O primeiro debate entre os principais candidatos à Presidência da República, hoje, na TV Bandeirantes, deverá ser marcado pela polarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ainda participam a candidata do PV, Marina Silva, e o representante do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio.
Baseada na legislação eleitoral, a emissora excluiu cinco candidatos, cujos partidos não têm representação no Congresso. O candidato do PSTU, Zé Maria, entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser incluído, mas o pedido foi negado.
O programa, que será transmitido a partir das 22h, tem duração prevista de duas horas e 15 minutos. Os candidatos ficarão de pé, em púlpitos. No centro, estará o mediador do debate, o jornalista Ricardo Boechat.
Logo no primeiro bloco, quando começará a rodada de perguntas entre candidatos, Serra será o primeiro a falar, seguindo a ordem de um sorteio feito com a presença de assessores das campanhas.
Antes, os quatro candidatos responderão a uma mesma pergunta, elaborada pela produção da emissora, com base em temas sugeridos por internautas.
Diferentemente do debate de 2006, a Bandeirantes este ano não dividirá a tela com imagens de dois candidatos, para que o eleitor possa acompanhar quem está perguntando e quem terá de responder. O acerto foi feito com representantes das campanhas. A Band não informou quem fez a exigência.
No segundo e terceiro blocos, os candidatos continuarão a fazer perguntas entre si. Em seguida, os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting farão perguntas a um determinado candidato e escolherão qual deles comentará a resposta. Segundo a emissora, todos terão oportunidade de perguntar e fazer comentários.
As perguntas deverão durar 30 segundos e a resposta, dois minutos. A réplica e a tréplica poderão ser feitas em um minuto cada. O quinto bloco será destinado às considerações finais dos candidatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário