quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O BRASIL PERDE UMA "GRANDE MULHER" ZILDA ARNS!

Zilda Arns Neumann tinha 73 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(CDES).

Zilda Arns, morta durante terremoto no Haiti, esteve em Caicó duas vezes. Em 1988 e 2001. Inclusive, durante uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, do dia 08 de abril de 2002, a fundadora da Pastoral da Criança comentou a experiência da primeira vinda à Caicó.

Folha - Há comunidades em que as mulheres ligadas ao tráfico se tornam líderes da pastoral?
Zilda Arns - Trabalhamos com líderes da favela e de áreas de prostituição. Há 13 anos, visitei uma área de prostituição muito pobre no interior de Caicó (RN). As crianças de lá ficavam cheias de ferida e morriam. Fiz uma reunião, perguntei se sabiam rezar o Pai Nosso, expliquei o trabalho da pastoral. Elas escolheram duas prostitutas para serem treinadas para o trabalho de líderes. Em novembro passado, voltei a Caicó. As crianças desnutridas daquele tempo já são adolescentes. Montaram uma orquestra de flauta. Lembro de uma menina comprida, antes pele e osso, agora com microfone na mão, cantando. O milagre da solidariedade deu uma resposta.

Em 1988, por exemplo, quando foi à Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte, para visitar comunidades e reunir-se com os líderes locais, procurou a região mais pobre. Lá foi a médica para Catrocé, hoje conhecida como Alto da Bela Vista, no município de Equador. Na época o lugar era cheio de lixo, com uma grande área de prostituição. Zilda quis visitar as prostitutas. Viviam ali cerca de 50 crianças em estado lastimável, nariz escorrendo, barriga grande, cheia de vermes, descalças e com feridas. A médica se reuniu com 50 mulheres. Ao invés de começar a dar a palestra, perguntou se elas gostariam de organizar um projeto de geração de renda para a comunidade. As mulheres acharam a idéia excelente e contaram que teciam redes. Meses depois foram instalados os teares.

Mulher exemplar,dedicada aos menos favorecidos,com certeza agora ela terá o pagamento de todas as boas obras que fez nesta terra,juntamente com sua fé,receberá a coroa prometida na Glória de nosso Deus.
que Deus abençõe sua familia dê conforto e paz espiritual,e a todas as famílias que perderam seus entes queridos nesta tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário