso município pelo vírus da dengue, a Escola Municipal Belmira Viana, adota uma postura pedagógica tentando buscar a participação efetiva da população na luta contra a proliferação da doença na localidade, tendo como ponto de partida a estimulação dos alunos e família no combate contra o problema a começando de casa, da escola e do bairro, evitando assim o desenvolvimento do mosquito transmissor. Sensibilizando a família para a necessidade da construção de uma nova consciência acerca do problema considerando como saúde pública.

Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?

Mobilização da comunidade para sensibilizá-la a cerca do projeto através de passeio pelas ruas do bairro envolvendo todos os atores; Pesquisas; Exposições de trabalhos realizados pelos alunos; Palestras; Entrevistas escritas; Criação de textos a partir de acrósticos construídos pelos alunos; Musicas; Palavras cruzadas; Organização de Poemas para mural; Exibição de filmes; Contação de histórias através de fantoches; Gincana educativa: Discussão do tema e realização concurso de redação.

Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?

A Sensibilização tanto a comunidade escolar como a do bairro Tancredo Neves da importância que cada um tem no combate o mosquito da dengue orientando a população de que a prevenção é o melhor remédio no combate do mesmo.

NOSSAS ESCOLAS, REALIZAM MUITOS PROJETOS BONS! VAMOS DIVULGAR NOSSAS AÇÕES...



Nenhum comentário:

Postar um comentário