segunda-feira, 27 de julho de 2009

MULHERES PIONEIRA NA POLÍTICA - RN

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

Faz só 77 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.




A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.





Pioneira na luta pela emancipação da mulher, primeira deputada eleita no Rio Grande do Norte, Maria do Céu Pereira Fernandes nasceu em Currais Novos, em 1910.Com a repressão que sobreveio à Revolução de 30, Juvenal Lamartine é deposto da presidência da Província e vai para o exílio. Maria do Céu é convidada para se candidatar à Assembléia Constituinte Estadual pelo Partido Popular. Sua candidatura é apresentada como uma proposta de renovação nos quadros políticos e como símbolo das conquistas políticas da mulher norte-rio-grandense.

Maria do Céu Fernandes enfrenta na campanha eleitoral um clima de extrema violência. Fiel a seus princípios, defendendo a causa feminina e as propostas do Partido Popular, Maria do Céu Fernandes é eleita em 1934. O seu partido elege onze deputados estaduais. Mas, sob o patrocínio da Interventoria Federal, começa a haver atos de ostensiva intimidação de parlamentares oposicionistas, sendo Maria do Céu vítima de tentativas de envenenamento. Ela propõe, então, que todos os seus partidários eleitos se retirem em grupo para Paraíba, o que de fato ocorreu. Os deputados só voltam na véspera da posse, sob a proteção do Exército.

Com o golpe de 1937, a Assembléia foi fechada. Maria do Céu fez oposição ao Estado Novo e, na redemocratização, retirou-se das atividades partidárias para se dedicar à família. Em 1960 passou a residir no Rio de Janeiro com o marido, o deputado federal Aristófanes Fernandes. Em 1965, ao ficar viúva, voltou para o Rio Grande do Norte, para administrar os bens da família. Atualmente, aos 90 anos, Maria do Céu Fernandes – uma das nove primeiras deputadas eleitas do Brasil – reside no Rio de Janeiro.




Primeira e atual Governadora do Estado do RN, também primeira Deputada Federal do Estado, eleita em 1986 e primeira mulher a ser eleita para exercer o cargo de prefeita de Natal.Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao ser nomeada para a presidência do MEIOS – Movimento de Integração e Orientação Social - pelo Governador do Rio Grande do Norte e, à época, seu marido, Lavoisier Maia. À época atendia pelo nome de Wilma Maia.

Em 1983, Wilma de Faria assume a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social durante o primeiro governo de José Agripino Maia, cargo do qual se desvencilhou em 1985 quando, filiada ao PDS, disputa a sua primeira eleição e perde a prefeitura de Natal para o então deputado estadual Garibaldi Alves Filho. Em 1986 é eleita deputada federal a atua na Assembléia Constituinte. Seus votos em temas relacionados a direitos sociais e dos trabalhadores fizeram-na figurar entre os deputados nota 10, distinção concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP).
Em 1988, Wilma já estava filiada ao PDT e vence a eleição para a prefeitura de Natal cumprindo um mandato de quatro anos ao final do qual, com a sua popularidade em alta, consegue eleger Aldo Tinoco como seu sucessor em 1992 quando já estava separada de Lavoisier Maia, fato esse que culminou no seu ingresso ao PSB. Em 1994, disputa a eleição para governador e fica em quarto lugar. Em 1996, já rompida politicamente com Tinoco, volta a disputar a Prefeitura de Natal com o apoio de José Agripino Maia e vence novamente. Em 1998, rompe politicamente com José Agripino Maia e em 2000 recebe o apoio do então governador Garibaldi Alves Filho na sua reeleição para a Prefeitura de Natal. Em abril de 2002, renuncia à prefeitura para disputar o governo do estado, sendo eleita com 820.541 votos, correspondentes a 61,05% dos votos válidos.
Em 2006, candidata- se à reeleição para governadora, junto com o parceiro de chapa, Iberê Ferreira de Sousa. Numa disputa histórica com Garibaldi Alves, venceu no segundo turno com 824.101 votos, correspondentes 52,38% dos votos válidos.

Primeira e atual Senadora do RN.Médica pediatra, casada com o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado e tem quatro filhos. Natural de Mossoró. Rosalba entrou na vida pública no ano de 1988 quando se elegeu prefeita de Mossoró, tornando-se a primeira mulher a administrar a capital do Oeste.Rosalba Ciarlini, governou Mossoró por três mandatos, uma das características de sua administração foi à elevação da auto-estima do mossoroenses. Além disso, zelou pelos investimentos públicos, elevou a qualidade de vida em Mossoró investindo em saneamento e saúde pública. Priorizou a educação municipal e implantou o calendário de eventos da cidade com destaque para festas populares que geram emprego e renda para população, com isso, fez com que o turismo desse um salto na capital do Oeste.
Em sua administração também conseguiu aposentar o carro pipa, construiu 160 km de adutoras e ainda levou para o homem do campo 1.260 km de energia, além de distribuir 360 kit´s de energia solar para a população de baixa renda. Todas essas medidas contribuíram para que fosse reduzido a mortalidade dos mossoroenses, como também o aumento da longevidade e ainda a diminuição da pobreza.
Na sua gestão Rosalba distribuiu mais de 4.000 casas populares erradicando 19 favelas. Ao término de seu terceiro mandato como prefeita, a administração de Rosalba Ciarlini foi avaliada por 94% dos mossoroenses como excelente; fato este que levou Rosalba a ser candidata à senadora do RN. Ao iniciar a campanha para o Senado Federal Rosalba Ciarlini tinha apenas 3% das intenções de votos. Ela fez uma campanha de contato direto com os eleitores. Das urnas veio a grande vitória. Rosalba obteve 645.869 votos que representou 44,18%, dos votos válidos, com esse resultado ela se tornou à primeira senadora do Rio Grande do Norte. No Senado Federal, Rosalba Ciarlini está colocando em prática os compromissos que assumiu durante a campanha. Fará uma atuação municipalista, voltada para defesa da cidadania.
A senadora acredita que fortalecendo os municípios estará dando uma grande contribuição ao RN e ao país. Outra bandeira de Rosalba Ciarlini é a saúde, como médica sabe que a população precisa de medidas preventivas entre elas o saneamento básico, que garante a melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Quando prefeita de Mossoró a cidade tinha apenas 8% de saneamento, graças à sensibilidade de Rosalba, Mossoró hoje tem mais de 60% de saneamento básico, os resultados na saúde da população já começam a aparecer.
Fonte: CRC-RN

4 comentários:

  1. È Graça. Essas mulheres venceram muitas barreiras preconceitos. E conseguiram alcançar seus objetivos na vida politica, na vida pessoal e etc....E tenho absoluta certeza que vç como mulher guerreira incançavel que tu ès, Conseguiras alcançar todos os seus objetivos em sua caminhada politica , que por sinal està indo muito bem para ser iniciante estas melhor do que muitos politicos veteranos que( Deus)te inlumine tds seus passos conte sempre comigo ..

    ResponderExcluir
  2. Arival obrigada pela visita e por vc ser um dos meus seguidores, pra mim é um prazer enorme! É verdade, as mulheres já venceram muitas barreiras e continuará vencendo e quebrando parádgmas "machistas" na política brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Tinha certeza que essa iniciativa nao poderia partir de outro parlamentar se nao nossa mulher guerreira, da cidade, uma mulher de guarra que com muita luta e coragem mostrou a todos como se consegue conquistar uma eleicao. So tenho que lhe dar os parabens e lhes desejar muita sorte nesta caminhada que nao sera facio. Beijos e abracos meu e de minha esposa.

    Janierison 28 de Julho 2009 - Sao Luiz - MA

    Parauapebas - PA

    ResponderExcluir
  4. QUE BOM RECEBER SUA VISITAR EM MEU BLOG, É UM GRANDE PRAZER,MUITO OBRIGADA PELAS FELICITAÇÕES, É VERDADE A VIDA PÚBLICA NÃO É FÁCIL, MAS COM SERIEDADE E HONESTIDADE VENCEMOS TUDO!UM ABRAÇO PRA VOCÊ E OUTRO PRA KÉRSIA.

    ResponderExcluir