terça-feira, 9 de agosto de 2011

ALUNO DE 11 ANOS FALA SOBRE O BULLYNG NA ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA

Alunos do 5° ano "A"- produziram textos sobre o BULLING que será feita a uma seleção para par ver os melhores trabalhos e premiar, segundo TIAGO. A direção, coordenação, supervisão e professores(as) parabenizam o estudante por está dando esta colaboração!
Tiago é um aluno do 6º ano "A", estuda na Escola Municipal Belmira Viana, ele e mais 14 adoslentes faz parte do grupo de mobilizadores do SELO UNICEF. Tiago falou que se preocupa muito com alunos que demonstra este tipo de comportamento, falou com a direção e resolveu estudar o assunto e fazer palestras nas classes de 1° ao 5° ano do turno matutino.
Tiago fez um cartaz com os tipo de bulliyg mais usados pelos alunos, ele ao chegar na classe faz a presentação da palavra BULLYNG e em seguida mostra o cartaz com vários tipos de BULLYNG pergunta se os alunos sabe o que significa. Após ouvir eles pesquisam no dicionário os significados e escreve ao lado decada palavra, mostrando que muitas vezes aquele "apelido" tem um significado muito diferente do intencionado pelo agressor.
Tiago disse que os alunos colabora e percebe que vai ser muito significativo seu trabalho, acredita que os lunos passando aconhecer o significado das palavras eles irão diminuir muito com esses xingamentos.
A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.

O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade de Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.

Bullying são todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam
o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e
outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de
poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima.

O Bullying é um problema mundial, é encontrado em qualquer escola, não restringindo um tipo especifico de instituição. O bullying começou a ser pesquisado a cerca de dez anos atrás na
Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que geralmente achavam as ofensas bobas demais para terem maiores conseqüências, o jovem recorria a uma medida desesperada.

Atualmente, todas as escolas do Reino Unido já implantaram políticas
anti-bullying. Os estudos da Abrapia demonstram que não há diferenças significativas entre as escolas avaliadas e os dados internacionais. A grande surpresa foi o fato de que aqui os estudantes identificaram a sala de aula como o local de maior incidência desse tipo de violência, enquanto,
em outros países, ele ocorre principalmente fora da sala de aula, no horário de recreio.
Como os alunos se envolvem?

Segundo pesquisas da ABRAPIA os autores são, indivíduos que geralmente não tem empatia, freqüentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento
afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos, comportamento agressivo ou explosivo.
Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos
com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.

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