quarta-feira, 22 de junho de 2011

TRABALHO DE PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DO RN É RECONHECIDO NACIONALMENTE


A professora Maria Vioneide Linhares, da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, Município de Patú, vai representar o Estado em seminário nacional para professores de língua portuguesa. A professora ficou conhecida, no meio acadêmico, ao ser semifinalista da Olimpíada da Língua Portuguesa edição 2010. O trabalho desenvolvido por Maria Vioneide com os alunos da escola também rendeu um primeiro lugar do Nordeste no relato de práticas da olimpíada.
A olimpíada da Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita.
Uma das estratégias é a realização do concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país com foco nas práticas linguísticas regionais. A olimpíada premia os alunos, que escrevem os textos, e os professores que desenvolvem práticas pedagógicas de ensino da língua em sala de aula.
A redação "Nas Trilhas do Passado" escrito pela aluna, Natália de Oliveira, do oitavo ano, conta a história de seu Zezão, um funcionário da antiga estação ferroviária da cidade de Patu. O texto competiu no gênero memórias literárias e foi apresentado em Belo Horizonte onde chegou a ser semifinalista e classificado entre os melhores do país.
Os textos são elaborados pelos alunos com base nas práticas desenvolvidas pelos professores. Essas práticas também são apresentadas e participam de uma competição nacional. O relato das práticas feito pela professora Vioneide foi escolhido o melhor do Nordeste um, uma vez que a região é dividida em duas para a competição.
Os resultados obtidos foram tão satisfatórios que o reconhecimento está rendendo a participação em outros eventos nacionais. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto a professora vai apresentar o trabalho no "Seminário de Ensino da Língua Portuguesa com Foco na Escrita" a ser realizado em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário