sexta-feira, 9 de julho de 2010

Escola de Parnamirim é considerada exemplo do RN no IDEB com nota 6,4

Em Parnamirim, município da Grande Natal, uma escola pública é exemplo de que mesmo com poucos recursos, é possível oferecer um bom ensino. E a qualidade não está apenas no aprender Português ou Matemática, que deu a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 6,4.

O diferencial é percebido logo que se chega à escola. A organização e a limpeza impecável do prédio chamam a atenção. Os 471 alunos só assistem às aulas se estiverem devidamente uniformizados. Saia para as meninas e bermuda para os meninos.

“Buscamos não apenas educar, mas promover humanamente a pessoa. Não é porque os alunos são menos abastados que a escola vai ficar a toa”, diz irmã Salomé Oliveira Soares, que está a frente da escola há 26 anos. Para ela, o bom desempenho da Escola Nossa Senhora da Guia - que oferece desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental - é resultado do trabalho em equipe realizado pelos professores e os outros servidores.

“Dificuldade para conseguir recursos a gente sempre tem. Por exemplo, recebemos os computadores da sala de informática em janeiro, mas até agora eles não foram instalados porque não temos bancadas. Mas não é por isso que vamos desanimar. Além disso, nossos professores são bastante comprometidos”, completou a irmã.

Segundo a vice-diretora, Rosilda Cunha de Oliveira, a escola recebe a mesma quantidade de recursos que outras instituições. Para ela, com um pouquinho de administração e boa vontade pode-se ir mais longe do que se imagina.

Além das disciplinas tradicionais os alunos contam com aulas de boas maneiras, recreação, reforço semanal, acesso à biblioteca, sala de leitura. O resultado disso tudo não poderia ser diferente: crianças satisfeitas e bem educadas.

“Aqui a educação é bem melhor, a gente tem bastante atividade legal para fazer. Eu prefiro muito mais a Nossa Senhora Daguia do que a minha escola de antes”, conta Gabriel Nunes de Moura, de 7 anos que faz o 2º ano do Ensino Fundamental.

Para Maria Helena Lima, que tem a mesma ideia de Gabriel, a escola é um referencial de sucesso, que ajudou a irmã dela. “Minha irmã estudou aqui desde novinha e hoje está no IFRN, cursando Mineração. Graças a essa escola”, diz Maria.

Já Bárbara Fernandes Medeiros, 8 anos, a biblioteca faz toda a diferença. “Aqui tem vários livros para gente ler e ainda pegar emprestado para levar para casa. E para mim isso é muito bom porque gosto de ler”, conta.

Mas não são apenas os alunos que gostam da escola. Na Nossa Senhora Daguia, os professores trabalham satisfeitos. “Aqui tem disciplina, responsabilidade e todo mundo é compromissado”, diz a professora do 5º ano do Ensino Fundamental,Maria José Belchior Silva.

A mesma opinião de Ângela Tertuliano, que fez todo o o Ensino Fundamental na escola e hoje faz parte do quadro de docentes efetivos. “O grupo tem vontade de trabalhar, de oferecer uma boa educação. Os recursos são poucos, mas dá para fazer um bom trabalho”, diz a professora.
fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário