terça-feira, 28 de julho de 2009

UM "PEDACINHO" DA HISTÓRIA POLÍTICA DA CÂMARA MUNICIPAL

A história política da Câmara de Vereadores de Cerro Corá, começou em de 1954. Neste ano tivemos a primeira eleição para os cargos de Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores de modo Constitucional.
Sérvulo Pereira, elegeu-se Prefeito e José Justiniano de Melo vice-prefeito, no pleito de 03 de outubro de 1954.
Os primeiros vereadores eleitos no município de Cerro Corá foram: Elias Galvão, Francisco Canário, João Felix Sobrinho, José Azevedo, José Neves de Menezes, José Pereira do Nascimento, José Walter Olímpio, Luiz Victor Dantas, Manoel de Medeiros Neto e Severino Bezerra de Andrade.
O Vereador Lourival Libânio de Melo, foi Presidente da Câmara de Vereadores por 08 (oito) anos, no período de 1973 a 1980, nesta época da administração de Lourival Libânio de Melo até 1978 a Câmara Municipal tinha dependências financeiras e administrativas controlada pelo executivo. Foi no ano de 1979, que o legislativo passou a ser independente do executivo tanto no financeiro como administrativo e adquiriu sua própria Casa Legislativa.
Destacamos ainda, o início da participação feminina na história política de Cerro Corá de forma constitucional, A Vereadora Ana Maria da Silva, foi à primeira mulher a ser eleita Vereadora em Cerro Corá e também a primeira mulher a ser Presidente da Câmara de Vereadores de Cerro Corá.
Tivemos ainda outras mulheres vereadoras: Maria de Fátima Melo, assumiu por três legislaturas, sendo que no ano de 1989 ela cedeu sua cadeira para o suplente, vereador Edmirson Dantas de Araújo, Maria Gorete Araújo Dantas, assumiu por dois mandatos e Wanda Alves de Melo que assumiu apenas um mandato.
Atualmente foi eleita a vereadora MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA que teve uma votação expressiva, obtendo 438 votos, sendo a mais votada do município.
Ainda destacamos na história da Câmara o Vereador Olivier Basílio Batista que foi eleito por 06 vezes consecutivas
No dia 05 de abril de 1990 foi promulgada a Lei Orgânica do Município, tendo como Vereadores da Legislatura: Raimundo Soares de Brito, (Presidente), Manoel Hipólito. (Vice Presidente), Adevaldo da Silva Oliveira (Relator Geral), Ana Maria da Silva, Severino Candido, Wanda Alves de Melo, Francisco Paulo da Silva, Edmirson Dantas de Araújo e Olivier Basílio Batista. ( fonte blog de Aildo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário