terça-feira, 13 de março de 2012

PREFEITURA DE CERRO CORÁ E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZAM MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A CLÍNICA OFTALMED da Cidade de Santa Cruz em parceria com a Secretaria de Saúde de Cerro Corá, realizou nesta quinta-feira dia 08 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, no Hospital Maternide Clotilde Santina, o Mutirão para realizar investigação de glaucoma. “O projeto tem a finalidade de diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios e é voltado para a população mais carente. Além da consulta, quando diagnosticada a doença, o doente Recebeu imediato aos medicamentos e tratamentos necessários”, frisou Jailmar Jargas, Secretário de Saúde.

As pessoas que são consideradas com maior o nível de risco são as que têm mais de 30 anos, descendentes de africanos ou asiáticos, diabéticos, as que têm problemas de pressão intraocular, miopia, usuários de corticóides ou casos da doença na família que podem colocar o indivíduo no grupo com maiores chances de contraí-la.

Durante o mutirão a doença é diagnosticada a partir de dois exames: a Tonometria (que mede a pressão intraocular dos olhos) e a fundoscopia (que examina o nervo ótico). O controle do glaucoma é feito com colírios para estabilizar a pressão ocular, medicação oral, cirurgias a laser ou a combinação dos métodos. O diagnostico antecipado pode prevenir, inclusive, a cegueira.

Este mutirão, gera ao paciente um cadastro prévio na sua primeira avaliação de seu quadro, e quando diagnosticado a doença, o mesmo recebe a medicação necessária no ato da consulta, e assim, terá o direito de acompanhamento oftalmológico, para o restante de sua vida, se assim for necessário. Onde, a cada trimestre é feito uma nova consulta e entregue novamente a medicação ao paciente.

Quem pode desenvolver glaucoma?

- Pessoas acima de 30 anos

- Pessoas da raça negra

- Histórico de glaucoma na família

- PIO (pressão intra-ocular) elevada

- Diabéticos

- Alto míopes

- Uso regular ou prolongado de esteróides (cortisona)

- Trauma ocular prévio

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Ela é caracterizada como uma lesão progressiva nos nervos óticos, responsáveis por levar os impulsos luminosos ao cérebro. O doente percebe o começo da perda da visão lateral e depois manchas podem se formar na parte frontal do olho. Em seguida, as manchas nos olhos podem aumentar, desencadeando o último estágio da doença, que pode culminar na perda total da visão. [Ecoar Agência de Notícias].

Na ocasião foi oferecido um Coof Break, e Chocolates para as Mulheres e todos os Pacientes que estavam aguardando atendimento. Este ato cominou com as comemorações alusivas ao dia Internacional da Mulher, onde toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Maternidade Clotilde Santina esteve envolvida para a realização deste serviço que é indispensável para a população. Oportunamente, tivemos a parceria imparcial da Prefeitura Municipal, sendo que contamos com a Presença da Primeira Dama do Município Dona Ivonete que também é Secretária de Finanças e Tributação.

O próximo atendimento acontecerá no dia 06 de junho do corrente no mesmo local, sendo que já está confirmado Por Doutora Juliana, Oftalmologista e responsável pelo Mutirão nos Municípios e especificamente em Cerro Corá.

Foram atendidos 141 pacientes com dispensação de medicamentos (Colírios) necessários ao tratamento para período de três meses e 49 triagens (pacientes não portadores da Doença).

FONTE: NOVINHO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário